domingo, 15 de março de 2015

Num encontro com Sócios-Torcedores, a posição oficial da Diretoria do Flamengo sobre alguns pontos

FERJ
O Flamengo sobre protesto, mas em respeito aos seus torcedores e patrocinadores,  joga o carioca 2015, com a certeza de um modelo falido que causa prejuízos aos clubes. Entretanto estudamos intensamente posições que nos permitam jogar em 2016/2017 em novas condições.

Sócio-Torcedor
Sabemos que ainda não é o modelo ideal que desejamos, nem compatível com o tamanho de nossa torcida, mas trabalhamos para aprimorá-lo sempre. Mesmo nas condições atuais, representa uma receita importantíssima ao clube, próximo ao patrocínio da Adidas. Temos certeza que no futuro, com o apoio da torcida, o Programa de Sócio-Torcedor poderá ser a maior receita do Clube. Em breve teremos boas surpresas para apresentar, que esperamos agradem aos nossos torcedores e nos permitam o aumento desta receita tão importante ao Flamengo. Lembrando que quando atingirmos a marca de 80 mil sócios-torcedores, teremos uma grande contratação.

Arena Multiuso (Arena McFla para vòlei e basquete)
É um projeto de primeiro mundo, real e viável, entendemos que o Rio de Janeiro merece esta iniciativa, principalmente por estarmos às vésperas do Rio 2016. Seria construída 100% com recursos privados, sem recursos públicos e nenhum custo ao Flamengo. Com aproximadamente 4 mil lugares, esta arena poderá abrigar além do basquete, o futebol de salão, vôlei, entre outros eventos. Entendemos que com os projetos de mobilidade urbana em andamento na cidade e a nova linha do Metrô próxima à arena, não teremos maiores problemas. Já conversamos com diversos setores da sociedade, todos estão de acordo, esperamos em breve cumprir as exigências do IPHAN e enfim anunciarmos esta obra tão importante para o Flamengo e a Cidade.

Arena do Futebol (Estádio na Gávea)
É um sonho antigo de todos. Pensamos no projeto para construção, viável como a arena multiuso e já conversamos com alguns setores. Mas trabalhamos em três frentes paralelas e não excludentes. A construção da arena na Gávea ou em outro local, e ainda o uso do Maracanã. Aguardamos atentos o desdobramento dos fatos entre a concessionária e o Governo Estadual. Hoje nos preparamos para alternativas possíveis.

Fla-Gávea
Sabemos que a sede possui deficiências, que está aquém do que os associados e a grandeza do Flamengo merecem, resultado de anos sem investimento. Ao longo da nossa administração, temos realizado algumas melhorias em infraestrutura, e muitas ainda são necessárias. No momento vamos reformar o campo society, com toda troca da grama, além da construção da nova piscina olímpica em abril, que será a mais moderna do Brasil, com recursos captados através de Leis de Incentivo.

Dívidas do Clube
Hoje somos o único clube do Brasil que está reduzindo a sua dívida. É claro que ainda temos uma dívida muito grande, quando assumimos encontramos uma dívida apurada de quase 750 milhões de reais, que veio sendo reduzida ao longo do tempo, hoje com o fechamento de 2014, temos uma dívida próxima de 577 milhões de reais com a tendência de continuarmos diminuindo. Paralelo a isso, esperamos um grande aumento de receita, com o aumento do Sócio-Torcedor e outras fontes, e para 2016 com um novo contrato de TV em outro patamar, poderemos ter um faturamento anual superior ao nosso endividamento, o que seria impensável há algum tempo atrás. É claro que isso não se consegue sem sacrifícios, e o sacrifício maior foi o de vocês, torcedores, mas não havia outro jeito, tínhamos que honrar os compromissos como pessoas de bem, pagar impostos e salários em dia. Hoje atingimos um patamar de credibilidade que nos permite alavancar novos negócios. Fruto disto, ganhamos o prêmio por nossa transparência financeira.

Futebol
Tivemos de fazer sacrifícios em nome da saúde financeira do Flamengo. Mesmo sem grandes investimentos, e com o apoio fundamental da torcida, conseguimos ganhar 2 títulos. Queremos sempre mais. Fomos e continuaremos sendo responsáveis, na certeza de que estamos no caminho certo. Em breve os resultados acontecerão com o Flamengo mais forte. Lembrando que quando atingirmos a marca de 80 mil sócios-torcedores, teremos uma grande contratação.

Mata-mata no Brasileiro
O Flamengo não tem posição oficial pois no momento não existe esta discussão. Foi apenas algo comentado entre alguns dirigentes no Comitê Técnico da CBF e externado de forma precipitada à mídia. É claro que se houver algo a respeito iremos debater e decidir o melhor para o Flamengo e o Futebol.

Cotas de TV
Isto é uma relação privada entre duas entidades, o Flamengo e a TV. E sempre iremos lutar por nossos interesses.

Esportes Olímpicos
Hoje conseguimos e comemoramos a auto-suficiência e a sustentabilidade dos Esportes Olímpicos do Flamengo. Em 2013, encontramos um orçamento anual de 19 milhões de reais, e receitas de apenas 2 milhões de reais. Um déficit de 17 milhões de reais excluindo o remo, e que era suprido pelo futebol. Hoje através de leis de incentivo e patrocínios diretos, captamos 38 milhões de reais para um orçamento de 38 milhões reais.

Eleições 2015
Sabemos que no Flamengo o processo eleitoral se inicia logo quando se termina a eleição, mas acreditamos que ainda é cedo para se falar sobre isso. A partir de julho/agosto iremos nos posicionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário