terça-feira, 9 de março de 2021

Desempenho Relativo dos Clubes no Ranking do Futebol Brasileiro 2021


Dando continuação ao Ranking do Futebol Brasileiro - edição 2021 publicado aqui no blog, é feita agora uma análise clube a clube, dando naturalmente maior ênfase ao Flamengo.

No Ranking dos Clubes, como foi apresentado, a pontuação em cada edição é dada do 1º ao 20º colocado do Campeonato Brasileiro. O 1º colocado ganha 10 pontos, o 2º ganha 9,5 e o 3º ganha 9 pontos, as posições seguintes vão abatendo 0,5 de cada uma, até chegarmos ao 20º colocado recebendo 0,5 ponto. A pontuação é calculada sobre a média dos anos contemplados em cada período. O Ranking Histórico avalia o desempenho médio em Campeonato Brasileiro ao longo da história, iniciando-se em 1971. O Ranking de Pontos Corridos trata o desempenho acumulado desde 2003, quando o campeonato passou a ter este formato. O Ranking 10 (R-10) considera a média móvel acumulada das dez edições imediatamente anteriores, assim como o Ranking 5 (R-5) considera a média móvel acumulada das cinco edições imediatamente anteriores.


Desempenho Relativo do Flamengo:

História:

1) A primeira observação é óbvia: o período de 1980 a 1992 representa a Era de Ouro da História do Flamengo

2) O período de 2002 a 2006 representou a Crise Mais Profunda da História Recente do Flamengo, é isto é facilmente perceptível no desempenho do clube no R-10 e no R-5

3) A pontuação no Ranking de Pontos Corridos converge para o Ranking Histórico, mesmo este carregando a pontuação de 1971 a 2002, o que prova que o desempenho do Flamengo sobre este formato não é diferente do desempenho médio das 3 décadas anteriores aos pontos corridos

4) O Flamengo atingiu seu melhor desempenho histórico no período acumulado de 2016 a 2020, acumulando 9,2 pontos no R5, superando a marca de 9,1 pontos obtidos entre 1980 e 1984


Análise de Tendência:

1) O Ranking de Pontos Corridos do Flamengo já apresenta desempenho melhor que o Ranking Histórico, sustentando-se pelos bons desempenhos nos Brasileiros a partir de 2016

2) A pontuação do Flamengo no R-5, no R-10 e no Ranking de Pontos Corridos é superior à do Ranking Histórico, mostrando a tendência de substancial recuperação do Flamengo no cenário do futebol nacional

3) A pontuação no R-5 é bem superior à do R-10, mostrando que o desempenho de 2016 a 2020 foi ainda melhor do que o desempenho de 2011-2015, e ambos melhores que o desempenho na história dos pontos corridos, ou seja, o desempenho recente puxa para cima o resultado frente ao acumulado no período de 2003 a 2010    


No Ranking Histórico o Flamengo é 7º colocado, no Ranking de Pontos Corridos subiu da 7ª para a 5ª posição, no Ranking-10 é 4º colocado, e no Ranking-5 é o 1º colocado. O viés rubro-negro se mantém em plena alta.




Desempenho Relativo dos Rivais:

CORINTHIANS

Os gráficos mostram que o Corinthians está com um viés de baixa nos últimos anos. Entretanto, todos os gráficos recentes ainda se mantem com desempenho melhor do que o gráfico histórico. Porém, o R-5 já apresenta uma grande piora frente ao R-10, mostrando que o melhor momento do clube já passou.



SÃO PAULO

O Ranking Histórico teve um comportamento de visível ascensão a partir de 1991, com o ápice de desempenho no período de 2005 a 2010, a partir de então houve desaceleração clara, com o R-5 ainda abaixo do R-10. Ainda que o R-10 e o Ranking de Pontos Corridos ainda se mantenham acima do Histórico, todos dão sinais de desaceleração, assim como o R-5 que já está abaixo do histórico.



PALMEIRAS

Fortíssima guinada de recuperação de desempenho nos últimos anos (é mantida uma forte inclinação e aceleração no R-5). Campeão em 2016 e em 2018, vice-campeão em 2017 e 3º em 2019, o período recente puxa o R-5 para bem acima do Ranking Histórico. A puxada dos últimos anos já fez com que o R-10 e o Ranking de Pontos Corridos convergissem para o mesmo nível de pontuação do clube no Ranking Histórico.



SANTOS

A curva de desempenho mostra uma ascendência positiva. O pico de desempenho foi o período de 2001 a 2006. Desde então, o viés segue sendo positivo, com todos os rankings mantendo uma pontuação superior à do Ranking Histórico, que se mantém em franco processo de aceleração há um longo tempo. Chama atenção o desempenho nos Pontos Corridos mantendo-se bem acima do Histórico, e também o fato do R-5 estar melhor do que o R-10.



VASCO

O viés de desempenho se mantém fortíssimamente negativo, voltando a regredir após um período com alguma recuperação. Chama atenção o fato do desempenho em pontos corridos ser muito inferior ao Ranking Histórico. Tanto o R-5 quanto o R-10 também têm um viés negativo. O R-5 ainda segue com o pior desempenho entre os quatro rankings, mostrando a tendência de perda relativa nos acumulados históricos.



FLUMINENSE

Houve uma recuperação no último ano, mas ainda não foi suficiente para reverter os sinais de queda de desempenho após o período no qual o clube teve financiamento pela Unimed, o qual impulsionou seu desempenho. Em 2014 notou-se o pico de desempenho no R-5 (portanto, desempenho médio de 2009 a 2014). No período mais recente há forte desaceleração, com o R-5 convergindo para o patamar de pontuação do Ranking Histórico. Com o desempenho em 2020, o clube reverteu uma quase linearidade de queda na pontuação do Ranking de Pontos Corridos.



BOTAFOGO

Um desempenho fortemente oscilatório. No período mais recente, a pontuação de todos os demais rankings é superior à do Ranking Histórico, mas com claros sinais de queda no desempenho relativa, com todas as linhas decrescetes. Tanto o R-10 como o R-5 convergiram para o Ranking de Pontos Corridos.



CRUZEIRO

Com o rebaixamento à Série B em 2019 e o não retorno à Série A ao fim da edição de 2020, o desempenho no R-5 continua sofrendo uma forte queda. Assim como o Santos, a curva de desempenho em pontos corridos se mantêm acima do desempenho histórico, mas passou a ter forte decrescimento. Já havia algum tempo que era nítida a paulatina desaceleração no desempenho do clube, visível sobretudo no movimento de queda de pontuação no R-10.



ATLÉTICO MINEIRO

O clube conseguiu reverter um período de viés fortemente negativo, passando a viver um período superior ao de seu desempenho histórico a partir de 2013. Ainda assim, seu desempenho em pontos corridos se mantém abaixo do desempenho histórico. Tanto R-10 quanto R-5 se mantém acima do desempenho histórico, o que é um sinal positivo, mas seu R-5 não tem conseguido manter um viés ascendente.



GRÊMIO

O período mais recente sinaliza uma melhora de desempenho expressiva, com uma grande regularidade entre as primeiras posições, ainda que sem conseguir conquistar o título do Campeonato Brasileiro. Tanto o R-5 quanto o R-10 indicam uma pontuação expressivamente superior à do Ranking Histórico, e também é superior à do Ranking de Pontos Corridos, o qual mantém uma pontuação com viés de crescimento. São sinais positivos da saúde desportiva do futebol do clube.



INTERNACIONAL

Vinha com um viés negativo desde 1980, depois de ter dominado o cenário nacional nos Anos 1970. Reverteu este viés com um excelente momento de 2005 a 2009, mas no período mais recente viveu uma forte desaceleração em seu desempenho: apesar do vice-campeonato em 2020, o R-5 é pior do que o R-10, que por sua vez é pior do que o Ranking de Pontos Corridos. São sinais bastante negativos da saúde desportiva do futebol do clube.



ATHLÉTICO PARANAENSE

Outro clube que vem obtendo um fortíssimo viés de crescimento, com tendência positiva altamente ascendente, e um desempenho em pontos corridos bem superior à sua pontuação no Ranking Histórico. Todos os demais rankings também têm desempenho superior ao acumulado no histórico. O R-5 está bem cima tanto do R-10 quanto do Ranking de Pontos Corridos, mostrando que a inclinação positiva tende a perdurar. São excelentes os sinais positivos da saúde desportiva do futebol do clube.



Nenhum comentário:

Postar um comentário