sexta-feira, 29 de março de 2019

Histórico de Ações em Competições por Valorização da Marca


No Século XXI o Flamengo passou a associar sua marca a competições que buscavam sobretudo um apelo de marketing. Assim foram as aventuras rubro-negras no Automobilismo, no Futebol Americano, e nos e-Sports, competições de jogos de video game. Eis abaixo um resumo da história do Flamengo nestes projetos que visavam sobretudo expor a marca do clube.


FÓRMULA SUPERLEAGUE (2008-2010)

Tendo aproveitar a popularidade do futebol, em 2008 foi criada a Superleague Formula. Participaram da 1ª temporada: Milan e Roma, da Itália, Atlético de Madrid e Sevilla, da Espanha, Liverpool e Tottenham, da Inglaterra, Borussia Dortmund, da Alemanha, PSV Eindhoven, da Holanda, Porto, de Portugal, Rangers, da Escócia, Basel, da Suíça, Anderlecht, da Bélgica, Galatasaray, da Turquia, Olympiacos, da Grécia, Beijing Guoan, da China, Al Ain, dos Emirados Árabes, e Flamengo e Corinthians, do Brasil. Dezoito clubes.

O Flamengo fechou parceria em 2008 com o Team Astromega, da Bélgica, equipe de motores que disputavaa Fórmula A1. O piloto era o brasileiro Tuka Rocha. Eram 6 etapas, com duas corridas em cada uma. Na primeira parada, no Grand Prix de Donington Park, na Inglaterra, a equipe começou bem, primeiro com um 16º e depois um 2º lugar, a melhor colocação na temporada. Na segunda etapa, no Grand Prix de Nurburgring, na Alemanha, e equipe teve dois 16º lugares. No Grand Prix de Zolder, na Bélgica, um 9º e um 14º lugar. No Grand Prix de Estoril, em Portugal, um 11º e um 10º lugar. No Grand Prix de Vallelunga, na Itália, uma 4ª colocação, com o segundo melhor desempenho, seguido por um 18º e último lugar. No Grand Prix de Jerez de la Frontera, na Espanha, na última etapa, um 17º e um 13º lugar. Um desempenho bastante tímido, terminando a temporada em 16º lugar dentre os 18 participantes. O campeão foi o Beijing Guoan, da China, e o Corinthians terminou com o 9º lugar.

Na temporada 2009, o Flamengo mudou de montadora, competindo com a Azerti Motorsports, também da Bélgica. O piloto foi o brasileiro Enrique Bernoldi, tendo em duas corridas sido o britânico Jonathan Kennard. Na primeira etapa, no Grand Prix de Magny Cours, na França, um 6º e um 8º lugar. No Grand Prix de Zolder, na Bélgica, um 7º e um 18º e último lugar. No Grand Prix de Donington Park, na Inglaterra, outra vez 18º e último lugar, seguido de um 14º lugar. No Grand Prix de Estoril, em Portugal, primeiro um 13º e depois o melhor desempenho da temporada, com um 3º lugar. No Grand Prix de Monza, na Itália, o piloto do carro rubro-negro foi o britânico Kennard, que ficou com dois péssimos resultados, tendo chegado em 17º e 18º lugar. No Grand Prix de Jarama, na Espanha, Bernoldi voltou e obteve um 11º e um 12º lugar. No total, o Flamengo repetiu a 16ª colocação entre 18 participantes, tendo o campeão sido o Liverpool, e o Corinthians terminado em 8º lugar.

A temporada 2010 foi a última da qual o Flamengo participou. A parceria passou a ser com o Alpha Team Motorsports, da Inglaterra, e o carro rubro-negro teve três pilotos diferentes. Foi a melhor temporada do carro do Flamengo. A competição passou a ter 11 etapas, com 3 corridas em cada etapa. No Grand Prix de Silverstone, na Inglaterra, o pilto rubro-negro foi o inglês Duncan Tappy, o carro do Fla ficou em 3º, 12º e não completou a terceira corrida. Nas quatro etapas seguintes o piloto da equipe Flamengo passou a ser o francês Franck Perera. No Grand Prix de Assen, na Holanda, um 2º lugar, um 11º e um 6º. No Grand Prix de Magny Cours, na França, um 8º, um 13º e uma corrida também não concluída. No Grand Prix de Jarama, na Espanha, um 6º, um 8º e mais uma corrida não finalizada. No Grand Prix de Nurburgring, na Alemanha, um 4º, um 9º e um 6º lugar. Nas quatro etapas seguintes o piloto rubro-negro voltou a ser o inglês Duncan Tappy. No Grand Prix de Zolder, na Bélgica, um 17º, um 2º e uma corrida não concluída. No Grand Prix de Brands Hatch, na Inglaterra, um 9º e dois 3º lugares. No Grand Prix de Adria, na Itália, um 10º e um 3º lugar, e uma corrida não concluída. No Grand Prix de Portimão, em Portugal, um 8º e um 7º lugar, e outra corrida não finalizada. Nas duas últimas etapas, o piloto rubro-negro passou a ser o espanhol Andy Soucek. No Grand Prix de Ordos, na China, um 17º e um 3º lugar, e uma corrida não terminada. No Grand Prix de Navarra, na Espanha, a última etapa, um 4º e um 18º lugar, e mais uma corrida não concluída.O Flamengo terminou a temporada em 6º lugar. O campeão foi o Anderlecht, da Bélgica, que competiu com a Azerti Motorsports, parceira do Flamengo na temporada anterior. O Corinthians ficou com o 12º lugar. 

Na temporada 2011, a última da história da Fórmula Superlegue, o modelo mudou, e ao invés da competição ser por clubes de futebol, passou a ser por países. Estavam previstas 9 etapas, mas só aconteceram 2. O Brasil estava em 8º entre os 16 participantes, quando o campeonato foi suspenso. Era o fim do projeto da Superleague.





FÓRMULA TRUCK (2011) 

Em 2011, o Flamengo fez parceria com a equipe Original Reis Peças para participar do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O resultado ficou longe de ser satisfatório, representado pelos pilotos Leandro Reis e José Maria Reis, o desempenho foi fraco: Leandro terminou em 16º lugar e José Maria ficou em 23º lugar entre os 24 caminhões que participaram da temporada. O melhor resultado foi na 2ª das 7 etapas, em 15 de maio de 2011, com Leandro Reis tendo chegado em 4º lugar no Autódromo de Caruaru, em Pernambuco.






FUTEBOL AMERICANO (desde 2013)

Houve um princípio de prática de Futebol Americano no Rio de Janeiro a partir do ano 2000, ano no qual começou a ser disputado nas praias da cidade o Carioca Bowl, numa adaptação do esporte norte-americano para a areia da praia. Em 2000 o campeão foi Rio Guardians, em 2001 o Copacabana Eagles, depois houve um tetra-campeonato do Botafogo Reptiles, seguido por um bi-campeonato do Copacabana Titãs. Em 2008 o Botafogo Reptiles voltou a faturar o título. Depois se seguiram um bi-campeonato do America Red Lions, e mais um bi-campeonato do Botafogo Reptiles, que chegando a 7 conquistas se tornou o maior campeão da história do torneio. Em 2013, o Flamengo montou seu time de futebol americano, mas não para jogar na praia, mas para disputar o torneio a nível nacional que surgia sendo disputado em campos de grama. O Carioca Bowl continuou exitindo, tendoo título em 2013 e 2014 ficado com o Rio de Janeiro Sharks, em 2015 e 2016 com o Falcões, e em 2017 com o Cabo Frio Rocks.

Em paralelo a esta iniciativa, a partir de 2009, em campos de grama, começou a ser jogado o Torneio Touchdown, disputado de 2009 a 2015. Em 2009 o título foi do Rio de Janeiro Imperadores, em 2010 do Vila Velha Tritões, e em 2011 e 2012 um bi-campeonato do Corinthians Steamrollers (o Vasco Patriotas foi vice-campeão em 2010 e 2012). Paralelo a este torneio, entre 2010 e 2012 também era jogada a Liga Brasileira, com o campeão no primeiro ano tendo sido o Ciuabá Arsenal, no segundo ano o Fluminense Imperadores, e no terceiro novamente o Cuiabá Arsenal. Com Corinthians, Vasco e Fluminense engajados no projeto, o Flamengo em 2013 decidiu também criar seu departamento de Futebol Americano. Mas havia uma cisão no cenário nacional, com a disputa do Tonreio Touchdown e do Campeonato Brasileiro, cada um por um grupo de equipes diferente. O Flamengo aderiu-se ao grupo do Torneio Touchdown, junto a Corinthians e Vasco, do outro lado estavam São Paulo e Fluminense. No torneio da Liga Brasileira, em 2013 e 2014 o título foi do Coritiba Crocodiles. Em 2015 o campeão foi o João Pessoa Espectros, da Paraíba.

No Torneio Touchdown de 2013, fazendo sua estreia, o Flamengo venceu ao Campo Grande Gravediggers, do Mato Grosso do Sul (59 x 7), ao Uberlândia Lobos (34 x 0), ao Botafogo (14 x 3), ao Botafogo Challengers, de Ribeirão Preto (13 x 10), ao Timbó Rex, de Santa Catarina (7 x 6), ao Corinthians Steamrollers (10 x 3) e ao Vasco Patriotas (14 x 12). Com 7 vitórias em 7 jogos, avançou às quartas de final, onde venceu ao Vitória Antares, do Espírito Santo (23 x 0). Na semi-final, passou pelo Vila Velha Tritões, também do Espírito Santos (7 x 0), tendo nestes jogos atuado no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. A final foi contra o Jaraguá Breakers, de Santa Catarina, que havia superado sem muita dificuldade ao Vasco Patriotas na outra semi-final (15 x 0). O jogo decisivo foi no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul. As duas equipes estavam invictas, com 9 vitórias em 9 jogos. O jogo foi acirrado e o time catarinense venceu por 15 x 11, ficando com o título. Em sua primeira temporada,o Flamengo entrou forte e acabou Vice-Campeão Brasileiro.

Nos dois anos seguintes, o melhor que o time de futebol americano conseguiu foi chegar à semi-final em 2015. Nas duas edições, 2014 e 2015, a final foi entre Vasco Patriotas e Timbó Rex, com um título para cada lado. Em 2014, venceu ao Uberlândia Lobos (57 x 0), ao Vitória Antares (17 x 7), ao Operário Gravediggers, do Mato Grosso do Sul (49 x 0), ao Botafogo Challengers, de Ribeirão Preto (42 x 0), ao Vasco Patriotas (28 x 23), e ao Corinthians Steamrollers (18 x 9), e perdeu novamente do Jaraguá Breakers (7 x 15). Acabou caindo nas quartas de final, na Ilha do Governador, para o Paraná HP, por 22 x 25. Em 2013 e 2014, o time venceu os dois jogos contra o Corinthians e os dois jogos contra o Vasco, mas teve que ver o rival carioca derrubar seu algoz Paraná HP na semi-final e vir a se sagrar campeão. Em 2015, venceu ao Rio Branco Cabritos, do Espírito Santo (55 x 6), ao Santos Tsunami (34 x 12), ao Jaraguá Breakers (13 x 10), ao Tubarões do Cerrado, de Gama, no Distrito Federal (30 x 18) e ao Botafogo Reptiles (35 x 14), e perdeu para o Vila Velha Tritões, do Espírito Santo (12 x 28) e para o Vasco Patriotas (26 x 28). Nas quartas, venceu ao Lusa Lions, time da Portuguesa de Desportos, de São Paulo (40 x 0). Nas semi-finais perdeu para o Timbó Rex, em Santa Catarina por 14 x 20. O time da cidade de Timbó avançou à final e foi o campeão sobre o Vasco. Foi o último ano do Torneio Touchdown, houve a fusão dos dois movimentos de cisão com a competição oficial de futebol americano do país sendo o Brasil Bowl, disputado por 30 equipes divididas em 4 Conferências (Nordeste, Leste, Oeste e Sul).

No Campeonato Brasileiro de 2016 - Brasil Bowl, ou Superliga Nacional - o Flamengo venceu todos seus jogos na Conferência Leste: 49 x 28 no Vila Velha Tritões, 59 x 0 no Botafogo Challengers, de Ribeirão Preto, 78 x 0 no Rio Branco Cabritos, 42 x 7 no Santos Tsunami, 20 x 0 no Vasco Patriotas e 43 x 3 no Botafogo Reptiles. Uma campanha impecável. O time passou a atuar no Estádio da Rua Figueira de Melo, no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Nos play-offs, o time de futebol americano rubro-negro venceu ao Botafogo Reptiles (41 x 26) e ao Vasco Patriotas (43 x 3) e sa sagrou Campeão da Conferência Leste. Os quatro campeões de Conferência se juntaram para disputar a semi-final: o Flamengo venceu ao João Pessoa Espectros (25 x 10) e avançou para fazer a final contra o Timbó Rex, que bateu ao Cuiabá Arsenal na outra semi-final. A final foi no Rio de Janeiro, no Estádio da Rua Bariri, no bairro de Olaria. Mais uma vez, porém, o Flamengo teria um algoz no Sul do Brasil (havia perdido a final de 2013 para o Jaraguá Breakers, as quartas de 2014 para o Paraná HP e a semi-final de 2015 para o próprio Timbó Rex). O time da cidade de Timbó, em Santa Catarina, venceu por 36 x 24 e se sagrou bi-campeão brasileiro. O Flamengo, pela segunda vez, ficou com um Vice-Campeonato.

A partir de 2017 o time adotou o nome Flamengo Imperadores. No Brasil Bowl daquele ano, o time caiu logo na primeira fase. Perdeu logo seus três primeros jogos, para Botafogo Reptiles (0 x 3), Vasco Patriotas (16 x 30) e Sada Cruzeiro (7 x 26). Depois ainda venceu ao Corinthians Steamrollers por implacáveis 49 x 0 (terceiro clássico entre Flamengo e Corinthians na história do futebol americano, e terceira vitória do Flamengo), e venceu também ao Santos Tsunami (também por 49 x 0). O campeão acabou sendo o Cruzeiro. Em 2018, o time voltou a ser eliminado na Primeira Fase da Conferência (que mudou o nome de Leste para Sudeste), depois de perder para o América Locomotiva, associado ao América Mineiro (14 x 21), para o Vasco Patriotas (6 x 14), para o Botafogo Reptiles (13 x 16) e para o Vila Velha Tritões (4 x 14); venceu aos seus fregueses no futebol americano Corinthians Steamrollers (14 x 6) e Lusa Lions (21 x 10). O campeão foi o Galo Get Eagles. Na verdade bi-campeão, pois foi o time do Get Eagles trocou o Cruzeiro pelo Atlético Mineiro, sendo campeão em 2017 e em 2018.

Em 2018 houve o primeiro Campeonato Carioca oficial na grama, e o Flamengo Imperadores se sagrou campeão, vencendo ao Vasco Patriotas na final, jogada no Estádio de Moça Bonita, em Bangu.





E-SPORTS (desde 2018)

A primeira equipe montada para a estreia do Flamengo nos e-Sports foi montada para o jogo League of Legends (LoL). O time foi vice-campeão do Circuito Desafiante (2ª Divisão) de 2018 (perdeu a final para o IDM Gaming). Porém, ganhou a repescagem contra o Team One e avançou para o CBLOL (1ª Divisão) no 2º Circuito de 2018.

No CBLoL, também foi o vice-campeão nas suas duas primeiras participações, no 2º Circuito de 2018 e no 1º Circuito de 2019. Três disputas e três vice-campeonatos, o que para qualquer atividade envolvendo Flamengo, significa pressão por resultado positivo!

No 2º Circuito de 2019 do CBLOL, o Flamengo enfim conseguiu se sagrar campeão, com um quinteto formado por Felipe "brTT" Gonçalves, Bruno "Goku" Miyaguchi, Leonardo "Robô" Souza, e os sul-coreanos Lee "Shrimp" Byeong-hoon, e Han "Luci" Chang-hoon. A equipe disputou então o Campeonato Mundial de 2019, em Madrid, na Espanha, na qual perdeu duas vezes para o Damwon, da Coréia do Sul, e teve duas derrotas e uma vitória frente ao Royal Youth, da Turquia.



Após a forte largada, tendo sido uma vez 1º lugar e duas vezes 2º lugar nos três primeiros circuitos de CBLoL que participou, e com uma participação no Mundial, o desempenho nas competições seguintes decaiu. Em 2020, no 1º Circuito terminou outra vez vice-campeão (2º lugar) e no 2º Circuito ficou com um modesto 6º lugar entre os oito participantes. Em 2021, ficou com um 3º lugar no 1º Circuito, e um 5º lugar no 2º Circuito. Em 2022, foi 9º lugar no 1º Circuito e 8º lugar no 2º Circuito, entre 10 participantes.



No 2º semestre de 2020, o Flamengo e-Sports ampliou seu projeto e passou a ter a uma equipe num segundo jogo, o Free Fire. Mas a iniciativa não foi bem sucedida. A equipe acabou rebaixada, e nunca mais se recuperou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário