Mais uma evidência inquestionável do peso econômico do Flamengo no ecossistema do futebol brasileiro. Se por um lado há todo um movimento organizado de mídia (com seus interesses econômicos próprios) e de interesses daqueles que se esforçam orquestradamente para tentar destronar o Flamengo de seu posto, por outro o vermelho e o preto constantemente se reafirma e prova o seu peso.
No Campeonato Carioca de 2021 a transmissão pela primeira vez em décadas deixou de ser feita pelas Organizações Globo, com a transmissão em TV Aberta sendo feita pela emissora Record, e em TV Fechada pelo canal condicionado a assinatura (pay-per-view) da Claro Net, ademais da estreia da transmissão por streaming da Fla TV+. Sem ter ainda as divulgações dos resultados obtidos pelos outros meios, na TV Aberta o que se constatou logo nas primeiras rodadas foi uma grande goleada rubro-negra sobre os rivais.
Eis a seguir, os dados das transmissões feitas pela Record:
1ª Rodada: Flamengo x Nova Iguaçu, com um time sub-23 rubro-negro em campo
Audiência no Rio: 14,2 pontos com picos de 16 pontos
A estreia do Flamengo fez a Record dobrar sua audiência no Rio de Janeiro. A partida, numa terça-feira a noite, marcou no Rio uma média consolidada de 14,2 pontos de audiência, com picos de 16. Ou seja, até 2,01 milhões de telespectadores foram alcançados pela emissora na Região Metropolitana da capital fluminense. A Globo obteve 34 pontos, e o SBT, 5. Uma semana antes, a Record tinha conseguido um índice de 7 pontos. Isso significa que com o Flamengo teve um crescimento de 102% na sua audiência.
Em Brasília a Record obteve o maior crescimento, marcando 11,9 pontos de média, o canal subiu 126% em relação ao mesmo horário da semana anterior, quando havia alcançado 5,3 pontos. A Globo obteve 22 pontos com as exibições no mesmo horário da novela "A Força do Querer" e do "Big Brother Brasil 2021". O SBT ficou com 2 pontos. Também houve crescimento em Vitória e em Manaus. No Espírito Santo, a Record subiu 64%, indo de 6,8 para 11,1 pontos. No Amazonas, um crescimento mais modesto, porém muito celebrado na emissora: 31% - de 6,6 para 8,7. Porém, a audiência não cresceu seus números em todos os lugares. Em Belém, cidade que costuma dar ótimos índices ao futebol, a partida derrubou a audiência da Record em 42% em relação à semana anterior - de 8,8 para 5,1. Em Goiânia, caiu de 9,9 para 7,7, queda de 22%. Em Salvador, os números quase caíram pela metade, com a Record derrapando de 9,3 para 4,7, uma queda de 49%. Em Curitiba, a Record desceu de 5,9 para 3,0, menos 50% em audiência.
2ª Rodada: Vasco x Volta Redonda
Audiência no Rio: 6,3 pontos com picos de 7 pontos
A Record marcou 6 pontos de audiência, com picos de 7, na vitória por 1 a 0 do Volta Redonda sobre o Vasco no sábado a noite. O jogo alcançou até 880 mil telespectadores na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, menos da metade da quantidade de televisores ligados para verem o sub-23 do Flamengo em ação contra o Nova Iguaçu quatro dias antes. Na semana anterior, a audiência da emissora no horário havia sido de 5 pontos na exibição do compacto da novela "Gênesis", um aumento, portanto, de 20%. A Globo liderou o horário com 28 pontos com a novela "A Força do Querer" e com o "Big Brother Brasil 2021". O terceiro lugar ficou com o SBT, que marcou 4 pontos.
3ª Rodada: Botafogo x Bangu
Audiência no Rio: 5,7 pontos com picos de 7 pontos
A transmissão da partida entre Botafogo x Bangu numa noite de sábado fez a Record TV alcançar uma média de 6 pontos e 9,4% de share, obtendo o segundo lugar na audiência da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com um resultado 50% maior do que o terceiro colocado, o SBT. O jogo teve pico de 7 pontos. A emissora registrou um aumento de 63% na audiência do público masculino, 39% nas classes ABC e 24% na faixa-etária de 18 a 49 anos.
4ª Rodada: Fluminense x Bangu
Audiência no Rio: 6,1 pontos com picos de 7 pontos
A transmissão em mais um sábado a noite da vitória do Fluminense sobre o Bangu, a emissora alcançou 6 pontos de audiência com um pico de 7, alcançando a vice-liderança no Rio de Janeiro. O SBT teve 4 pontos, e a Globo 27 pontos, tendo no horário havido as exibições do Jornal Nacional, da novela "Amor de Mãe" e do "Big Brother Brasil". Apesar de ter igualado a audiência de Vasco x Volta Redonda e Bangu x Botafogo, nos dois sábados anteriores, os números ficaram muito atrás da estreia da competição na Record, com Flamengo x Nova Iguaçu, que alcançou 14 pontos de audiência.
5ª Rodada: Flamengo x Botafogo
Audiência no Rio: 15,4 pontos com picos de 18 pontos
Na transmissão pela primeira vez de um dos clássicos locais, na noite de uma quarta-feira, a Record TV bateu seu recorde de audiência. O jogo registrou picos de 17,9 (18) pontos no país e bateu recorde do ano da emissora. Durante toda a partida, o canal permaneceu acima dos 15 pontos, mantendo média superior aos 14 pontos de auge na estreia do Flamengo contra o Nova Iguaçu.
Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, teve 15 pontos de média e picos de 19 entre 21:35h e 23:28h. No mesmo horário, com as exibições da novela "Amor de Mãe" e do filme "Velozes e Furiosos 8", a Globo marcou 23 pontos. A partida alcançou até 2,388 milhões de espectadores só na região metropolitana do Rio. No 1º tempo, a concorrência forte dos capítulos inéditos da novela "Amor de Mãe" na Globo conseguiu manter os números de audiência "globais" em bons patamares, acima dos 30 pontos no Rio. Mas, assim que começou o filme protagonizado por Vin Diesel e Charlize Theron na concorrente, a Record disparou, subindo de 14 para 18 pontos e mantendo-se neste patamar até o fim da etapa inicial. Na média, foram 17 pontos com picos de 18 para a Record contra 27 da Globo e 5 do SBT. No 2º tempo, a Record variou entre 15 e 17 pontos, enquanto o "blockbuster" norte-americano na Globo conseguiu segurar a audiência na casa dos 19 pontos, mantendo a Record atrás no placar com 15 de média.
Em Brasília, o clássico marcou 12 pontos de média contra 13 da TV Globo, que transmitiu o jogo do Campeonato Paulista entre Palmeiras x São Bento, tendo a Record, no entanto, obtido picos de 15 pontos não alcançados pela Globo. A média de audiência somada de todo o Brasil foi de 17,9 pontos. A menor diferença para a Globo foi registrada por volta de 22:20h, quando a audiência ficou em 20,8 x 17,5 em favor da Rede Globo.
Com os bons números, a Record TV focou sua estratégia no Flamengo como a oportunidade de alavancar a audiência do canal. Assim, a transmissão na 6ª rodada voltou a ser de uma partida rubro-Negra, num sábado a noite, em partida na cidade de Bacaxá, vizinha a Saquarema, na Região dos Lagos, com o duelo contra o time local Boavista.
6ª Rodada: Flamengo x Boavista
Audiência no Rio: 9,4 pontos com picos de 12 pontos
O primeiro jogo do Flamengo num sábado à noite na tela da Record elevou a audiência da emissora frente aos sábados anteriores, mas não foi o suficiente para fazer a emissora se aproximar da líder TV Globo em medição de audiência no Rio de Janeiro. O empate por 1 a 1 com o Boavista, a estreia de Gabigol na temporada, teve média de 9 pontos com pico de 12. A Rede Globo concorreu nessa mesma faixa de horário com as apresentações do Jornal Nacional, da novela "Amor de Mãe" e do "BBB 21", obtendo média de 28 pontos. Por outro lado, a Record superou o rendimento da emissora em suas últimas transmissões nos sábados anteriores com Botafogo, Fluminense e Vasco, que ficaram na casa de seis pontos. Além disso, o jogo também serviu para que a Record TV aumentasse sua vantagem sobre o SBT. Seu concorrente em uma já longa disputa pela vice-liderança do Ibope marcou 4 pontos, tendo apresentado no horário à novela "Chiquititas" e ao reality "Bake Off Brasil Celebridades". Em Brasília, onde a Record chegou a liderar o Ibope na quarta-feira anterior com o clássico Flamengo x Botafogo, a audiência da TV Globo também foi mais do que o dobro do que a Record obteve com o Campeonato Carioca: 19 pontos a 7.
Segundo matéria do Portal UOL: "audiência do Carioca despenca após troca de emissoras". Mas há um "porém" a ser feito sobre esta manchete. O UOL faz a comparação da audiência da Record TV no Carioca 2021 com os números obtidos pela Rede Globo no Carioca 2020, constatando que houve uma expressiva queda de audiência. A audiência da Record gira em torno de 41,1%, o que significa um terço de alcance perdido de um ano para o outro.
Em 2020, a Globo não exibiu nenhum jogo do Flamengo no Cariocão (passou todos os jogos na TV Fechada, no canal pay-per-view Premiere), o que aumenta a discrepância no volume de acesso às partidas. Ainda conforme o UOL, no Campeonato Carioca de 2020 a transmissão da Rede Globo alcançou em média a 806 mil domicílios no Rio de Janeiro (sem jogos do Flamengo). Já a Record, em 2021, contabilizando a exibição de partidas rubro-negras, só chegou 498 mil casas do Rio, representando uma queda de 38% de alcance do Estadual. O "porém" a ser feito, é que em 2020 só havia duas opções para se ver as partidas, ou na TV Aberta ou na TV Fechada. Em 2021 além destas duas há uma terceira, já que as partidas estão sendo transmitidas através do streaming, através da Fla TV+.
7ª Rodada: Fluminense x Vasco
Audiência no Rio: 9,2 pontos com picos de 11 pontos
A Record TV transmitiu o clássico entre Fluminense e Vasco na noite de terça-feira, no qual atingiu 9 pontos de média com picos de 11. Líder, a Rede Globo atingiu 36 pontos com as transmissões da novela "Amor de Mãe" e o dia de eliminação no "BBB 21". O SBT ficou em 3º lugar com 3 pontos, com as transmissões da novela "Chiquititas" e do "Programa do Ratinho". Foi o jogo de meio de semana com menor audiência registrada pela Record TV no Carioca 2021, que havia atingido 14 pontos transmitindo Flamengo x Nova Iguaçu, e 16 pontos com Flamengo x Botafogo. Por outro lado, foi a maior audiência em jogos que não envolveram o Flamengo na Record. Historicamente, foi a menor audiência do confronto Fluminense x Vasco no Rio de Janeiro pelo Campeonato Carioca desde 2000. O menor índice de uma transmissão deste clássico na TV Globo antes era de 21 pontos, obtidos duas vezes em 2017. Até 2020, os índices de audiência mais baixos registrados no Rio de Janeiro em partidas do Fluminense tinham sido de 12 pontos em duas partidas disputadas em 2014, e no caso do Vasco, a menor audiência anterior à estreia da Record havia sido de 13 pontos, também em dois jogos realizados em 2014.
8ª Rodada: Fluminense x Macaé
Audiência no Rio: 6,2 pontos com picos de 12 pontos
A vitória do Fluminense por 4 a 0 sobre o Macaé na noite de terça-feira no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, teve audiência no Rio de Janeiro de 6,2 pontos de média, chegando a 12 pontos de pico e 9% de share na sua totalidade, números que representaram mais de 1,3 milhões de telespectadores ligados. Na mesma faixa de horário, a TV Globo registrou uma média de 42 pontos no Rio com as exibições da novela "Amor de Mãe" e "BBB 21", chegando a 46 pontos de pico nos momentos finais da novela. A Record ficou em 2º com seus 6 pontos e o SBT teve 3 pontos de média.
Para efeito de comparação, em São Paulo na mesma noite também teve futebol na TV Aberta, com o SBT transmitindo o triunfo do Santos por 3 a 1 contra o San Lorenzo, na Argentina, válido pela Copa Libertadores, marcando 6 pontos de média e ápices de 7 pontos, deixando o SBT em 3º lugar na Grande São Paulo, contra 7 pontos de média da Record TV, que exibiu as novelas "Topíssima" e "Gênesis", e 34 pontos da Rede Globo.
9ª Rodada: Botafogo x Volta Redonda
Audiência no Rio: 5,4 pontos com picos de 6 pontos
A partida num sábado a noite poderia ter um apelo um pouco maior uma vez que o Volta Redonda dividia a liderança da Taça Guanabara com o Flamengo, mas a atratividade foi muito baixa, repreentando a pior audiência de até então no Carioca 2021. O empate marcou 5 pontos de média com picos de 6, alcançando até 754 mil telespectadores só no Grande Rio, um número bem ruim para transmissões de futebol na TV brasileira. No mesmo horário, com a exibição de "Chiquititas", "Esquadrão da Moda" e "Bake Off Brasil", o SBT ficou com 4 pontos. A Rede Globo, com o "Jornal Nacional" e a reprise do último capítulo de "Amor de Mãe", obteve 28 pontos.
10ª Rodada: Flamengo x Portuguesa
Audiência no Rio: 11,1 pontos com picos de 13 pontos
A partida do Flamengo bateu o recorde de audiência da Record TV no Campeonato Carioca 2021 para noites de sábado. O empate por 2 a 2 com a Portuguesa na Ilha do Governador, teve o segundo lugar na audiência do Rio de Janeiro, a Record manteve média de 11 pontos com pico de 13, atingindo 647 mil televisores e 1,6 milhão de telespectadores no Grande Rio. A Rede Globo, que exibiu a novela "Império" e o "BBB 21", ficou com 23 pontos de média, e o SBT, que mostrou o "Esquadrão da Moda" e o "Back Off Brasil", anotou 4 pontos.
Para efeito de comparação, três dias depois o Flamengo fez sua estreia na Libertadores com transmissão na TV Aberta feita pelo SBT, e sem exclusividade, pois na TV Fechada a partida foi transmitida pelo canal Fox Sports. A vitória rubro-negra na Argentina marcou 16 pontos de média com picos de 18 na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, tendo no mesmo horário a Rede Globo ficado com 29 pontos com a novela "Império" e o paredão do "BBB21", e a Record TV obtido 7 pontos com "Gênesis", "Topíssima" e o "Cine Record Especial". Com seu jogo de estreia, o SBT conseguiu marcar o mesmo índice que o recorde do Campeonato Carioca 2021 transmitido pela Record. Em Brasília, o jogo do Flamengo cotra o Vélez conseguiu 12 pontos, contra 4 da Record e 22 da TV Globo. Na Fox Sports, o índice medido pelo Ibope nas 15 principais metrópoles do Brasl entre os canais pagos marcou 4 pontos de audiência com picos de 6, tendo no universo da TV por assinatura ficado com o primeiro lugar entre todas as transmissões em canais pagos durante a partida.
11ª Rodada: Fluminense x Madureira
Audiência no Rio: 4,2 pontos com picos de 5 pontos
Na última rodada da Taça Guanabara, a Record deixou de passar a partida entre Flamengo e Volta Redonda na noite de sábado, às 19h, partida que decidia o título do turno, conquistado pelos rubro-negros. Ela preferiu mudar o horário de sua transmissão e passar o duelo entre Fluminense e Madureira às 11h da manhã de domingo. A emissora paulista optou por passar um jogo num "horário de paulista" e pagou o preço por decisão tão estapafúrdia e sem qualquer sentido.
A partida Fluminense x Madureira bateu 4,1 pontos em média, com picos de 5 ao longo da partida. No mesmo horário, o SBT ficou com a segunda colocação no ranking de audiências com o programa "Domingo Legal", somando 6,3 pontos. Com o "Esporte Espetacular" e o começo da sessão de filmes "Temperatura Máxima", a TV Globo marcou 8,5 pontos de média. Dos 11 jogos exibidos pela Record TV na primeira fase de Carioca, 10 ficaram na vice-liderança e somente Fluminense x Madureira ficou com a medalha de bronze.
Nos fins de semanas seguintes seriam disputadas as duas partidas de cada semi-final e as duas da final do campeonato. Para efeito de comparação, na edição de 2020, que teve os direitos de transmissão nas mãos do SBT, a final do Campeonato Carioca fez a emissora atingir 35 pontos de pico no Rio de Janeiro e 15 em São Paulo.
Em resumo da transmissão da Taça Guanabara: só uma partida sem o Flamengo em campo teve mais de 6 pontos de média de audiência: o clássico entre Fluminense e Vasco teve 9 pontos de média. Das partidas transmitidas do Flamengo, só uma deu menos de 11 pontos de média: o jogo contra o Boavista teve 9 pontos de média. Só o Flamengo deu dois dígitos de audiência para a emissora durante a 1ª Fase, nas partidas contra Nova Iguaçu, Botafogo e Portuguesa.
Jogo 1 da Semi-final: Flamengo x Volta Redonda
Audiência no Rio: 13 pontos com picos de 15 pontos
Volta Redonda x Flamengo, primeiro jogo da fase semifinal do Cariocão 2020, garantiu 13 pontos de média e 15 pontos de pico à Record na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Um ponto de audiência equivale a 125.721 telespectadores. Foi a maior audiência da Record TV nas noites de sábado até então em todo o Campeonato Carioca, e a terceira maior em todo o campeonato até então. Durante o período de exibição da partida, a TV Globo - com Jornal Nacional, a novela "Império" e o BBB - liderou a audiência no Rio com uma média de 25 pontos. O SBT, 3º colocado, ficou com 4 pontos de média com as exibições de "Chiquititas", "Esquadrão da Moda" e com o reality show culinário "Mestres da Sabotagem".
Jogo 2 da Semi-final: Flamengo x Volta Redonda
Audiência no Rio: 13 pontos com picos de 14 pontos
A classificação do Flamengo à final do Carioca 2021 voltou a render 13 pontos de média à Record TV, e a emissora bateu com folga ao SBT, que marcou 2,7 pontos, mas não conseguiu incomodar a TV Globo, que amealhou 22,8 pontos com as transmissões do "Jornal Nacional", da novela "Império" e do humorístico "Vai Que Cola". O pico de audiência da transmissão foi de 14,4 pontos, registrado às 21:54h. Nesse minuto, o SBT tinha 2,5 pontos e a Globo tinha 22,8. Antes das tranmissões do futebol carioca, a audiência média da Record TV nestes horários nos sábados a noite era na faixa de 8 pontos, sendo que um ponto de audiência no Rio de Janeiro engloba 49.809 domicílios e 125.721 telespectadores.
Os dois jogos semi-finais renderam as duas maiores audiências da Record em transmissões na noite de sábado, mas ainda ficaram atrás de duas tranmissões, dos jogos do Flamengo contra o Nova Iguaçu, estreia rubro-negra no capeoneto, e do clássico contra o Botafogo. Por escolha da Record, ela não transmitiu os clássicos do Flamengo contra Fluminense e Vasco, que certamente teriam superado todas estas marcas.
Antes da Final do Carioca 2021, a transmissão da Copa Libertadores voltou a dar provas inequívocas de atratividade maior do que o Campeonato Carioca. E o Flamengo mais uma vez provou sua dimensão diferenciada. Os direitos de transmissão da Libertadores 2021 foram adquiridos pelo SBT. Pela 4ª rodada da Fase de Grupos, numa terça-feira a noite, o Flamengo foi ao Chile enfrentar à Unión La Calera, na mesma noite o canal transmitiu para a capital paulista o duelo entre o Palmeiras e o Independiente Del Valle, na altitude de Quito, no Equador. O jogo do Flamengo desbancou a Rede Globo durante mais de 14 minutos no Rio de Janeiro e em Brasília, enquanto na capital paulista o jogo palmeirense ficou em segundo lugar, mas bem distante dos índices de audiência da TV Globo.
No Rio de Janeiro, a partida rubro-negra marcou 19 pontos de média com picos de 23, enquando a TV Globo marcou 27 pontos com as transmissões do "Jornal Nacional", da novela "Império" e da estreia de reality show "No Limite 5". A Record TV obteve 7 pontos com a novela "Gênesis" e os programas "Topíssima" e "Power Couple Brasil". No 1º tempo, o jogo registrou 17 pontos de média com picos de 20, com a Globo tendo 29 e a Record 9 pontos. No momento de pico, por volta das 22:15h, o SBT chegou a 20 pontos contra 30 pontos da Globo. A audiência do Flamengo superou a da Globo no final da partida. A estreia do reality show "No Limite 5" fechou com 25 pontos de média no confronto com o jogo, com o SBT marcando média de 20 pontos com picos de 23. Por volta de 23:10h, o Flamengo assumiu a liderança e só deixou a posição ao fim do jogo, às 23:25h. Para segurar o público, a Rede Globo ficou 45 minutos sem comerciais durante a estreia do reality. No momento de máxima audiência, entre 23:15h e 23:19h, o SBT chegou a 23 pontos contra 20 da Globo. Em Brasília, o Flamengo também liderou por cerca de 20 minutos, entre 23:05h e 23:25h, com o SBT ficando com 15 pontos contra 13 da TV Globo. No jogo inteiro, a Globo marcou 16 pontos de média na capital federal, contra 14 do SBT e 4 da Record.
Jogo 1 da Final: Flamengo x Fluminense
Audiência no Rio: 22 pontos com picos de 25 pontos
Mesmo com a transmissão da final fora dos horários nobres tradicionais do futebol, com o Fla-Flu sendo jogado num sábado a noite, o empate no 1º jogo da Final entre Flamengo e Fluminense deixou a Record TV na liderança da audiência no Rio de Janeiro. A emissora marcou média 20,8 pontos entre 20:58h e 23:00h, contra 20,6 da Globo, que nesse intervalo exibiu três atrações. Excluídos os minutos de pré-jogo, a vantagem cresce sete décimos: 21,3 vs 20,4.
O jogo começou a abrir distância na liderança às 21:35h, quando atingiu 22,1 pontos contra 20,9 da novela "Império". Para segurar o público, a TV Globo estendeu o bloco de abertura da novela o quanto pôde, mas a estratégia não surtiu efeito. Com a entrada do primeiro intervalo, a Record cresceu ainda mais, chegando a 23,9 pontos às 21:49h. A Globo só virou o jogo às 21:54h, quando terminou o 1º tempo e a rival chamou os comerciais. Mas às 22:10h a Record já era líder de novo: 22,1 vs 21,8. A novela, em seus quase 80 minutos no ar, perdeu para o Campeonato Carioca na média de audiência por 21,5 vs 20,7. Durante o humorístico "Vai Que Cola", a vantagem da Record disparou, com a Globo ficando com 17,4 pontos, contra 24,1 do clássico.
No total, o jogo marcou 22 pontos de média com picos de 25 no horário de bola rolando, entre 21:05h e 22:56h. Neste horário, com as transmissões do "Jornal Ncional", da novela "Império" e do "Vai Que Cola", a Globo ficou com 21 pontos de média. Longe, em terceiro, o SBT marcou 3 pontos de média com os programas "Chiquititas", "Esquadrão da Moda" e "Mestres da Sabotagem". Foi a 1ª vez que o Carioca na Record superou Globo no Ibope. E foi a segunda derrota que o Flamengo impõs à Rede Globo em menos de uma semana. Na terça-feira anterior o jogo rubro-negro na Libertadores deu ao SBT o pico de 23 pontos e venceu por alguns minutos a estreia do reality show "No Limite".
A Record TV também venceu no Distrito Federal, tendo conquistado 13 pontos de média contra 12 da TV Globo em Brasília. Em Belo Horizonte, Recife e Curitiba, a audiência foi de 6 pontos. Em Salvador e Curitiba, 11 pontos. Em Fortaleza, a Record registrou 7 pontos e em Belém a audiência também foi satisfatória, com 12 pontos de média.
Jogo 1 da Taça Rio: Vasco x Botafogo
Audiência no Rio: 8 pontos com picos de 10 pontos
Embora a final da Taça Rio fosse uma mera "decisão de 5º lugar", e mesmo com a Record optando por passar um jogo de Campeonato Carioca num "horário de paulista", como é domingo às 11h da manhã, o jogo entre Vasco e Botafogo ainda rendeu 7,8 pontos de média de audiência no Rio, empatando na média com a Globo, que exibiu o "Esporte Espetacular" e a sessão de filme "Temperatura Máxima". A Record chegou a registrar picos de 10 pontos, vencendo a Globo no 2º tempo por 10 x 7.
Jogo 2 da Taça Rio: Vasco x Botafogo
Audiência no Rio: 9 pontos com picos de 12 pontos
No jogo no sábado a tarde entre Vasco e Botafogo, que foi para a decisão por pênaltis, deu à Record TV uma média de 9 pontos de média, com pico de audiência acontecendo justamente durante a decisão por pênaltis, quando o índice bateu 12 pontos (valores contabilizados para o Estado do Rio de Janeiro). A TV Globo, isolada na liderança, marcou 14 pontos durante o horário, ficando em terceiro lugar o SBT, com 5 pontos.
Jogo 2 da Final: Flamengo x Fluminense
Audiência no Rio: 23 pontos com picos de 30 pontos
Com o Fla-Flu decisivo que deu ao Flamengo o tri-campeonato carioca, na noite de sábado, a partir das 21h, a Record TV bateu uma marca inédita nos índices de audiência, o canal somou 30 pontos de picos e foi a líder de audiência da noite de sábado. A Record somou 23 pontos de média, seu maior índice em todo o Carioca 2021. A Globo, na vice-colocação, teve 20 pontos de média com a novela "Império", e o SBT marcou 2 pontos, em terceiro (valores são referentes ao Estado do Rio de Janeiro).
No final dos 45 minutos iniciais, a emissora já tinha superado a Globo, principalmente após o fim da exibição do "Jornal Nacional" e o início da novela "Império", quando a faixa de horário começou a ser dominada pela Record. Durante o "JN" a Globo teve 22 pontos de média, enquanto a Record mantinha 20 pontos. No 2º tempo, o resultado foi o melhor, com a Record se sustentando sempre próximo aos 30 pontos de pico alcançados.
Consolidado da Record TV no Carioca 2021:
- no total o líder de audiência, com uma média de 15,14 pontos por jogo, foi o Flamengo, que teve 8 partidas transmitidas. Na sequência, o Fluminense, nas 6 partidas que teve transmitidas, teve média de 11,78 pontos, o Botafogo teve média de 8,70 nas suas 5 partidas transmitidas, e o Vasco teve média de 8,13 nas suas 4 partidas tranmitidas. Empilhando os índices e analisando a participação relativa, o Flamengo teve 52% da audiência, enquanto o Fluminense teve 41%, o Botafogo teve 30% e o Vasco teve 28%. Entretanto, estes números são enviesados pela audiência rubro-negra, que teve clássicos contra Fluminnse e Botafogo transmitidos, e não teve Flamengo x Vasco na TV Aberta.
- limpando um pouco os números, para uma comparação mais justa, e excluindo a audiência dos jogos finais, o Flamengo teve 12,68 pontos de audiência média em 6 jogos, contra 8,83 do Botafogo em 3 jogos, 7,75 do Vasco em 2 jogos, e 6,43 do Fluminense em 4 jogos. Novamente, empilhando os índices e analisando a participação relativa, o Flamengo teve 44% da audiência, o Botafogo 31% em 3 jogos, o Vasco 27% em 2 jogos, e o Fluminense 22% em 4 jogos.
- para se ter uma limpeza mais profunda, e eliminar efetivamente qualquer viés, a comparação mais justa e eliminar os clássicos da grade, de forma que a audiência rubro-negra não afete os números das demais. Considerando apenas jogos disputados entre os 4 de maior torcida e clubes de menor expressão, a liderança do Flamengo foi em média de 11,57 pontos de audiência em 3 jogos trasmitidos, seguido pelo Vasco com 6,30 em 1 jogo transmitido, e por Fluminense e Botafogo empatados com 5,5 pontos de média de audiência, tendo os tricolores tido 3 jogos transmitidos e os alvi-negros 2 jogos. Empilhando os índices e analisando a participação relativa, o Flamengo teve 40% da audiência, seguido pelo Vasco, com 22%, e por Fluminense e Botafogo empatados com 19%. A distribuição é próxima à detectada pela média das últimas pesquisas de tamanho de torcida no Rio de Janeiro, que apontam a torcida do Flamengo sendo de aproximadamente 46%, a do Vasco sendo 17%, Fluminense 13% e Botafogo 11%, havendo cerca de 13% ou de pessoas que não acompanham futebol (11%) ou torcem para clubes ou menores ou de outros estados (2%).
Conclusões:
Muito difícil entender a estratégia da Record TV para o Carioca 2021, sendo incompreensível que a emissora não tenha optado por transmitir mais clássicos, tendo em especial descartado o jogo que certamente lhe daria mais audiência: Flamengo x Vasco. Além de ter ignorado a transmissão do jogo Flamengo x Volta Redonda que definiu o campeão da Taça Guanabara. Por mais que os executivos paulistas desconheçam muito do produto que compraram, um mínimo de conhecimentos gerais sobre futebol já seria suficiente para uma estratégia racional mais bem ajustada.
Se confiavam no futebol para melhorar sua audiência (e bastava avaliar os números obtidos pelo SBT em 2020 e comparar com a audiência de sua grade para saber que havia oportunidade), é incompreensível uma outra estratégia. A não ser que tenha havido qualquer outro objetivo envolvido que não fosse o de obter o máximo de audiência possível, escolher por horários de transmissão fora aos tradicionais construídos ao longo de muitos anos pela TV Globo jamais poderia ser a opção mais acertada. Recém entrando no ônibus, já quiz logo se sentar na janela? Achou que agora sendo a dona do produto, era ela quem mandaria? Grande engano, quem manda no ônibus é a audiência televisiva, os desejos do público, e não nenhuma emissora. A incapacidade de compreender isto certamente lhe custou alguns pontos de audiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário