terça-feira, 2 de agosto de 2022

FLABASQUETE Temporada 2022/23 vai tomando forma!


A temporada 2021/22 terminou com o Vice-campeonato Brasileiro e a conquista da Copa Intercontinental, a segunda na história rubro-negra. Mas além do título do NBB, também escapou o Bi-campeonato da Liga das Américas em pleno Rio de Janeiro, sede da Fase Final. Logo, ficou um gosto de queria mais, ainda mais após o gigante esforço para reunir dois dos norte-americanos mais badalados dos últimos anos da Liga Argentina juntos, vestindo vermelho e preto.

A decisão foi reconstruir então os pilares do basquete rubro-negro para a temporada 2022/23. E o novo time já foi anunciado a partir da última semana de junho. O elenco foi bastante modificado, começando pela saída dos quatro estrangeiros da temporada passada. Mas chegaram vários reforços, dois que estavam na Seleção Brasileira nas Eliminatórias para o Mundial, e um trio de destacados argentinos. Será a primeira vez que o basquete rubro-negro terá três jogadores ao mesmo tempo importados da Argentina.

Seguem abaixo os anúncios oficiais feitos pelo Flamengo, com um breve resumo de quem é cada um, especialmente as peças novas, e com um comparativo de números frente aos que saíram e aos que chegaram, com uma avaliação qualitativa do que pode ser esperado deste time.


1º: Gustavo De Conti e Olivinha continuam na Gávea!

O treinador da Seleção Brasileira, Gustavo De Conti, continuará no Flamengo para disputar sua 5ª temporada pelo clube, o que lhe fará igualar-se a Miguel Ângelo da Luz em quantidade de temporadas comandando o basquete do Flamengo. A frente deles, só José Neto esteve mais temporadas comandando o banco de reservas na era de competições nacionais do Brasil, tendo estado 6 temporadas como técnico do Flamengo (nos tempos antigos, Togo Renan Soares, o Kanela, foi treinador rubro-negro por mais de uma década).

O grande desafio de Gustavinho e conseguir impor uma maior variação tática, já que a equipe na última temporada ficou absurdamente refém do jogo de perímetro, e seus chutes da linha dos três pontos. Espera-se que nesta temporada a equipe seja mais eficiente no jogo de infiltrações e dentro do garrafão.

E ele terá a companhia de Carlos Alexandre do Nascimento, o "Deus da Raça", o Olivinha. A temporada 2022-23 será a 15ª com a camisa do Flamengo e sua 11ª consecutiva vestindo o manto. Ele jogou suas três primeitas temporadas com a camisa do Flamengo em 2001-02, 2002-03 e 2003-04, tendo sido então vice-campeão brasileiro de 2004. Saiu e regressou ao clube para mais uma temporada em vermelho e preto, a de 2006-07. Após acumular 4 temporadas na Gávea, regressou ao clube para a temporada 2012-13 do NBB onde está desde então, tendo sido 6 vezes campeão brasileiro, 2 vezes campeão das Américas e 2 vezes campeão mundial.



2. Os jogadores de Seleção Brasileira continuarim, mas Yago se foi

A intenção era que os dois jogadores do elenco rubro-negro que estiverem presentes nas últimas convocações da Seleção Brasileira para os jogos pelas Eliminatórias do Mundial seguissem para mais uma temporada na Gávea. O armador Yago Mateus Santos e o ala-pivô Rafael Mineiro tinham tido seus contratos renovador. Porém, o jovem Yago, o "Monstrinho", que iria para sua 3ª temporada no clube, aceitou oferta do Ulm, da Alemanha, onde atuará junto ao ex-rubro-negro Cristiano Felício, e exerceu a cláusula de desligamento frente a ofertas que chegassem da Europa. Já Rafael Mineiro alcançará uma marca importante na história do basquete do Flamengo, poir disputará sua 5ª temporada consecutiva e 7ª no total em vermelho e preto.


O Flamengo não perdeu tempo, e repôs a saída de Yago, a quem agradeceu pelos serviços prestados no clube, com a contratação do argentino José Vildoza, jogador convocado para disputar a Copa América de 2022 com a Seleção da Argentina. Sai o "Posição 1" da Seleção Brasileira e entra o da Seleção Argentina. Que reposição! Vildoza, após o sucesso com a camisa do San Lorenzo, jogou a última temporada pelo KK Cibona Zagreb, da Croácia. Reforço de peso para o FlaBasquete!



3. Tem dupla de Seleção Brasileira que chegou à Gávea
 
Para reforçar o basquete do Flamengo foram contratados dois jogadores que foram convocados na última temporada para vestir a camisa da Seleção Brasileira nas Eliminatórias para o Mundial. Chegam para reforçar ao FlaBasquete o ala-armador Gui Deodato e o ala-pivô Gabriel Jaú. Dois jogadores com forte relação com o basquetebol de Bauru, ainda que Gui Deodato tenha jogado a última temporada pelo Minas Tênis Clube, com quem foi carrasco rubro-negro nas eliminações do Flamengo para o Minas na semi-final do Super 8 e nas quartas de final da Liga dos Campeões das Américas, tendo sido campeão no Super 8. Já Jaú, jovem promessa do basquete brasileiro, viverá sua pimeira aventura longe do Bauru, onde se profissionalizou.

Na última temporada do NBB, Gui Deodato teve médias de 29,0 minutos, 13,6 pontos e 3 assistências por partida. Na teoria, ele chega para substituir a Brandon Robinson teve médias de 23,5 minutos e 11,9 pontos. Tem números melhores que o dele, assim como também numa comparação com Dar Tucker, médias de 20,3 minutos e 9,6 pontos, e Luke Martinez, com médias de 21,6 minutos e 8,0 pontos por partida na última temporada.

Já Gabriel Galvanini, mais conhecido no Brasil como Gabriel Jaú, na última temporada, sua 6ª seguida com a camisa de Bauru, teve médias de 32,8 minutos, 16,1 pontos e 7,5 rebotes por partida. Ele chega para subsituir ao veterano JP Batista. De cara, rejuvence ao elenco, já que JP tinha mais de 40 anos. Em números individuais, na última temporada JP Batista teve médias de 14,2 minutos, 7,6 pontos e 3,4 rebotes por partidas.

Ou seja, na comparação entre as estatísticas, tanto Gui Deodato quanto Gabriel Jaú chegam à Gávea com a expectativa de serem realmente reforços, capazes de fazer resultados melhores do que aqueles aos quais substituirão com a camisa do Flamengo.



4. Tem mais dois argentinos na Gávea

O elenco teve a baixa de Franco Balbi, que após 4 temporadas consecutivas vestindo a camiseta do Flamengo, regressou à Argentina e assinou contrato com o Boca Juniors. Para repor sua saída, o clube apostou na contratação de dois argentinos que são bem conhecidos para qualquer um que acompanhe de perto o basquete da América do Sul.

Será a terceira vez que o Flamengo contará com dois argentinos em seu elenco, e todas as vezes anteriores, isto implicou em resultados fabulosos. Na temporada 2014/15, o Flamengo contava com Nico Laprovittola e o campeão olímpico Walter Herrmann nas fantásticas conquistas da Copa Intercontinental de 2014, e do NBB 14/15. Na temporada 2020/21, o Flamengo contava com Franco Balbi e Luciano "Chuzito" González nas brilhantes conquistas da Liga dos Campeões das Américas de 2021 e do NBB 20/21. Espera-se com Nicolas "Penka" Aguirre e Martin "Loku" Cuello que histórias tão majestosas quanto estas se repitam.

Penka Aguirre tem um curriculum extremamente vitorioso. Foi Hexa Campeão Argentino consecutivo, com o Quimsa na temporada 2014/15, e cinco vezes seguidas com o San Lorenzo, nas temporadas 2015/16, 2016/17, 2017/18, 2018/19 e 2020/21. Também foi duas vezes Campeão da Liga das Américas com o San Lorenzo. Jogou a última temporada pelo Regatas de Corrientes, e agora chega à Gávea para substituir a Franco Balbi na armação.

Lá o Loku Cuello chega ao Rio de Janeiro com a faixa de campeão no peito, tendo faturado a Liga Argentina com o Instituto de Córdoba na temporada 2021/22, e tendo sido o grande nome da conquista, escolhido Jogador Mais Valioso (MVP) da Final contra o Quimsa. Ele foi adversário rubro-negro na Liga dos Campeões de 2020, quando o Flamengo ficou com o vice-campeonato. Nos dois duelos da 1ª fase, fez 25 e 21 pontos, dando bastante trabalho à defesa rubro-negra.



5. Tem muita força no garrafão rubro-negro

A força dentro da área pintada foi mantida e reforçada. Vítor Faverani continua para mais uma temporada na Gávea, a sua segunda no basquete brasileiro e com a camisa do Flamengo. E quem retorna ao clube após um ano defendendo Bauru é Rafael Hettsheimeir. Uma dupla de garrafão de muito respeito e muita história no baquete internacional: Faverani já vestiu as camisas de Boston Celtics, Valencia e Barcelona, e Hettsheimeir já vestiu a do Real Madrid. Que baita garrafão! Dois cincaços!




FlaBasquete 2022/23

1. José Vildoza - Penka Aguirre
2. Gui Deodato
3. Martin Cuello - Rafael Rachel
4. Rafael Mineiro - Olivinha - Gabriel Jaú
5. Rafael Hetsheimeir - Vítor Faverani




TEMPO DE DESPEDIDAS

O Flamengo também deixou seu "Muito Obrigado" a jogadores que escreveram bonitas histórias em vermelho e preto com o FlaBasquete. Tempo de despedida para Franco Balbi e JP Batista.

O armador argentino Balbi, "El Mago", disputou 4 temporadas com a camisa rubro-negra, tendo se tornado o argentino que por mais tempo vestiu a camisa rubro-negra na história do basquete do clube. Com o Flamengo, ele foi duas vezes Campeão do NBB, foi Campeão da Liga dos Campeões das Américas e foi Campeão Intercontinental.

O veterano pivô pernambucano JP Batista, já com 40 anos, também deixa o Flamengo após sua 4ª temporada vestindo rubro-negro. JP havia disputado as temporadas 2015/16, 2016/17 e 2017/18, Campeão do NBB na primeira delas, e voltou ao clube para a temporada 2021/22, na qual se sagrou Campeão Intercontinental. Na sua belíssima carreira no basquete, foi um dos brasileiros de maior destaque na história na NCAA, nos EUA, onde se destacou pela tradicional Universidade de Gonzaga entre 2004 e 2006, e foi um dos brasileiros que mais se destacou no basquete europeu na história, tendo jogado 9 temporadas na Europa, uma na Lituânia, uma na Letônia e oito na França. A camisa do Flamengo foi a segunda que mais defendeu na carreira, atrás apenas da francesa do Le Mans.




Nenhum comentário:

Postar um comentário