VISÃO
Ser o maior e melhor time de futebol das Américas e estar entre os 10 maiores do mundo; ser o melhor clube social e esportivo do Rio de Janeiro e o principal formador de atletas olímpicos no Brasil
VALORES
Tudo pelo Flamengo. Nada do Flamengo.
• Profissionalismo: a base que garante a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo do clube. No cenário competitivo do esporte moderno, a gestão eficiente e profissionalizada é essencial para maximizar receitas, otimizar recursos e manter a alta performance tanto
dentro quanto fora de campo.
• Integridade e transparência: fazer as coisas de forma certa, evitando retrocessos, apostando em gestão e governança profissional, com gente reconhecidamente competente, comprometida com a governança e as boas práticas de gestão corporativa. Transparência nos atos, processos, contratos e pagamentos.
• Responsabilidade: manutenção de austeridade e seriedade da gestão financeira, fiscal, social, jurídica e institucional, especialmente no que tange aos níveis de endividamento, nos investimentos e na prestação de contas de quaisquer iniciativas que impactem nas finanças, na imagem ou na estratégia do clube. Responsabilidade em relação à inclusão social.
• Independência: o Flamengo é de TODOS, É multirracial, cultural e social. Caminhar com as próprias pernas, ser sustentável no patrimônio e na gestão financeira. Flamengo jamais terá sócio ou será vendido. Não à SAF!
• Respeito: preservaremos a instituição, suas tradições, seus símbolos e o seu papel de inclusão social por meio do esporte e da convivência social. Seremos os guardiões do respeito aos ídolos e aos ex-dirigentes, aos sócios, aos conselheiros e aos poderes estatutários do clube. À torcida - nosso maior patrimônio. Aos nossos adversários e parceiros comerciais.
• Comprometimento: com o mantra de gestão “Não basta ter talento, há que se ter fome de seguir no topo", em todos os campos de atuação do clube”.
PILARES DE GESTÃO
• Torcida: Casados com a nossa TORCIDA, nossa ÚNICA SÓCIA, sendo celebrada e respeitada em qualquer lugar do planeta. Colocar o torcedor no centro das decisões de marketing, relacionamento, comunicação e desenvolvimento de produtos. Isso significa criar conteúdo e experiências personalizadas. Significa tratar a TORCIDA com carinho e como parte do espetáculo onde quer que ela esteja.
• Gestão profissional: Administrar de forma eficiente, eficaz e baseada em boas práticas e princípios de governança. Isso envolve a aplicação de conhecimentos especializados, planejamento estratégico e execução rigorosa para alcançar os objetivos estabelecidos. Inclusive, destacamos que vamos desenvolver o novo estádio a partir desses princípios.
• Gente: "Craque a gente faz em casa", e isso vale tanto para dentro quanto para fora do campo. Vamos fortalecer o futebol de base, o futebol feminino, o remo e os esportes olímpicos. E deixamos claro: nosso compromisso vai além da formação de grandes jogadores. Teremos foco também em desenvolvimento de nossos dirigentes e funcionários. Contaremos com profissionais de ponta em todas as áreas, promovendo uma cultura de excelência e aprendizado contínuo. E investindo em capacitação, treinamento e desenvolvimento de lideranças, garantindo que nossa equipe esteja sempre preparada para enfrentar os desafios.
• Digitalização: Transformar as relações do clube desde a interação com os sócios até a gestão interna por meio da integração de tecnologias digitais. Adotar a tecnologia como o caminho para nos tornarmos cada vez mais relevantes e impactantes como uma instituição esportiva de ponta, aplicando inteligência artificial e outras inovações para fortalecer nossa posição no cenário global.
• Modernização: Propor a modernização do Estatuto do Flamengo. Garantir que o clube disponha das melhores condições para treinamento, desenvolvimento de atletas e atendimento aos sócios, proporcionando uma experiência de classe mundial para todos os envolvidos.
• Governança: Profissionalizar e modernizar por meio do reequilíbrio entre poderes, conselhos e a presidência, adotando padrões de alçadas de decisão sem concentrar poder em apenas uma pessoa.
11 ÁREAS ESTRATÉGICAS PARA A GESTÃO 2025-2027:
1. GOVERNANÇA
PROFISSIONALIZAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E INDEPENDÊNCIA
Priorizamos a profissionalização, modernização, transparência, trabalho em equipe e independência em todas as nossas ações, construindo um legado duradouro para o clube
2. CLUBE SOCIAL
O MELHOR CLUBE SOCIOESPORTIVO DO RJ ATÉ 2030
Nosso objetivo é tornar o Flamengo o melhor clube socioesportivo do Rio de Janeiro até 2030, oferecendo uma infraestrutura de excelência para todos os associados
3. REMO
RESGATAR A VISIBILIDADE DO REMO COMO O ESPORTE ICÔNICO DO RIO
Honramos nossa tradição desde 1895, continuando a investir e promover essa modalidade que é a raiz do nosso clube
4. ESPORTES OLÍMPICOS
UM DOS MAIORES FORMADORES DE ATLETAS OLÍMPICOS
Estamos comprometidos em ser um dos maiores formadores de atletas olímpicos do país, contribuindo para o esporte nacional e para o legado do Flamengo
5. FUTEBOL
HEGEMÔNICO NAS AMÉRICAS
Flamengo, hegemônico nas Américas!
6. PATRIMÔNIO
PROTEÇÃO, VALORIZAÇÃO E CRESCIMENTO
Nosso foco está na proteção, valorização e crescimento do patrimônio do clube, garantindo que o Flamengo continue a ser um gigante também fora das quatro linhas
7. RELAÇÕES EXTERNAS
LIDERAR PELO EXEMPLO
Vamos liderar pelo exemplo, estabelecendo padrões de excelência em todas as nossas interações e parcerias
8. RESPONSABILIDADE SOCIAL
REFERÊNCIA NA LUTA CONTRA O RACISMO
Engajamento na luta contra o racismo usando nossa plataforma para promover a igualdade e a justiça social
9. MARKETING
NOSSO MAIOR GERADOR DE NEGÓCIOS
O marketing será nosso maior gerador de negócios, com foco na monetização da nossa marca, explorando novas oportunidades e expandindo a marca Flamengo globalmente
10. TECNOLOGIA & INOVAÇÃO
BASE PARA A INDEPENDÊNCIA E HEGEMONIA NOS ESPORTES
A tecnologia e a inovação serão a base para nossa independência e hegemonia nos esportes, garantindo que o Flamengo esteja sempre à frente
11. FINANÇAS
MANTER E PROTEGER A ESTABILIDADE FINANCEIRA INICIADA EM 2013
Decisões esportivas e estratégicas do clube alinhadas para que nunca haja retrocesso da estabilidade financeira
Para cada área estratégica, o Plano de Jogo:
1) GOVERNANÇA: PROFISSIONALIZAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E INDEPENDÊNCIA
ESTATUTO: propor uma Reforma Estatutária que enderece:
• Modernização institucional com o reequilíbrio entre poderes, conselhos e a presidência.
• Padrões de alçadas de decisão sem concentrar poder em apenas uma pessoa.
• Adoção de práticas modernas:
▪ Permitir acesso e votação remota às sessões e votações a distância sob estrito controle e identificação de cada conselheiro.
▪ Disponibilizar materiais on-line de contratos e pareceres aos membros dos conselhos (com as devidas proteções), visando manter a necessária confidencialidade dos documentos.
▪ Realizar votações 100% SECRETAS, visando evitar constrangimentos e perseguições aos sócios.
CONSELHO DIRETOR: reformar o Conselho Diretor.
• O conselho deve ter uma atuação mais ampla e estratégica.
• Redirecionar atuação dos membros do conselho “para fora”, atuando como embaixadores do clube junto aos órgãos públicos e entidades privadas em geral.
• Modelo de gestão do conselho: realizar reuniões quinzenais.
MENTORIA: formar os dirigentes do futuro.
• Criar programa de mentoria: Programa de Formação de Dirigentes do Futuro por meio de mentorias dos mais experientes junto aos mais jovens (35-45 anos).
COMPLIANCE: implantar práticas e gestão atuante.
• Implementação de um comitê de conduta e integridade em uma estrutura separada da gestão, garantindo independência, autonomia, podendo ter representantes de cada um dos poderes, coordenado por membro independente, um profissional contratado.
• Implementar e dar ampla divulgação do Código de Conduta.
• Fomentar workshops e treinamentos sobre práticas de compliance.
• Implementar um canal de denúncia profissional por empresa especializada: um canal seguro, independente e autônomo para recebimento de relatos.
• Implementar regras para garantir a total desvinculação do clube com as agendas políticopartidárias de seus sócios e, sobretudo, dirigentes.
• Vedar de forma expressa a utilização da infraestrutura do clube em ano eleitoral: área física, recursos financeiros e dados de sócios (mailing).
2) CLUBE SOCIAL: O MELHOR CLUBE SOCIOESPORTIVO DO RJ ATÉ 2030
FOCO NO CLIENTE: o clube para o sócio
• Implementar com tecnologia e digitalização os processos do clube para o sócio na palma da sua mão, por exemplo, app com informações, reservas e pagamentos, entre outros.
• Implantar um plano diretor da sede social para os próximos 10 anos com ampla análise das prioridades de reformas por meio de pesquisas com os sócios e benchmarks com clubes sociais de destaque no Brasil.
• Expandir as áreas de atividades esportivas, tais como o novo ginásio, novas áreas para judô, novos campos de futebol, novas quadras de tênis, abertura de novas vagas/espaços para escolinhas, entre outras.
• Criar a gerência social com o objetivo de manter a atenção 24/7 na excelência da gestão operacional.
PROJETOS SOCIAIS: reforçar os projetos sociais.
• Apoio às ações atuais de projetos sociais, abraçando, contudo, causas mais amplas como o combate ao racismo e a todas as formas de preconceito.
GRUPOS DE TRABALHO: criar grupos de trabalho com envolvimento dos sócios.
• Criar GTs permanentes com sócios para avaliar propostas, mudanças, planos de modernização e priorização de reformas.
INFRAESTRUTURA: modernizar a infraestrutura.
• Dar continuidade aos investimentos em curso, manter as melhorias realizadas; contudo, focar em obras que gerem valor e bem-estar dos associados (por exemplo, criar espaços para a guarda de pertences). Avaliar a modernização de novos espaços, por exemplo, rcondicionado nos banheiros e expansão dos vestiários.
EVENTOS: ampliar os eventos.
• Estimular a expansão de eventos sociais na sede, incluindo torneios com patrocínios (ex: tênis, natação etc).
• Criar o calendário anual de eventos sociais do CRF.
MASTERS: valorizar os masters.
• Implantar centros de custos dedicados aos esportes master, visando dar foco, atenção e possibilidade de captação de recursos via leis de incentivo, desde que com a devida proteção legal do clube (termos de renúncia e entendimento dos limites de responsabilidades.
• Criar a Gerência Amadora de Esportes Master, visando atender as demandas e uniformizar procedimentos no clube.
TÊNIS
• Orçamento e centro de custos dedicado.
• Apoio para a participação de torneios interclubes.
• Melhoria e expansão da infraestrutura atual de acordo com demandas e prioridades estabelecidas entre representantes do esporte e a diretoria de EEOOs.
3) REMO: RESGATAR A VISIBILIDADE DO REMO COMO O ESPORTE ICÔNICO DO RIO
CONSELHO DE LAUREADOS: criar o Conselho de Laureados.
• O remo é a raiz do Clube de Regatas do Flamengo e desempenha um papel vital na sua identidade. A criação do Conselho Consultivo do Remo é um passo crucial para honrar essa tradição, ao mesmo tempo em que se moderniza e se prepara para os desafios do futuro. Esse conselho não apenas garantirá a excelência competitiva, mas também promoverá um ambiente psicológico de alto rendimento, compatível com a história do clube. Com a participação ativa de sócios laureados e grandes campeões, temos a oportunidade e a obrigação de construir alicerces que farão do remo do Flamengo e do Brasil um movimento vibrante e dinâmico, refletindo a grandeza e a paixão que sempre caracterizaram
o clube.
REPOSICIONAMENTO: reposicionar e gerar desejo.
• Atuar no resgate do glamour que o remo já teve, gerando desejo nos jovens de praticarem um esporte que é completo, saudável e sustentável, valorizando a Lagoa, um ativo da Cidade do Rio de Janeiro.
INFRAESTRUTURA: evoluir a infraestrutura.
• Avaliar com especialistas e com o Conselho de Laureados, e investir na evolução de equipamentos e infraestrutura do CRF aos melhores níveis existentes na América do Sul.
EXCELÊNCIA: remadores de alto rendimento.
• Implementar programas de formação de remadores de alto rendimento por meio de polos oficiais do clube pelo país, buscando a produção de remadores fisiologicamente capazes de representar o clube com um nível esportivo compatível com o tamanho da nossa entidade e com os grandes investimentos realizados nos últimos anos, e que tem um custo-benefício muito abaixo do minimamente esperado.
4) ESPORTES OLÍMPICOS: UM DOS MAIORES FORMADORES DE ATLETAS OLÍMPICOS
ESTRATÉGIA: estruturar um plano estratégico para os esportes olímpicos.
• Com atividades esportivas sempre balanceadas com o compartilhamento de atividades sociais.
• Com planos de ação de formação, desenvolvimento e performance para cada área de modalidade esportiva, com metas aprovadas junto à diretoria de EEOOs.
ATLETAS: investir em atletas de alta performance.
• Desenvolver planejamento e investimento para sermos um dos três maiores fornecedores de atletas do país para os Jogos Olímpicos de 2028.
• Criar processos estruturados para a aceitação seletiva de atletas com talento e performance comprovada pelo corpo técnico do clube, integrando com critérios mínimos para aceitação de atletas em cada categoria no clube (índices do COB).
RECURSOS: buscar mais recursos.
• Expandir parcerias com empresas privadas por meio de incentivos fiscais e patrocínios.
• Anjo da Guarda: estímulo ao crescimento de captação buscando segmentos inexplorados (parcerias de captação).
• Criação de gerência de captação exclusiva dedicada. Contratação de mais dois especialistas em projetos incentivados visando DOBRAR anualmente o volume de recursos hoje conquistados.
• Orçamento e centros de custos dedicados a cada área de pratica esportiva, baseados em planejamento, metas e projetos apresentados e consensados com a diretoria de EEOOs.
• Captação de patrocínios tradicionais (dinheiro “bom”), além das verbas incentivadas.
INFRAESTRUTURA: ampliar a infraestrutura.
• Utilização de maneira sustentável de todo o legado dos parques olímpicos Rio 2016 da cidade, no intuito de alavancar mais infraestrutura para as modalidades e liberar áreas para que o Fla Gávea busque otimizar os espaços comportando as demandas de sócios e escolinhas.
• Projeto Sempre Flamengo: Abertura de pólos fora da Gávea para a prática esportiva de crianças e adolescentes, combinada com a realização de trabalho social e captação de patrocínios.
5) FUTEBOL: HEGEMÔNICO NAS AMÉRICAS
PROFISSIONALIZAÇÃO: profissionalização total do departamento de futebol.
• Definir metas financeiras e esportivas, regras de conduta, princípios de análise da área de Inteligência, avaliação de contratações e planejamento, acompanhamento da performance de cada área do futebol (profissional e base), entre outros.
• Contratar um diretor técnico profissional para cuidar de toda a estrutura profissional adulta e da base.
• Avaliar a possibilidade de criação de área para absorver as experiências positivas e criar memória e histórico sistemático das melhores práticas. Essa área se reporta ao diretor técnico exclusivamente para esse fim.
• Estruturar um processo de captação de atletas para base e profissionais independente de quem negocia, evitando conflito de interesses (ex: quem faz a prova não corrige…)
• Reorganizar e ampliar o scout: base e profissional trabalhando de forma unificada.
• Implementar o acompanhamento psicológico permanente.
• Criação do cargo de chefe de recrutamento do clube e toda a estrutura associada em um padrão mundial de recursos humanos e ferramentas de tecnologia necessárias para a atividade.
• Fortalecer o futebol feminino.
METAS: ter metas claras e que estimulem a performance.
• Estabelecer metas qualitativas e quantitativas para todas as áreas/departamento.
• Estruturar modelo de remuneração variável agressiva (pontos, minutagem e títulos).
• Eventual participação dos atletas nos novos negócios gerados pelo marketing do clube (ex.: Real Madrid).
INTELIGÊNCIA: investir em inteligência.
• Ter controle e gestão da inteligência sempre próprios, como forma de realizarmos a nossa missão: "vencer, vencer, vencer”.
• Criar o Núcleo de Gestão de Informações com estatísticos, tecnólogos e engenheiros de
computação.
• Buscar de forma permanente o que existe de mais moderno no mundo esportivo para além
das fronteiras do futebol, visando suportar o processo de evolução contínua desejado (ex:
Inteligência Artificial).
JURÍDICO: aprimorar o jurídico associado ao futebol.
• Elaboração de contratos respeitando quatro aspectos estratégicos, a saber:
▪ Cláusulas comuns a todos os atletas contendo os princípios de conduta esperada e penalidades.
▪ Cláusulas sobre remunerações, fixas e variáveis.
▪ Cláusulas claras sobre rescisão, minimizando o risco de passivos futuros.
▪ Cláusulas sobre exploração dos direitos de imagem visando modernizar as relações com os atletas e buscar ampliar o escopo de atuação comercial e evitar conflitos de patrocínio (monetização conjunta das redes sociais dos atletas).
BASE: aumentar os investimentos em base.
• Fortalecer da base do Flamengo. O objetivo primordial é formar atletas excepcionais para o time principal.
• Ter uma equipe de captação qualificada e ampliada. Os melhores atletas devem jogar no CRF e, para isso, serem identificados cedo no seu desenvolvimento.
• Reforçar o desenvolvimento dos atletas. Possibilitar o acompanhamento por profissionais especializados na formação dos atletas a partir dos 13 anos (acadêmica, moral, comportamental, física e psicológica).
RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL: implementar a impessoalidade: "Nada, nem ninguém é maior do que o Flamengo".
• Criar a gerência institucional com o objetivo de manter, explicar, contextualizar as tradições do clube para todos os funcionários e atletas, permanentemente.
• Criar a cartilha de princípios dos profissionais rubro-negros (aprovação pelo CoDi), sob responsabilidade dessa gerência institucional.
• Adotar a cartilha como parte do contrato de trabalho para todos os profissionais que servirem ao CRF: seriedade, respeito, dedicação, profissionalismo, pontualidade, comportamento dentro e fora de campo, especialmente no trato com a torcida. Multas em casos de descumprimento.
• Acompanhar, atuar e representar nossa instituição junto às federações, confederações, demais clubes, órgãos públicos que porventura tenhamos relacionamento.
PLANEJAMENTO: profissionalização ampla, geral e irrestrita.
• Queremos ganhar tudo, então devemos ter os melhores profissionais do mercado.
• Queremos ser campeões do mundo.
• Planejamento detalhado como forma de minimizar eventos não controláveis como convocações, contusões, janelas de transferências. Ex.: Mundial de 2023, Copa América 2024, Mundial de Clubes de 2025.
6) PATRIMÔNIO: PROTEÇÃO, VALORIZAÇÃO E CRESCIMENTO
MARACANÃ: manter o Maracanã sustentável e rentável.
• Manter com excelência a concessão de 20 anos do Estádio do Maracanã, com a gestão compartilhada com o Fluminense.
• Melhoria da margem operacional do estádio para 50%. Margem essa que hoje é a pior do Brasil.
• Exploração dos espaços do complexo visando melhorar a experiência dos torcedores especialmente no matchday (estacionamento, acesso, serviços).
ESTÁDIO PRÓPRIO: sólido planejamento financeiro para garantir performance esportiva e independência. Não à SAF.
• Definir os princípios basilares do projeto financeiro do novo estádio: sem comprometimento da performance esportiva; e sem nenhum risco de comprometimento de nossa independência (não à SAF).
• Criar um grupo de trabalho com dedicação exclusiva para a preparação dos projetos e construção do estádio, formado por profissionais com experiência comprovada em projetos dessa natureza.
o Parâmetros:
o Estimativa de custo total mínimo: R$ 2,5 bi.
▪ Custo mínimo de aquisição do terreno: R$ 138 mi.
▪ Investimentos mínimo em infraestrutura do entorno: R$ 62 mi.
▪ Investimento na capacidade: 70 mil lugares, R$ 30 mil cada = R$ 2,1 bi.
▪ Contingência mínima em outras despesas diversas (ex.: projetos e licenças): R$ 200 mi.
o Planejar o Funding para a construção conforme obrigações assumidas em função do leilão de desapropriação do terreno do gasômetro.
▪ Aumento gradual em 6 anos de 50% das receitas totais de R$ 1,4 bi para R$ 2,1 bi.
▪ Aumento gradual em 6 anos do EBITDA de 22% para 31%, atingindo R$ 2,9 bi (de 2025 a 2030), gerando recursos incrementais da ordem de R$ 1,1 bi.
▪ Outros recursos aventados: R$ 700 mi (avaliação real dessas possibilidades).
▪ Endividamento potencial limitado a 30% do faturamento do clube.
Dependendo da não consecução dos objetivos financeiros acima citados, não superiores a R$ 700 mi (2027 a 2030).
ESTÁDIO PRÓPRIO - PROJETOS: criar equipe para executar e fiscalizar os projetos técnicos associados ao estádio próprio.
As características do estádio são:
• Setores populares
• Estilo Caldeirão
• Acústica intimidadora
• Acessibilidade
• Capacidade: 70 mil pessoas
A premissa para uma decisão técnica da proposta e projeto do Estádio do Flamengo em uma região de altíssima sensibilidade do Rio de Janeiro é fundamental na obtenção de dados e premissas básicas de arquitetura, construção e operação que ainda não foram desenvolvidos ou não foram compartilhados. Elencamos alguns dados fundamentais aqui, mas não nos limitamos a esses somente:
1) Cronograma macro de projeto
a) Prazo de elaboração do projeto de arquitetura e demais projetos complementares.
b) Prazo de elaboração do orçamento de obra.
c) Cronograma físico-financeiro de obra.
d) Prazos de obtenção de licenças de instalação, obra, alvarás e demais licenças.
e) Definição das datas macro de entrega e todas as atividades precedentes.
f) Cronograma de implementação da entidade gestora do estádio com histograma e plano
de contratações.
g) Prazos de desenvolvimento do Plano Operacional do Estádio.
2) Quanto à segurança das pessoas e fluxos das multidões
Para mínima análise do projeto, é fundamental um entendimento do plano de gestão de fluxos e multidões, sendo eles:
a) Plano de Mobilidade - ainda que de forma macro, é fundamental o entendimento da estratégia de ingresso dos espectadores desde os pontos de desembarque do transporte público, estacionamentos e demais áreas de origem da multidão.
b) Plano de fluxos internos - definição de capacidade do estádio com divisão mínima por grupos de clientes, espectadores, torcida visitante, imprensa, rádio e televisão, camarotes, áreas de hospitalidade, entre outros.
c) Plano macro de segurança do estádio e do jogo: estratégia de gestão de segurança, integração de sistemas de monitoramento, combate a incêndio, gestão central de segurança, integração com forças públicas de segurança, espaços de acomodação das forças de segurança.
d) Programa de estacionamento,
e) Estratégia de segurança antiterror desde sua concepção estrutural, pontos centrais de colapso estrutural (single points of structural failure) por ataques de bomba e demais ameaças.
3) Quanto ao programa de espaços e fluxos de jogo (operação de Match Day):
É fundamental o entendimento do programa de arquitetura do estádio e o atendimento às necessidades para competição de alto padrão, acessos, plano de câmeras, programa de fluxos de jogo e manutenção do campo. É fundamental garantir um equipamento que atenda a todas as exigências de regulamento de jogo com excelência.
4) Programa de espaços e atividades do estádio em regime de “Non Match Day”: O estádio não pode funcionar somente nos dias de jogos. Qualquer estádio precisa de um programa de atividades em dia sem jogos, por exemplo: museu, restaurantes, bares, escritórios de coworking, demais atividades culturais, espaço para festas infantis, entre outros.
5) Descontaminação do terreno.
O terreno abrigou um gasômetro por décadas, onde eram produzidos gases a partir de substâncias químicas, aumentando o risco de contaminação do solo. É fundamental realizar análises detalhadas do solo para identificar a extensão da contaminação e definir as medidas de remediação adequadas.
É crucial que o Flamengo e as autoridades competentes adotem todas as medidas necessárias para garantir a descontaminação do terreno e a proteção do meio ambiente e da saúde da população.
CT: AMPLIAR E MODERNIZAR O NINHO DO URUBU
• Dar prosseguimento ao processo de expansão e desenvolvimento de nossa infraestrutura, com vistas a suportar nossas ambiciosas metas esportivas.
MUSEU DO FLAMENGO: valorizar o Museu do Flamengo buscando ser um dos pontos turísticos relevantes do Rio.
• Avaliar oportunidades adicionais para o Museu do Flamengo ter ainda mais destaque, sendo no futuro um dos cinco pontos turísticos mais importantes do RJ.
7 ) RELAÇÕES EXTERNAS: LIDERAR PELO EXEMPLO
• Liderar pelo exemplo dentro e fora de campo. Aproximação e aprofundamento das relações
com os demais clubes, federações e confederações TODOS OS DIAS, em busca da defesa dos interesses do Flamengo e do futebol brasileiro, resgatando sua relevância e importância (“crescimento do bolo”).
• Atuar de forma respeitosa e independente com os órgãos públicos, com os órgãos do desporto (federações e confederações), tribunais judiciários e desportivos, e com parceiros comerciais do clube.
8) RESPONSABILIDADE SOCIAL: REFERÊNCIA NA LUTA CONTRA O RACISMO
DIRETRIZES: definir diretrizes claras para a Responsabilidade Social
• Dar continuidade e apoio total à atual Política de Responsabilidade Social do Flamengo, com a manutenção das quatro linhas de trabalho, quais sejam: Educação, Inclusão Social, Saúde e Qualidade de Vida/Sustentabilidade voltadas aos públicos oriundos de contextos de vulnerabilidade.
• Fazer do Flamengo uma referência nacional da bandeira antirracismo, criando tanto uma política interna quanto campanhas de divulgação e educação com a participação de atletas do Flamengo e uma atuação abrangente, que deve incluir escolas da rede pública e privada.
• Criar de um programa de captação específica para a área de Responsabilidade Social, possibilitando a expansão de projetos e gerando um impacto social ainda maior. Atualmente, a captação do departamento de Responsabilidade Social está restrito a um único projeto incentivado (“Jogaremos Juntos”), que utiliza o programa federal da “Lei de Incentivo aos Esportes”. Podemos expandir e utilizar programas na área de cultura, assim como buscar captação também de programas estaduais e municipais.
• Engajar os atletas do futebol e esportes olímpicos do Flamengo nas ações da Responsabilidade Social.
• Lutar contra homofobia e desigualdade social.
PROJETOS: ampliar os projetos de Responsabilidade Social
• Intensificar os projetos, programas e ações atualmente em curso:
▪ Projetos de Educação: Jogaremos Juntos; Passe Perfeito (metodologia Raça, Amor e Paixão); Futuro da Nação; Fla Comunica; ProgramAção; Vem ler! Vem ler! Vem ler!
▪ Projetos de Sustentabilidade: Recicla Nação (com mais de 53 toneladas de resíduos plásticos reciclados e impacto social para mais de 5.000 pessoas), Pé de Gol (2.000+ árvores plantadas, 1 gol do Flamengo = 10 árvores!) e Parceria “Óleo no Ponto” (reaproveitamento de óleo de cozinha usado para confecção de produtos de limpeza, com geração de trabalho e renda para mulheres da Rocinha).
▪ Projetos de Inclusão Social: Ombro a Ombro; Nação no Maraca; De Virada; Combate ao Racismo; Inclusão Rubro-Negra; e Campanha de Combate à Pobreza Menstrual.
▪ Projetos de Saúde e Qualidade de Vida: campanha Sangue Rubro-Negro; campanha Agosto Dourado; campanha Setembro Amarelo; campanha Outubro Rosa; campanha Novembro Azul e Acesso à Água Tratada.
▪ Campanha SOS Nação (exemplos: apoio às vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul, apoio às vítimas das chuvas do estado do Rio de Janeiro, apoio às vítimas das chuvas na Bahia, apoio às vítimas das chuvas de Petrópolis, apoio às vítimas das chuvas de Pernambuco).
• Trazer a Nação ao Maraca! Manutenção das disponibilizações de ingressos para jogos do Flamengo no Maracanã nos Campeonatos Carioca, Brasileiro e sempre que houver disponibilidade. Atualmente, o quantitativo base é 350 ingressos por partida.
9) MARKETING: NOSSO MAIOR GERADOR DE NEGÓCIOS
SÓCIO-TORCEDOR: reformular o conceito do programa Sócio-Torcedor.
• Mudar o conceito: de uma plataforma de vendas para uma plataforma ampla de relacionamento com nossos clientes (STs, torcedores, sócios do clube).
• Agregação de valor por meio de descontos na aquisição de produtos licenciados ou “CoBranded” desenvolvidos pelo clube.
• Melhor experiência do usuário por meio de simplicidade, agilidade e facilidade de interação (100% digital).
• Comprar a carga de ingressos como visitantes para vendermos em nosso site, de forma a atendermos nossos sócios-torcedores e torcedores locais.
• Criar a Gerência de Relacionamento com nossos stakeholders (sócios do clube, esportes em geral, torcida e STs).
• Avaliar a possibilidade de criação de uma categoria popular.
NOVOS NEGÓCIOS: investir na geração de Novos Negócios.
• Expandir as fronteiras comerciais do clube por meio de novas tecnologias, buscando novas oportunidades de negócios, além de patrocínios convencionais e licenciamentos básicos.
• Criar marca própria para exploração dos direitos renegociados com a Adidas, mas jamais explorados.
• Fomentar parcerias estratégicas com marcas selecionadas por meio de Collabs/CoBranding em vez de Licensing apenas.
• Flamengo como a "Disney" dos esportes nacionais. Criação de conteúdo audiovisual esportivo casado com o departamento de futebol, remo e demais esportes. Baseado no dia a dia, como gerador de engajamento e monetização de nossas redes sociais.
• Buscar parceiro estratégico para transmissão de nossos jogos fora do país por meio do sinal limpo recebido pelo contrato de transmissão firmado com a Globo (internacionalização de nossa marca/acesso para os nossos torcedores ou fãs no exterior/mercado internacional).
• Ampliar o escopo do Programa de Consulados e Embaixadas buscando alinhamento comercial de interesses por meio da exploração de força de vendas para o clube, com parcerias comerciais comissionadas (opção).
• Melhorar os serviços prestados no Match Day, tais como alimentação e bebidas (“iFood no Estádio”).
10) TECNOLOGIA & INOVAÇÃO: BASE PARA A INDEPENDÊNCIA E HEGEMONIA NOS ESPORTES
Incorporação de Inteligência Artificial e infraestrutura de dados
• Revisar a infraestrutura de sistemas e arquitetura de dados, incluindo o uso do SAP Hanna, RISE e outras tecnologias de processamento em nuvem.
• Utilizar dados e soluções de Inteligência Artificial para scouting, treinamento e fisiologia.
Troca de informações com equipes de ponta na Europa.
• Utilização de ferramentas de análise de desempenho, softwares de estatística e plataformas de monitoramento de atletas em tempo real.
Revolucionar o scouting do clube:
• Identificar novos talentos de forma mais precisa e eficiente com o uso de sistemas que analisam grandes volumes de dados sobre jogadores, acompanhando estatísticas detalhadas de partidas. Identificar padrões de jogo e comparar o desempenho de diferentes atletas.
Formar atletas: a tecnologia também apoia na formação dos atletas.
• Melhorar as plataformas de análise de desempenho que permitem identificar pontos fortes e fracos de cada jogador, personalizando os treinamentos e otimizando o desenvolvimento individual
Usar a IA no Flamengo
• Incorporar a Inteligência Artificial para garantir segurança e conformidade diante de novos elementos e ameaças, como ataques cibernéticos e a necessidade de conformidade com a LGPD.
Investimento em tecnologia corporativa
• Continuar a implementação do SAP e migrar dados para a nuvem, além de revisar e fortalecer a infraestrutura tecnológica para proteger contra ameaças cibernéticas e garantir conformidade com regulamentos.
11) FINANÇAS: MANTER E PROTEGER A ESTABILIDADE INICIADA EM 2013
• Manter a gestão dos recursos do clube em patamares de excelência.
• Continuar a zelar pela ética e pela transparência, zelar pela liquidez e solvência do clube, com total aderência orçamentária e rigidez no controle de despesas por centro de custo.
• Continuar a zelar pela eficiência na destinação de recursos e controle de margem de contribuição e na execução de planejamento financeiro e tributário eficazes, cumprindo todos os compromissos assumidos no PROFUT e com as outras entidades da sociedade e do futebol.
• Manter em dia todas as nossas obrigações para com nossos funcionários, assim como impostos e demais compromissos assumidos pelo clube, inclusive com relação às certidões negativas.
• Preparar o clube para os grandes investimentos com o novo estádio e para a adoção das novas tecnologias.
• Capacitar os sistemas de controle e gestão, em especial para investimentos de capital.
• Monitorar oportunidades de Project Finance que possam ser acionadas quando da demanda de recursos do estádio.
• Reforçar a equipe para suportar a maior complexidade de gestão.
• Apoiar o crescimento do poder econômico do Flamengo, inclusive para suportar o estádio próprio
▪ Aumento gradual em seis anos de 50% das receitas totais de R$ 1,4 bi para R$ 2,1 bi
▪ Aumento gradual em seis anos do EBITDA de 22% para 31%, atingindo R$ 2,9 bi (de 2025 a 2030), gerando recursos incrementais da ordem de R$ 1,1 bi.
ENTREVISTA DADA EM 30/10/2024 para o Canal Flow Sport Club, no Youtube:
Nenhum comentário:
Postar um comentário