quarta-feira, 23 de junho de 2021

O basquete 2021-22 do Flamengo está quase pronto!

Depois de conquistar tudo o que podia, e de fazer uma campanha histórica na temporada 2020-21, o time rubro-negro está sendo renovado para a próxima temporada. Os anúncios oficiais começaram a ser feitos a partir de 11 de junho, tendo o primeiro sido o anúncio da chegada do novo pivô Vítor Faverani. Nos dias seguintes foram anunciadas as renovações do "Deus da Raça" Olivinha e do técnico Gustavo de Conti. No fim da noite de 14 de junho mais um reforço anunciado, um nome de peso, o norte-americano Brandon Robinson. Na sequência, foi anunciada a renovação de Balbi. E no dia seguinte, uma nova contratação para mudar o elenco de patamar: Dar Tucker, o jogador mais dominante no basquete argentino nos anos anteriores. Depois se anunciou as renovações de Rafael Mineiro, Luke Martínez, Rafael Rachel e Yago Mateus.

Antes de tudo isto, porém, foi anunciada a não renovação do histórico Marquinhos. Após 9 temporadas na Gávea, o craque não teve seu contrato renovado. O lendário ala, que estará com 37 anos na próxima temporada, foi anunciado oficialmente em 23 de junho como novo jogador do São Paulo Futebol Clube.


Pelas movimentações de mercado, tudo leva a crer que o Flamengo terá dois concorrentes diretos na luta pelo título da temporada nacional 2021-22. O mais forte deverá ser Franca. A tradicional equipe do interior de São Paulo, treinada por Helinho, contará com 4 dos 5 jogadores escolhidos para o Quinteto Ideal do NBB na Temporada 2020-21. Além de seu ala Lucas Dias, o clube contratou os dois principais jogadores do time do São Paulo que foi vice-campeão, Georginho De Paula e Lucas Mariano, e também recontratou o ala-armador norte-americano David Jackson, que havia jogado por Franca antes de ter disputado a temporada 2020-21 pelo Minas Tênis Clube. Outro reforço francano foi o armador argentino Santiago Scala, que jogou a tempoada anterior pelo Instituto de Córdoba, da Argentina. E Franca também levou um jogador rubro-negro, o ala Jhonatan Luz vai defender a equipe da cidade dos sapatos. Também tirou do time do Minas o pivô Ronald, um dos destaques dentro do garrafão na última temporada. No resto do elenco francano, os jovens Adyel Borges e Márcio Santos fecham o grupo. Um elenco muito forte!

FRANCA
Georginho De Paula, Santiago Scala, David Jackson, Lucas Dias e Lucas Mariano
Banco: Adyel, Jhonatan Luz, Márcio e Ronald

Apesar de ter perdido seus dois principais jogadores da campanha do vice-campeonato, o São Paulo repôs as perdas, e também chegará mais uma vez forte na disputa pelo título. A equipe do técnico Cláudio Mortari contratou dois reforços de peso, Marquinhos e Bruno Caboclo, que chegam ao Morumbi como os principais reforços do tricolor. Renovaram contrato os norte-americanos Corderro Bennett e Shamell Stallworth. Para reforçar o elenco, foram contratados mais um norte-americano, o pivô Tyrone, além dos armadores Elinho Corazza e Henrique Coelho, e do veterano pivô Caio Torres.

SÃO PAULO
Corderro Bennett, Shamel Stallworth, Marquinhos, Bruno Caboclo e Tyrone Curnell
Banco: Elinho, Coelho, Isaac e Caio Torres

Em caminho oposto, Renan Lenz trocou o São Paulo pelo Minas Tênis Clube, e também saiu o veterano Jéfferson William.


FLAMENGO

Além de Marquinhos, o elenco rubro-negro também teve as saídas de Jhonatan Luz, para o Franca, e Rafael Hettsheimeir, para o Bauru. Foram três importantes baixas. Mas o Flamengo foi ao mercado fazer reposições à altura. O plano rubro-negro, detalhado pelo vice-presidente de esportes olímpicos Guilherme Kroll, é ter um elenco com 11 jogadores em condições de serem titulares.

Os primeiros sinais eram de que na armação não haveria mudanças, principalmente porque fontes na imprensa argentina indicavam que Chuzito renovaria por mais uma temporada, mas em 17 de junho o escolta sinalizou nas suas redes sociais de que não havia chegado a um acordo com o clube. No dia seguinte à não renovação de Chuzito, ficou claro o porquê de sua saída: o clube anunciou a contratação do principal jogador do San Lorenzo, time penta-campeão argentino: Dar Tucker. Yago Mateus e Franco Balbi renovaram seus contratos, Yago por dois anos e o argentino por mais um ano. Balbi seguirá para sua quarta temporada na Gávea. O mexicano Luke Martínez disputará a Liga Mexicana pelo Soles Mexicali, e após seu término regressará à Gávea a partir de dezembro para jogar mais uma temporada com a camisa do Flamengo.

Mudança total na ala, com as saídas de Marquinhos e Jhonatan. Para repor as saídas, o Flamengo foi ao basquete argentino buscar ao norte-americano Brandon Robinson, seu algoz na final da Liga dos Campeões das Américas da temporada 2019-20. Com a dupla Dar Tucker e Brandon Robinon, o Flamengo contratava de uma vez os dois estrangeiros mais dominantes nas duas temporadas anteriores da Liga Argentina.

No garrafão, Rafael Mineiro e Olivinha renovaram. E acertaram com o clube os pivôs Vítor Faverani e JP Batista. O ala-pivô Léo Demétrio aceitou proposta para defender ao Pesaro, da Itália, e também deixou a Gávea.


A TROPA PARA A
RETOMADA DO MUNDO

Confirmados oficialmente:


O melhor técnico do Brasil. Detentor de três títulos consecutivos do NBB, com o Paulistano na temporada 2017-18, e com o Flamengo nas temporadas 2018-19 e 2020-21, e era o líder da temporada 2019-20, interrompida por conta da pandemia do coronavírus. Gustavinho completará 42 anos durante esta temporada, e já conquistou 4 vezes o prêmio de melhor treinador da liga brasileira, nas temporadas 2013-14, 2016-17 e 2017-18 enquanto treinador do Paulistano, e 2020-21 quando já treinador do Flamengo.


O garoto prodígio Yago Mateus, jovem armador da Seleção Brasileira renovou. O "Monstrinho", com seus 1,78 metro de altura, completará 23 anos no início de 2022, ao longo, portanto, da temporada. Ele teve uma ascendência metórica no basquete brasileiro; despontou no profissional sendo campeão nacional com o Paulistano na temporada 2017/18, sob o comando de Gustavo De Conti, quando tinha apenas 19 anos. Quase imediatamente foi convocado pelo técnico croata Aleksandar Petrovic para defender à Seleção Brasileira. Após três temporadas no Paulistano, foi contratado pelo Flamengo para a temporada 2020/21, na qual foi decisivo, com papel de destaque nas conquistas da Liga dos Campeões das Américas e do NBB, do qual foi escolhido MVP da Final. Yago Mateus dos Santos irá para sua 2ª temporada na Gávea.


"El Mago" disputará sua 4ª temporada com a camisa rubro-negra, sendo o argentino que por mais tempo vestiu vermelho e preto no basquete, já que entre seus antecessores no clube, Germán Filloy e Nico Laprovittola ficaram 2 temporadas, e Federico Kammerichs e o campeão olímpico Walter Herrmann por 1 temporada cada um. Franco Balbi completará 32 anos. Antes de chegar ao Flamengo, só atuou na Argentina, com as camisetas de Ciclista Juninense, Quimsa, San Martin de Corrientes, Argentino de Junin e Ferro Carril Oeste. Na Liga Argentina foi escolhido o Melhor Armador da temporada 2016-17, e no NBB foi eleito o Melhor Armador na temporada 2018-19, sua primeira com a camisa rubro-negra.


Filho de mexicano e nascido na Dakota do Norte, nos Estados Unidos, Lucas Wayne Martínez Counts, o Luke Martínez, quando regressar ao Flamengo a partir de novembro, estará com 31 anos. Formado na NCAA, basquete universitário dos EUA, onde defendeu à equipe da Universidade de Wyoming, ele fez quase toda sua carreira profissional no México. Começou na temporada 2014/15 pelo Rayos de Hermosillo, e na temporada 2015/16 começou sua trajetória pelo Soles de Mexicali, onde fará sua 7ª temporada consecutiva. Em meio a elas, disputou play-offs de outras ligas entre uma temporada mexicana e outra. Em 2016 defendeu ao Quimsa, da Argentina, e em 2017 ao Guaros de Lara, da Venezuela, e ao Maccabi Haifa, de Israel. Foi assim também que chegou ao Flamengo em 2021. Destacou-se e voltará a fazer parte do elenco rubro-negro na temporada 2021/22, após o término do campeonato mexicano, que jogará pelo Soles.


Nascido em Michigan, nos Estados Unidos, mas naturalizado, tendo defendido à Seleção da Jordânia no Mundial de 2019, Darquavis Lamar Tucker, ou apenas Dar Tucker, está com 33 anos recém completados. Jogou na NCAA, liga universitária dos EUA, pela Universidade DePaul entre 2007 e 2009. Não escolhido no Draft da NBA de 2009, ele ainda jogou 5 temporadas na NBA G-League. Depois passou pelo basquete de Porto Rico e na temporada 2015-16 aportou no basquete argentino, para defender ao Estudiantes de Concórdia. Passou pelo basquete da República Dominicana e voltou ao Estudiantes, tendo na temporada 2017/18 sido contratado pelo San Lorenzo, que já era o bi-campeão argentino, e onde foi totalmente dominante, escrevendo um legado! Ele foi três vezes campeão argentino, nas temporadas 2017/18, 2018/19 e 2020/21, e bi-campeão da Liga das Américas, em 2018 e 2019. Com o Estudiantes de Concórdia foi o cestinha e o MVP da temporada 2016/17. Com o San Lorenzo, foi o MVP da Final na Liga Argentina em 2019, mesmo ano no qual foi o MVP da Liga das Américas. Um reforço gigante!


O norte-americano Brandon Robinson foi o grande destaque do Quimsa na temporada 2019-20, na qual foi o MVP do título da Liga dos Campeões das Américas, tendo batido justamente ao Flamengo na final. Mantendo o alto nível, ele fez parte do Quinteto Ideal da Liga Argentina na temporada 2020-21. Robinson tem 32 anos, nasceu na Flórida, e jogou a NCAA pela Clayton State University, da Georgia. Inscreveu-se para o Draft 2011 da NBA mas não foi escolhido. Jogou então duas temporadas no Canadá e duas na Alemanha. Na temporada 2016/17 aportou no Chile, onde esteve por duas temporadas, uma no Osorno e outra no Las Animas. No basquete chileno foi campeão e MVP. A parada seguinte foi na Argentina, onde esteve por duas temporadas com grande destaque com a camisa do Quimsa. É um grande pontuador.


O jovem Túlio da Silva também jogará a temporada 2021/22 em vermelho e preto. Formado no basquete universitário dos Estados Unidos, onde jogou 4 temporadas na NCAA, duas (2016/17 e 2017/18) na South Florida University, e duas (2018/19 e 2019/20) na Missouri State University, tendo feito um total de 107 jogos e tido médias de 10,6 pontos e 6,8 rebotes por partida. Em 2020 foi contratado pelo Flamengo, assinando um contrato por duas temporadas, tendo na primeira delas (2020/21) sido repassado ao Caxias do Sul, para se adaptar ao basquete brasileiro. Na temporada passada do NBB, em 29 jogos, teve médias de 12,0 pontos e 5,4 rebotes por partida. Entre as duas temporadas brasileiras, não ficou parado, tendo jogado a Liga da República Dominicana com a camisa do Titanes Del Distrito Nacional. Em 15 de setembro iniciará os treinos com o time do Flamengo, a quem defenderá na temporada 2021/22 do NBB.


O veterano Carlos Alexandre Rodrigues do Nascimento, que completará 39 anos durante a temporada, renovou para jogar sua 14ª temporada com a camisa rubro-negra. Olivinha, o "Deus da Raça", jogou suas três primeitas temporadas com a camisa do Flamengo em 2001-02, 2002-03 e 2003-04, tendo sido então vice-campeão brasileiro de 2004. Saiu e regressou ao clube para mais uma temporada em vermelho e preto, a de 2006-07. Após acumular 4 temporadas na Gávea, regressou ao clube para a temporada 2012-13 do NBB. A temporada 2021-22 será a sua 10ª temporada consecutiva com o manto, e a 14ª no total. Ele foi 6 vezes campeão brasileiro, 2 vezes campeão das Américas e 1 vez campeão mundial.


Premiado como Melhor Defenor da temporada 2020-21 do NBB, o garrafão rubro-negro terá por uma temporada mais a Rafael Mineiro. O jogador recém completou 33 anos. Nascido em Uberaba, ele fez a carreira no basquete paulista. Atuou duas temporadas por Ribeirão Preto, duas por Franca, uma no Paulistano, duas no São José, três no Pinheiros e uma no Limeira. Chegou ao Flamengo na temporada 2015/16 e ficou duas temporadas na Gávea, tendo sido campeão do NBB na primeira delas. Saiu por uma temporada, na qual regressou ao Franca, mas voltou à Gávea para a temporada 2018/19, voltando a ser campeão do NBB. Fará agora a sua 4ª temporada consecutiva e a 6ª no total com a camisa rubro-negra, onde acumula três títulos do NBB e um da Liga dos Campeões das Américas.


O primeiro reforço anunciado tem carreira renomada. Após um longo período sem jogar, para se recuperar de cirurgias nos dois joelho, o gaúcho Vítor Faverani ficou cinco meses se recuperando na Gávea. Chegou a ser inscrito para a disputa da Liga dos Campeões das Américas de 2021, mas não atuou na campanha na qual o Flamengo reconquistou a América. Com 33 anos recém completados, o pivô volta ao Brasil após ter ido jogar basquete na Europa aos 14 anos, fazendo toda a sua formação de base na Espanha. Na Liga Espanhola, defendeu Axarquía, Unicaja Málaga, Zaragoza, Gipuzkoa, Murcia e Valencia, tendo alcançado seu ápice com esta camisa na temporada 2012-13. O bom desempenho o levou à NBA, contratado pelo Boston Celtics, por quem disputou 37 partidas na temporada 2013-14 (13,2 minutos, 4,4 pontos e 3,5 rebotes por jogo). Depois esteve em 2015 no Maccabi Tel Aviv, de Israel, regressou ao Murcia, e no início de 2017 teve uma rápida passagem pelo Barcelona. Seu último clube foi o Gipuzkoa, na 2ª Divisão da Espanha. Dono de um baita curriculum, mas se recuperando de uma grave lesão no joelho, resta descobrir qual Faverani chega à Gávea para sua primeira experiência profissional no basquete brasileiro.


O veteraníssimo J.P. Batista, pivô pernambucano, completará 40 anos durante a próxima temporada, e regressou ao basquete rubro-negro, onde jogou por três temporadas - 2015/16, 2016/17 e 2017/18 - tendo sido campeão do NBB na primeira delas. Com um curriculum de respeito, tendo sido um dos brasileiros de maior destaque na história na NCAA, basquete universitário dos Estados Unidos, onde se destacou pela tradicional Universidade de Gonzaga entre 2004 e 2006 (em 62 jogos, teve médias de 16,1 pontos e 7,9 rebotes por jogo). Não escolhido no Draft da NBA de 2006, o pivô jogou 9 temporadas na Europa, as duas primeiras passando por Lituânia e Letônia, e depois sete consecutivas na França, onde fez carreira sólida, a qual lhe coloca entre os brasileiros com passagem mais marcante na história pelo basquete europeu. No basquete brasileiro, jogou três temporadas na Gávea e uma em Mogi das Cruzes. Depois esteve mais uma temporada na França, e havia regressado na última temporada ao Brasil, tendo defendido ao Minas Tênis Clube. Agora fará sua 4ª temporada com a camisa do Flamengo, que se tornará a segunda camisa a qual ele mais defendeu na carreira, atrás apenas da francesa do Le Mans.


Também houve contratação pontual e temporária:

Enquanto o argentino Franco Balbi se recupera da cirurgia que precisou fazer no joelho e Luke Martinez conclui seu compromisso contratual no México, o Flamengo foi buscar um compatriota de Balbi para substituí-los temporariamente. O armador Fabián Sahdi assinou um contrato de três meses, e defenderá a camisa rubro-negra de setembro a novembro. O jogador de 32 anos, no início da carreira defendeu as camisas de Monte Hermoso, El Nacional de Bahía Blanca, Unión de Sunchales e Huracán de Trelew. A partir de 2013, com 24 anos, chegou à elite do basquete argentino, tendo jogado uma temporada pelo Quilmes (2013/14), duas pelo Peñarol de Mar Del Plata (2014/15 e 2015/16), uma pelo Quimsa (2016/17) e uma pelo Comunicaciones (2017/18). Sahdi atua no Brasil desde 2018, tendo jogado as três últimas temporadas do NBB, a de 2018/19 pelo São José, a de 2019/20 pelo Rio Claro, e a de 2020/21 pela UniFacisa. Nestas três temporadas fez 64 jogos, com médias de 25,1 minutos, 9,8 pontos e 6,4 assistências por partida.

Como o limite de estrangeiros no NBB é de quatro jogadores, e as vagas rubro-negras estão programadas para serem de Balbi, Martínez, Tucker e Robinson, ele não deverá continuar ao término do contrato.



E a garotada também estará presente...

Matheus Leoni, 18 anos, chega após passagem pelo Gran Canaria, da Espanha 

Rafael Rachel: fará 22 anos durante a temporada


2 comentários: