domingo, 24 de agosto de 2014

Média de público do Flamengo no Maracanã já está entre as maiores do mundo

O Flamengo colocou mais de 40 mil pessoas no Maracanã numa quarta-feira a noite, mesmo estando próximo à Zona do Rebaixamento. A tendência pós-Copa está dada, como falei aqui uns dias atrás: Flamengo, enfim, acerta a mão na política de ingressos.

Publiquei antes análises aqui no blog: A torcida abandonou o Flamengo? e Análise de Preço de Jogos do Flamengo no Maracanã (ambos posts de 19 de abril), Há margem psara maximizar mais a receita no Maracanã (post de 25 de abril). Fui pessoalmente mostrar estas análises ao Bruno Spindel, então responsável pela política de preços no Marketing do Flamengo, e sem saber até que ponto minha opinião foi considerada, o que posso é ficar feliz pelo ajuste, pois o objetivo final sempre foi este: otimizar os resultados do Mengão! Quem tiver curiosidade sobre o assunto "maximização da receita com estádio", veja também outro post escrito aqui no blog: A mina de ouro no Estádio Mané Garrincha está desinflando.

Agora, a média de público do Flamengo no Maracanã já está entre as maiores do mundo. Segue abaixo matéria do Jornal Extra com os números:


O técnico Vanderlei Luxemburgo não cansa de se referir à torcida do Flamengo como um centroavante. Num momento de escassez de gols, vem mesmo da arquibancada a maior força da equipe. Responsáveis maiores pela reação rubro-negra, os torcedores já exibem números que impressionam. A média de 45.113 espectadores desde o clássico contra o Botafogo, quando teve início a mais nova lua de mel entre time e torcida, já supera a média do Campeonato Alemão, torneio de maior média do mundo, com 43.490 por partida.

Para não deixar essa sintonia se perder, o clube já decidiu que vai manter a promoção de ingressos no jogo contra o Grêmio, dia 6, no Maracanã, o próximo do time no Rio pelo Brasileiro. Mais do que as reuniões entre diretoria e organizadas, foram os valores mais baixos que impulsionaram a presença maciça nas partidas.

A diferença de público após a queda nos preços é gritante. Nos seis primeiros jogos do Flamengo como mandante, ainda com os valores antigos, 74.721 pessoas pagaram para assistir às partidas. Já os três últimos duelos, com os novos valores, acumularam 116.721 pagantes (135.341 presentes). Uma diferença sentida principalmente pelos jogadores.

Fonte: Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário