quinta-feira, 22 de julho de 2021

Rumo ao Enea! Pelo Tri consecutivo, há um Déficit de 5 pontos...


Com dois jogos adiados nas primeiras rodadas, ambos fora de casa, contra Grêmio e Athlético Paranaense, o avaliação do 6º ao 10º jogo é referente ao desempenho entre as rodadas 8 e 12 do 1º Turno. Dentro dos critérios analíticos apresentados aqui em "A Ciência para ser Campeão Brasileiro", neste nível de dificuldade:


Rodadas 1 a 5 acumulavam um Déficit de 4 pontos frente à Meta


Rodada 6 a 10: o nível de dificuldade nestes jogos pedia que fossem feitos 10 pontos, o time fez 9. Logo: Déficit de 1 ponto frente ao necessário numa campanha de campeão.


Acumulado nos 10 primeiros jogos: Déficit de 5 pontos



A HISTÓRIA NO BRASILEIRÃO 2021 


Jogos 1 ao 5


8ª Rodada - 01/07/2021 - Flamengo 2 x 0 Cuiabá

Local: Arena Pantanal, Cuiabá (Público: 0; em função da pandemia de coronavírus)

Gols: Pedro (9'1T) e Thiago Maia (45+2'2T)

Pressionado pelas derrotas frente ao Red Bull e ao Juventude, ainda sem os jogadores que disputavam a Copa América por suas respectivas seleções, e já sem Gérson, vendido ao Olympique de Marselha, da França, o Flamengo viajou pressionado para enfrentar a um estreante na Série A do Brasileirão.

Mesmo sem jogar bem, o Flamengo se impôs, fez um gol logo no início do jogo e teve diversas oportunidades para ampliar, sem ter conseguido outro gol. No 2º tempo, caiu muito de produção e foi bastante pressionado. No fim, no entanto, conseguiu ampliar nos acréscimos com um gol em contra-ataque, marcado por Thiago Maia, que voltava à equipe após 7 meses afastado por uma lesão no joelho.

O time não jogava bem, e acumulava três pontos mais uma vez no sufoco, alcançando 12 pontos. Com a vitória, o time rubro-negro terminou a rodada na 6ª colocação, mantendo-se próximo aos líderes, mas sem conseguir encostar na ponta.

Ficha Técnica:

Fla: Gabriel Batista, Matheuzinho, Willian Arão, Rodrigo Caio e Filipe Luís; João Gomes (Hugo Moura), Diego (Thiago Maia) e Vitinho (Max); Michael, Pedro (Rodrigo Muniz) e Bruno Henrique (Werton).

Téc: Rogério Ceni

Cuiabá: Wálter, Lucas Ramon (Camilo), Paulão, Marllon e Lucas Hernández (Rafael Papagaio); Yuri Lima, Rafael Gava (William Corrêa) e Pepê; Jonathan Cafu (Danilo Gomes), Élton (Felipe Marques) e Clayson.

Téc: Luiz Fernando Iubel


9ª Rodada - 04/07/2021 - Flamengo 0 x 1 Fluminense

Local: Neo Quimica Arena (Arena do Corinthians), São Paulo (Público: 0; em função da pandemia de coronavírus)

Gol: André (45'2T)

Com o Maracanã ocupado para os preparativos para a final da Copa América entre Brasil e Argentina, o Fla-Flu foi disputado em São Paulo.

A história desta partida teve um desenho em comum com a anterior, com um pleno domínio rubro-negro no 1º tempo, só que diferentemente do ocorrido frente ao Cuiabá, o time não conseguiu ir para o intervalo em vantagem. No 2º tempo, o domínio da partida se inverteu, com o Fluminense passando a criar mais do que o time rubro-negro.

E quando tudo levava a crer que a partida ficaria num empate sem gols, no último minuto regulamentar o jovem atacante tricolor André completou cruzamento de Luiz Henrique e mandou para as redes, aumentando a pressão sobre o criticado time de Rogério Ceni.

Ficha Técnica:

Fla: Diego Alves, Matheuzinho, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e Filipe Luís; João Gomes (Thiago Maia), Willian Arão e Vitinho (Rodrigo Muniz); Michael (Max), Pedro e Bruno Henrique.

Téc: Rogério Ceni

Flu: Marcos Felipe, Samuel Xavier, Nino, Luccas Claro e Egídio; Yago, Martinelli (André) e Juan Cazares (Nenê); Gabriel Teixeira (Kayky), Fred (Lucca) e Caio Paulista (Luiz Henrique).

Téc: Roger Machado


10ª Rodada - 07/07/2021 - Flamengo 1 x 2 Atlético Mineiro

Local: Mineirão, Belo Horizonte (Público: 0; em função da pandemia de coronavírus)

Gols: Savarino (5'2T) e (7'2T), e Willian Arão (42'2T)

Em confronto direto pela ponta da tabela frente ao Atlético Mineiro, como visitante, a desfalcada equipe rubro-negra teve o retorno de alguns dos jogadores eliminados nas quartas de final da Copa América: Maurício Isla, com a Seleção do Chile, De Arrascaeta, com a Seleção do Uruguai, e Piris da Motta, com a Seleção do Paraguai. E do outro lado, o Galo estava desfalcado de um de seus principais nomes, o meia argentino Nacho Fernández.

O 1º tempo foi bastante disputado, mas as melhores oportunidades foram atleticanas, justamente em cima do zagueiro Bruno Viana, escalado surpreendentemente à última hora como titular, pela intenção de Rogério Ceni de recolocar Arão no meio de campo para suprir a saída de Gérson. O técnico tentou corrigir no intervalo, lançando o volante Hugo Moura no lugar de Bruno Viana, recolocando Arão na zaga. E a mudança foi uma catástrofe, principalmente por Arão estar um tanto perdido se posicionava-se como zagueiro ou volante. E em três minutos, o venezuelano Savarino aproveitou esta dúvida e marcou dois gols, matando o Flamengo. Perdido em campo, parecia que iria virar uma goleada. Mas ficou nisso. No fim, o time rubro-negro ainda conseguiu descontar. Após perder duas partidas consecutivas, o Flamengo caiu para a 12ª posição na tabela, e foi o fim da linha para o técnico Rogério Ceni, que acabou demitido pela diretoria rubro-negra.

Ficha Técnica:

Fla: Diego Alves, Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio, Bruno Viana (Hugo Moura) e Filipe Luís (Renê); João Gomes, Willian Arão e Arrascaeta; Michael (Rodrigo Muniz), Pedro e Bruno Henrique.

Téc: Rogério Ceni

Atlético: Éverson, Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso, Réver e Guilherme Arana; Allan, Tchê Tchê e Matías Zaracho (Nathan); Jéfferson Savarino (Marrony) e Hulk (Jair).

Téc: Cuca


11ª Rodada - 11/07/2021 - Flamengo 2 x 1 Chapecoense

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 0; em função da pandemia de coronavírus)

Gols: Perotti (21'2T), Arrascaeta (32'2T) e Michael (36'2T)

Com a saída de Rogério Ceni, o Flamengo rapidamente fechou com Renato Gaúcho, que ainda não assumiu à equipe, mas viu a partida da arquibancada. O bando de reservas foi comandado pelo treinador da equipe sub-20, Maurício Souza. O time perdeu três jogadores por lesão: Rodrigo Caio, Diego e Bruno Henrique. A aposta foi na contestada dupla de zaga formada por Gustavo Henrique e Léo Pereira, e por uma linha de ataque com dois centroavantes, Rodrigo Muniz e Pedro.

A modificada escalação não deu certo, e o time rubro-negro teve uma atuação muito ruim no 1º tempo. E ainda quase sofreu um gol, num erro bizarro de Léo Pereira na saída de bola que Diego Alves salvou. Mas no 2º tempo, ele integrou. Numa cobrança de falta na entrada da área, o goleiro falhou e deu rebote bobo, que o adversário só teve o trabalho de empurrar para dentro do gol.

Quando a catástrofe já parecia consumada, com o time jogando bastante mal, a equipe achou dois gols sequenciais, primeiro com Arrascaeta pegando rebote da entrada da área, e depois em linda jogada individual de Michael, que enfileirou adversário, passou pelo goleiro e tocou para dentro do gol. Virada sofrida, para fazer a equipe respirar.

Ficha Técnica:

Fla: Diego Alves, Isla (Matheuzinho), Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Thiago Maia (Vitinho), Arrascaeta (Piris da Motta) e Éverton Ribeiro; Rodrigo Muniz (Michael) e Pedro.

Téc: Mauricio Souza

Chapecoense: João Paulo, Matheus Ribeiro, Ignácio, Felipe Santana, Derlan e Busanello (Tiago Coser); Lima (Geuvânio) e Anderson Leite; Fabinho (Kaio Nunes), Anselmo Ramon (Pedro Perotti) e Fernandinho (Foguinho).

Téc: Jair Ventura


12ª Rodada - 18/07/2021 - Flamengo 5 x 0 Bahia

Local: Estádio do Pituaçu, Salvador (Público: 0; em função da pandemia de coronavírus)

Gols: Gabriel Barbosa (22'1T), (40'1T) e (16'2T), Pedro (28'2T) e Vitinho (38'2T)

Após fazer sua estreia na vitória como visitante sobre o Defensa y Justicia, fora de casa, na Argentina, pela Libertadores, num jogo em que a equipe venceu, mas jogou muito mal, Renato Gaúcho fez sua estreia a frente da equipe pelo Brasileirão. E começou muito bem.

Jogando fora de casa contra o Bahia, o time se impôs desde o começo, soube se impor diante do Bahia, não deixou seu ritmo cair, manteve-se com o domínio o tempo inteiro, e goleou impiedosamente por 5 x 0. O centroavante Gabigol, de volta após a disputa da Copa América com a Seleção Brasileira, marcou três gols. Com a segunda vitória consecutiva, voltou à 6ª posição da tabela de classificação. O líder, Palmeiras, tinha 10 pontos de vantagem, e o vice-líder, Atlético Mineiro, estava 7 pontos a frente na tabela.

Ficha Técnica:

Fla: Diego Alves, Isla (Rodinei), Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís (Renê); Willian Arão, Diego (João Gomes), Arrascaeta e Éverton Ribeiro; Michael (Vitinho) e Gabriel Barbosa (Pedro).

Téc: Renato Gaúcho

Bahia: Matheus Teixeira, Nino Paraíba, Germán Conti, Ligger e Matheus Bahia (Juninho Capixaba); Patrick de Lucca (Édson), Matheus Galdezani (Lucas Araújo), Rodriguinho (Pablo) e Thonny Anderson (Maycon Douglas); Rossi e Gilberto.

Téc: Dado Cavalcanti


Nenhum comentário:

Postar um comentário