sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Pela 2ª vez na história, Flamengo vence a uma equipe da Liga de Desenvolvimento da NBA


A 1ª vez foi em 15/02/2019: relembre aqui. 90 x 58 no Austin Spurs no Rio de Janeiro, equipe ligada ao San Antonio Spurs.

Desta vez jogando no Cairo, no Egito, o Flamengo venceu ao Lakeland Magic por 94 x 71, equipe ligada ao Orlando Magic.

O Flamengo ao chegar ao Egito teve um desfalque de última hora importantíssimo, pois o ala norte-americano Brandon Robinson, principal pontuador da equipe na Liga Nacional, testou positivo para o coronavírus e foi obrigado a ser mantido em quarentena. 


O técnico Gustavo de Conti mandou para a quadra um quinteto inicial com Yago Mateus, Dar Tucker, Rafael Mineiro, Olivinha e JP Batista. O jogo válido pela semi-final da Copa Intercontinental se iniciou agitado. O Lakeland abriu o jogo com uma bola de três, mas isso não assustou o time rubro-negro, que no ataque seguinte respondeu na mesma moeda com Yago Mateus. Após ver o adversário fazer mais dois pontos, o "Monstrinho" Yago meteu mais uma de três. Em boa atuação nos garrafões ofensivo e defensivo, em especial de Olivinha, o Flamengo manteve o Magic em seu alcance até passar a frente, em novo arremesso de três de Yago para marcar 11 x 10, tendo o armador marcado nove dos onze pontos do Flamengo até então. A partir de então, o time rubro-negro deslanchou e disparou no placar que parou em 27 x 19 no fim do primeiro quarto.


No segundo quarto, o time do Flamengo começou a todo vapor. O time do Lakeland conseguiu converter bons pontos com bolas de Janis Timma e Jeff Dowtin, mas os rubro-negros estavam com os arremessos de três calibrados e só aumentaram a vantagem. O time arrumou de vez a defesa, com direito a tocos espetaculares de Vítor Faverani, Rafael Mineiro e Dar Tucker dentro do garrafão. JP Batista também ajudou dominando os rebotes e marcando 12 pontos. O segundo quarto terminou em 51 x 35, com uma confortável vantagem de 16 pontos, que poderia ter terminado maior, caso a equipe houvesse marcado melhor e impedido um arremesso bem convertido de três pontos no estouro do cronômetro.


Com o arremesso calibrado, Yago Santos abriu o terceiro quarto com mais uma bola de três. O Flamengo, que antes estava com uma defesa individual, retornou para a defesa por zona. Com a mudança, o Lakeland aproveitou a confusão momentânea que se instalou no garrafão e converteu alguns pontos, diminuindo a vantagem, mas ainda sem ameaçar ao Flamengo, que mantinha sua vantagem na casa de 14 pontos.


Após um pedido de tempo do técnico Joe Barrer, o time do Magic voltou mais agitada e tentou correr atrás do prejuízo. Ameaçou encurtar a vantagem, mas o argentino Franco Balbi meteu uma linda bola de três que desconcertou novamente o time norte-americano. Destaque também para Vitor Faverani, que meteu uma brutal enterrada. No fim do quarto, vantagem do Flamengo por 70 x 54, com um jogo que parecia estar totalmente sob controle, com a vitória já consolidada.


Mas o Lakeland Magic iniciou o último quarto tentando se reerguer. Fizeram uma corrida de 6-0 no início período, diminuindo a vantagem para 10 pontos: 70 x 60. O técnico rubro-negro Gustavo De Conti então pediu tempo, e logo em seguida Dar Tucker converteu uma bola de três, rapidamente voltando com a dominância em vermelho e preto. O norte-americano naturalizado mexicano Luke Martínez voltou para a quadra e marcou duas lindas bolas de três pontos consecutivas, matando de vez qualquer chance de reação da equipe da G-League, Liga de Desenvolvimento da NBA. No fim, vitória do Flamengo por 94 x 71.


O grande destaque do time do Flamengo foi, mais uma vez, o jogo coletivo. Seis jogadores saíram de quadra com dois dígitos de pontuação, os armadores Yago e Balbi, os ala-armadores Martínez e Tucker, e os pivôs JP Batista e Faverani. Individualmente, o armador Franco Balbi emergiu do banco e conseguiu 17 pontos, 4 rebotes, 9 assistências e 25 de eficiência. Um desempenho extraordinário. O líder em pontuação do time, no entanto, foi Yago, com 18 pontos. Luke Martinez também foi grandioso, com 14 pontos, 3 rebotes, 4 assistências e um aproveitamento de 58% nas bolas de três pontos. Quem não apareceu nas estatísticas em destaque, mas também teve uma atuação defensivamente extraordinária foi Rafa Mineiro. Uma atuação coletiva de gala da equipe do Flamengo!

Pelo lado do Lakeland Magic, os grandes destaques também foram os armadores, Hassani Gravent com 16 pontos, 6 rebotes e 8 assistências, e Jeff Dowtin, que conseguiu 16 pontos, 5 rebotes e 3 assistências.



Semi-final da Copa Intercontinental 2022
FLAMENGO 94 x 71 LAKELAND MAGIC
11/02/2022 - Hassan Moustafa Sports Hall - Cairo, Egito
Parciais: 27 x 19 / 24 x 16 (51 x 35) / 19 x 19 (70 x 54) / 24 x 17 (94 x 71)
FLAMENGO: Yago Mateus (18), Luke Martinez (14), Dar Tucker (10), Alexandre Olivinha (7) e JP Batista (12). Téc: Gustavo De Conti. Banco: Franco Balbi (17), Matheus Leoni (--), Túlio da Silva (1), Rafael Rachel (--), Rafael Mineiro (3) e Vítor Faverani (12).
LAKELAND: Hassani Gravett (16), Jeff Dowtin (16), Janis Timma (6), Aleem Ford (9) e Jon Teske (2). Téc: Joe Barrer. Banco: Jaire Grayer (0), T.J. Hawks (4), Devin Cannady (9) e Jeremiah Tilmon (9).



Veja também a História Completa das 5 vezes em que o Flamengo enfrentou a franquias da NBA:












Nenhum comentário:

Postar um comentário