Jogo do Flamengo contra o Barcelona de Guayaquil pela semi-final da Copa Libertadores atingiu 15 pontos de audiência e bateu o recorde da TV Paga (por assinatura). A partida transmitida pela Fox Sports bateu o recorde de audiência da TV paga em 2021, marcando 14 pontos de média com ápices de 15 pontos. De acordo com o portal Notícias da TV, o canal do grupo Disney ficou atrás apenas da Rede Globo.
Ao fim do primeiro tempo, a partida alcançou 14 pontos de média, liderando a audiência da TV paga. O SporTV marcava 0,5 pontos com a transmissão de Ponte Preta e Operário pela Série B do Brasileirão. Só neste intervalo, o jogo do Flamengo já era assistido por 2,9 milhões de domicílios.
O recorde de audiência na TV paga em 2021 já era do Flamengo, com a vitória contra o Olímpia, do Paraguai, pelas quartas de final da Libertadores. Naquela oportunidade, a Fox Sports registrou 12 pontos de média com picos de 14.
Apesar do duelo decisivo entre dois brasileiros na outra semi-final, um dia antes, o confronto entre Palmeiras e Atlético Mineiro levou um banho de audiência da Rede Globo, porém garantiu o 2º lugar na grade de programação do horário. O SBT exibiu, com exclusividade na TV Aberta, o primeiro jogo da semi-final da Libertadores, e no horário da transmissão das 21:30h às 23:22h conquistou a vice-liderança absoluta em 10 capitais: Manaus, Distrito Federal, São Paulo, Fortaleza, Goiânia, Rio de Janeiro, Belém, Recife, Florianópolis e Porto Alegre.
Em São Paulo, a transmissão do confronto rendeu ao canal a maior média, com 15,3 pontos, 22,9% de share e 17,2 pontos de pico. O índice foi 82% superior ao registrado pela TV Record, que na mesma faixa de exibição. No mesmo horário, a TV Globo obteve 24,4 com o tripé "Jornal Nacional", novela "Império" e reality "The Masked Singer Brasil". A TV Record obteve 8,3 com o tripé novelas "Gênesis" e "Quando Chama o Coração" e o reality show "A Fazenda 13". Entre 22h47 e 23h25, o SBT marcou o dobro da Record, vencendo por 16,4 a 8,6. Cada ponto de audiência corresponde a 76,5 mil domicílios sintonizados, ou 205.377 telespectadores.
Em Brasília, o SBT incomodou a Globo e alcançou a liderança durante 55 minutos consecutivos, das 22h27 às 23h22. Na média geral da transmissão, das 21h30 às 23h22, Palmeiras e Atlético fechou na vice-liderança com 16,1 pontos de média, 26% de share e 19,3 pontos de pico, o melhor desempenho em audiência da Libertadores no SBT desde a estreia da temporada 2021 da competição sul-americana. O índice foi 220% maior que o registrado pela Record, que ficou com apenas 5 pontos de média. A líder cravou 17,3 pontos de média.
Mesmo com duas equipes de fora do Rio, o SBT também obteve bons índices na capital fluminense, fechando na segunda colocação isolada no Rio de Janeiro ao registrar 9,4 pontos de média, 15% de share e 11 pontos de pico. Índice 25% superior ao registrado pela Record, que marcou 7,5 de média na mesma faixa horária. A Globo ficou com 26,5 pontos de média.
Em Porto Alegre, considerando o horário de bola em campo, das 21h30 às 23h22, o SBT fechou com 51% mais de audiência do que a TV Record. Na média geral, marcou 7,3 pontos de média, 12% de share e 9 pontos de pico. A Globo fechou com apenas 4,8 pontos de média e a líder com 23,8. Em Manaus, o SBT alcançou seu melhor desempenho entre todas as praças aferidas, registrando 20,2 pontos de média. A Globo ficou com apenas 3 pontos de vantagem e fechou com 23,1 e a Record com apenas 5,4 pontos de média. Em Goiânia, a diferença para a Globo também foi pequena: apenas 1,7 ponto separou as duas emissoras. O SBT marcou 13 pontos de média e a líder fechou com 14,7 pontos de média. A Record registrou 9,4 pontos de média. Em Fortaleza, o SBT alcançou 13,5 pontos de média contra 5,6 da Record e 22,6 da Globo. Em Belém, o SBT registrou 9,4 pontos de média, contra 7,6 da Record, com a Globo marcando 25,4 de média. Em Recife, o SBT fez 9,2 pontos de média, com a Record ficando com 6,5 pontos de média e a Globo 21,4. Em Florianópolis, o SBT teve 7,6 pontos de média, a Record marcou 4,3 pontos e a Globo encerrou com 22,9.
Apesar da satisfação interna no SBT por ter desbancado a Record e alcançado a vice-liderança, o resultado não foi bom, pois o jogo Palmeiras x Atlético-MG registrou a pior audiência da história de uma semi-final de Copa Libertadores da América transmitida no Brasil! Uma audiência bem abaixo do que a competição obteve historicamente quando chegou a esta fase. Como parâmetro: no jogo de volta da semi-final de 2020, quando o River Plate venceu ao Palmeiras por 2 a 0, um resultado que classificou os palmeirenses à final, o SBT alcançou 18 pontos de média, com picos de 23, ficando em primeiro lugar durante 40 minutos de jogo.
Para dar outro parâmetro: na semi-final de 2019, por exemplo, entre Flamengo e Grêmio, que terminou com goleada rubro-negra por 5 a 0 no Maracanã, os dados consolidados de audiência da partida representaram grandes números em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Na capital paulista, o jogo marcou 32 pontos de audiência com 48% de participação, marcando o recorde da Libertadores em 2019, inclusive frente aos jogos envolvendo times paulistas. Em Porto Alegre, o jogo obteve 46 pontos e 66% de participação, também recorde na Libertadores em 2019, superando em 2 pontos (5%) a audiência do primeiro jogo da semi-final da Libertadores entre Grêmio e Flamengo. Além disso, foi a maior audiência da Libertadores desde a final entre Grêmio e Lanus em 2017, que registrou 51 pontos.
Na capital fluminense, os índices foram extremamente imponentes: 52 pontos de média, com 55 de pico e 70% de participação. Ou seja, 7 em cada 10 domicílios estavam ligados na partida. Foi a maior audiência histórica de um jogo da Libertadores no Rio de Janeiro, segundo a Rede Globo. A emissora diz que não se tem registro de uma audiência maior em partidas da competição desde 2000, quando foi estabelecido um novo parâmetro de medição de audiência. A audiência da partida se igualou a jogos decisivos da Seleção Brasileira. Foi a média mais alta desde as oitavas de final da Copa do Mundo de 2018, quando Brasil x México marcou 56 pontos no Rio de Janeiro. Excluindo os jogos da seleção, foi a maior audiência em 15 anos, desde que o Flamengo disputou a final da Copa do Brasil contra o Santo André (53 pontos), em 2004.
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