O Programa de Sócio-Torcedor Nação Rubro-Negra completa seu 14º mês de aniversário sofrendo uma forte retração. Mas deve-se tom,ar cuidado com eventuais conclusões precipitadas. O futebol rubro-negro vive sua maior crise desde que atual gestão assumiu, isto naturalmente tem um peso de contribuição para forte queda de adesões em maio, mas este não é o motivo principal da retração.
Foi há exatos seis meses que o Programa Nação Rubro-Negra teve um boom de adesões para a aquisição de desconto no jogo final da Copa do Brasil, a maioria dos poucos mais de 20 mil que aderiram em novembro/2013 compraram o pacote de 6 meses, e o saldo líquido é que 4 mil dos 20 mil (20% portanto) não fizeram a reovação agora que seu prazo de seis meses foiencerrado. Esta retração expressiva em maio é fruto das desistências de sócios que aderiram por seis meses e decidiram não renovar.
Mas é fato que o programa convive com uma desaceleração, mesmo após o lançameo do pacote mais barato. Depois de uma largada forte, com 17,3 mil adesões no 1º mês, nos seis meses seguintes entraram 21,8 mil sócios. Nos dois últimos meses de 2013, com a final da Copa do Brasil, houve um incremento de 19,7 mil sócios. E nos cinco primeiros meses de 2014, o saldo é de 492 sócios a mais no acumulado dos cinco primeiros meses do ano. Com isto, nos últimos 7 meses, houve um acréscimo acumulado de 20,2 mil sócios.
Continua impressionante o desempenho do Cruzeiro, que se aproxima a passos largos do Flamengo e ameaça a 3ª posição rubro-negra no ranking de sócios-torcedores. É um caso a ser avaliado para se pensar em melhorias no modelo de atração de sócios-torcedores do Flamengo. Nos últimos dez meses, o Cruzeiro superou o Flamengo nove vezes, só no mês da final da Copa do Brasil, as adesões rubro-negras foram maiores. Naturalmente é consequência da excelente campanha que levou ao título de Campeão Brasileiro de 2013, mas os bons resultados perduram. É no mínimo um caso para fazer pensar na necessidade de investimentos especiais de alavancagem do Programa Nação Rubro-Negra. Uma grande contratação, capaz de mexer com a torcida, possibilitar chances reais de título no Campeonato Brasileiro, como aconteceu com Adriano, em 2009, deveriam ser avaliadas, mesmo diante do quadro de austeridade financeira atual. O Programa Nação Rubro-Negra está precisando tomar um choque de expansão!
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