quinta-feira, 30 de julho de 2020

História dos Primos: o Flamengo de Guarulhos



Combinados aqui dois textos, um com a história do clube publicado no site da Federação Paulista de Futebol, e outro do site "O Curioso do Futebol":

O Flamengo de Guarulhos, oficialmente chamado de Associação Atlética Flamengo, foi fundado em 1º de julho 1954 por uma carioca chamada Guiomar Pereira Xavier. Sua sede fica na Rua Bezerra de Menezes, nº 119, no bairro Jardim Tranquilidade, na cidade de Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo. O clube tem três títulos no futebol profissional em sua história - Campeão Paulista da Série B2 em 1999, da Série B1 em 2000, e da Série A3 em 2008 - e diversos títulos no futebol amador.

Se a raça, as cores e o nome são idênticos aos do seu clube inspirador no Rio de Janeiro, haveria de existir para o rubro-negro de Guarulhos alguma diferença em relação ao clube da Gávea, e a distinção foi na criação do mascote. Em vez do "urubu" do Flamengo, o de Guarulhos preferiu o "corvo". Mas urubu não é a mesma coisa que corvo? A resposta é não! Ambos pertencem a famílias diferentes: os corvos são da família dos corvídeos, geralmente têm plumagem preta, são conhecidos pela inteligência e astúcia, são encontrados em todos os continentes, menos na América do Sul. e sua alimentação inclui pequenos invertebrados, sementes e frutos, mas também podem comer carne de animais mortos. Os urubus, da família dos catartídeos, têm cabeça e pescoço nus e se alimentam exclusivamente de carne em putrefação.

O Flamengo de Guarulhos foi durante mais de 20 anos um clube amador, uma das forças do Campeonato Guarulhense de Futebol. Entre 1969 e 1977, a equipe foi Heptcampeã do torneio. Os bons resultados levaram a diretoria do clube a filiar-se à Federação Paulista de Futebol. A estreia no profissionalismo aconteceu na Quinta Divisão, em 1979. No ano seguinte, esta categoria foi extinta e o Flamengo disputou a Terceira Divisão. Não conseguindo o acesso, o clube licenciou-se e voltou ao amadorismo.

A década 1980 ficou marcada pela construção do Estádio Antônio Soares de Oliveira, cujo nome é uma homenagem a um ex-presidente da Liga Guarulhense de Futebol. Na década de 1990, mais precisamente entre 1994 e 1997, o time rubro-negro somou mais 4 títulos municipais e, entre as conquistas, em 1996, foi Campeão Amador do Estado de São Paulo.

Em 1998, o clube voltou definitivamente ao profissionalismo. Em 1999 foi campeão paulista da Série B2 (Quinta Divisão), o que garantiu o acesso à Série B1 (equivalente à Quarta Divisão). Em 2000, o Flamengo obteve sucesso mais uma vez, conquistando o título e o acesso para a Série A3.

Em 2003, o time viajou para o Líbano, onde realizou um amistoso na capital, Beirute, contra o Nejmeh, com o placar da partida sendo 3 a 0 para os brasileiros. O destaque do jogo foi , atacante tetra-campeão mundial pela Seleção Brasileira, que atuou um tempo em cada equipe. Em 2005, mais um marco histórico, com a equipe Sub-13 sendo convidada para participar de um torneio comemorativo à Copa do Mundo de 2002 na Coréia do Sul e no Japão.

Em 2008, após três anos de disputa na Série A3, o clube sagrou-se campeão e conseguiu chegar à Série A2 pela primeira vez. Em sua estreia no torneio, em 2009, o clube chegou ao Quadrangular Final, mas não conseguiu o acesso. Pior, no ano seguinte acabou retornando ao terceiro escalão do futebol paulista.

De volta à Série A3, disputou o quadrangular semifinal em 2011, mas ficou longe do acesso e lutou contra o rebaixamento em 2012, evitando a queda somente nos critérios de desempate. Já em 2013, após fazer a segunda melhor campanha da primeira fase, chegou à fase seguinte como um dos favoritos ao acesso, mas sucumbiu nos minutos finais da última rodada.

Um dos grandes anos do Flamengo de Guarulhos foi 1999. O clube, que havia voltado ao futebol profissional em 1998 (já tinha tido experiência em 1979 e 1980), após o título no estadual amador, conquistou o Campeonato Paulista da Série B-1B naquela temporada, conquistando o primeiro e uma série de acessos que vinham a ocorrer naquela virada dos Anos 90 para os Anos 2000. Além de levantar a taça, outro fato ficou para a história do Corvo naquela competição: a maior goleada da história da equipe, um 10 a 0 em cima do Jacareí.


Em 18 de abril daquele ano, pela segunda rodada do Grupo 1 da B-1B, o Flamengo de Guarulhos recebia o Jacareí, no Estádio Antonio Soares de Oliveira. Na estreia, fora de casa, o Corvo havia empatado em 2 a 2 com o Guarujá. Já o adversário daquele domingo vinha também de uma igualdade, pelo mesmo placar, jogando em casa, contra o Campinas.

Quem estava no estádio e viu os primeiros minutos não imaginaria que o placar seria dilatado. Ainda que o Flamengo tenha aberto o marcador logo aos 8 minutos, com André Pinto, a partida estava equilibrada, quando novamente André Pinto, desta vez aos 40 minutos, ampliou. O problema do Jacareí é que aos 47 o Corvo fez o terceiro, com Ivan.

O gol no fim no primeiro tempo desanimou ao Jacareí. E logo aos 9 segundos (isso mesmo!) da segunda etapa, André Pinto fazia o terceiro dele e o quarto do Corvo do jogo, abalando de vez ao Jacareí dentro da partida. E o Flamengo aproveitou-se disso. A situação estava ótima para André Pinto, que fez mais dois, aos 6 e aos 22 minutos. Della Páscoa, aos 8 (de pênalti) e aos 18, e Juliano, aos 39 e aos 41 minutos deram números finais à partida. Sim, o Flamengo de Guarulhos aplicou sonoros 10 a 0 no Jacareí!

A goleada embalou de vez o Flamengo na competição. A equipe foi a segunda do Grupo 1 da primeira fase, ficando atrás do Osasco, mas liderou o Grupo 4 da segunda fase, passando pelo Primavera de Indaiatuba na semi-final, e pelo Lençoense na final, para ficar com o título. Já os cinco gols de André neste jogo se juntaram aos outros 20 que ele fez na competição, onde acabou sendo o artilheiro. Ali se iniciava a caminhada histórica do período de maior sucesso da história do clube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário