quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Desempenho Relativo dos Clubes no Ranking do Futebol Brasileiro 2023


Dando continuação ao Ranking do Futebol Brasileiro - edição 2023 publicado aqui no blog, é feita agora uma análise clube a clube, dando naturalmente maior ênfase ao Flamengo.

No Ranking dos Clubes, como foi apresentado, a pontuação em cada edição é dada do 1º ao 20º colocado do Campeonato Brasileiro. O 1º colocado ganha 10 pontos, o 2º ganha 9,5 e o 3º ganha 9 pontos, as posições seguintes vão abatendo 0,5 de cada uma, até chegarmos ao 20º colocado recebendo 0,5 ponto. A pontuação é calculada sobre a média dos anos contemplados em cada período. O Ranking Histórico avalia o desempenho médio em Campeonato Brasileiro ao longo da história, iniciando-se em 1971. O Ranking de Pontos Corridos trata o desempenho acumulado desde 2003, quando o campeonato passou a ter este formato. O Ranking 10 (R-10) considera a média móvel acumulada das dez edições imediatamente anteriores, assim como o Ranking 5 (R-5) considera a média móvel acumulada das cinco edições imediatamente anteriores.


Desempenho Relativo do Flamengo:

História:

1) A primeira observação é óbvia: o período de 1980 a 1992 representa a Era de Ouro da História do Flamengo

2) O período de 2002 a 2006 representou a Crise Mais Profunda da História Recente do Flamengo, é isto é facilmente perceptível no desempenho do clube no R-10 e no R-5

3) A pontuação no Ranking de Pontos Corridos vem superando o Ranking Histórico, mesmo este carregando a pontuação de 1971 a 2002. O desempenho do Flamengo sobre este formato é superior ao desempenho médio das 3 décadas anteriores aos pontos corridos

4) O Flamengo atingiu seu melhor desempenho histórico no período acumulado de 2018 a 2022, acumulando 9,4 pontos no R5, superando aos 9,2 pontos de 2016 a 2020, e à marca de 9,1 pontos obtidos entre 1980 e 1984


Análise de Tendência:

1) O Ranking de Pontos Corridos do Flamengo se mantêm com um desempenho melhor que o Ranking Histórico desde 2016, sustentando-se pelos bons desempenhos nos Brasileiros recentes

2) A pontuação do Flamengo no R-5, no R-10 e no Ranking de Pontos Corridos é superior à do Ranking Histórico, mostrando a tendência de substancial recuperação do Flamengo no cenário do futebol nacional

3) A pontuação no R-5 é bem superior à do R-10, mostrando que o desempenho de 2018 a 2022 foi ainda melhor do que o desempenho de 2013-2017, e ambos melhores que o desempenho na história dos pontos corridos, ou seja, o desempenho recente puxa para cima o resultado frente ao acumulado no período de 2003 a 2012


No Ranking Histórico o Flamengo voltou a ser o 6º colocado (na edição anterior era o 5º), no Ranking de Pontos Corridos caiu da 3ª para a 4ª posição, no Ranking-10 é o 1º colocado (empatado com o Atlético Mineiro), e no Ranking-5 se manteve como o 1º colocado. O viés rubro-negro se mantém em plena alta.



Desempenho Relativo dos Rivais:


CORINTHIANS

Os gráficos mostram que o Corinthians está com um viés de baixa nos últimos anos. Entretanto, todos os gráficos recentes ainda se mantem com desempenho melhor do que o gráfico histórico. Porém, o R-5 já apresenta uma grande piora frente ao R-10, mostrando que o melhor momento do clube já passou.



SÃO PAULO

O Ranking Histórico teve um comportamento de visível ascensão a partir de 1991, com o ápice de desempenho no período de 2005 a 2010. A partir de então houve desaceleração clara, com o R-5 e o R-10 bem próximos, e ambos bem abaixo do Ranking de Pontos Corridos.



PALMEIRAS

Fortíssima guinada de recuperação de desempenho nos últimos anos (é mantida uma forte inclinação e aceleração no R-5). Campeão em 2016, 2018 e 2022, vice-campeão em 2017 e 3º em 2019 e 2021, o período recente o R-5, em especial, e também o R-10 estão ambos acima do Ranking Histórico. A puxada dos últimos anos já fez com que o Ranking de Pontos Corridos tenha convergido para nível superior de pontuação do clube no Ranking Histórico.



SANTOS

A curva de desempenho mostra uma ascendência positiva. O pico de desempenho foi o período de 2001 a 2006. Desde então, o viés segue sendo positivo, com todos os rankings mantendo uma pontuação superior à do Ranking Histórico, que se mantém em aceleração há um tempo. Chama atenção o desempenho nos Pontos Corridos mantendo-se bem acima do Histórico. Entretanto o R-% mostra claro sinal de queda de desempenho, inferior ao do R-10 e do de Pontos Corridos.



VASCO

O viés de desempenho se mantém fortissimamente negativo, mantendo-se em forte regressão. Chama atenção o fato do desempenho em pontos corridos ser muito inferior ao Ranking Histórico. Tanto o R-5 quanto o R-10 também têm um viés negativo. O R-10 tem o pior desempenho entre os quatro rankings, mostrando que a tendência de perda relativa nos acumulados históricos já ocorre há pelo menos uma década inteira.



FLUMINENSE

Houve uma recuperação nos últimos anos, revertendo os sinais de queda de desempenho após o período no qual o clube teve financiamento pela Unimed, um impulsionador de seu desempenho. Em 2014 notou-se o pico de desempenho no R-5 (portanto, desempenho médio de 2009 a 2014). No período mais recente houve recuperação no R-5, superando à média do Ranking de Pontos Corridos.



BOTAFOGO

Um desempenho fortemente oscilatório. Porém, o R-5 apresenta um desempenho inferior ao do Ranking Histórico, um claro sinal de queda no desempenho relativo, com todas as linhas decrescentes. Tanto o R-10 como o R-5 convergiram para baixo do Ranking de Pontos Corridos.



CRUZEIRO

Com o rebaixamento à Série B em 2019 e o não retorno à Série A nem no fim da edição de 2020 nem na de 2021, o desempenho no R-5 continua sofrendo uma forte queda. Assim como o Santos, a curva de desempenho em pontos corridos se mantêm acima do desempenho histórico, mas passou a ter forte decrescimento. Já havia algum tempo que era nítida a paulatina desaceleração no desempenho do clube, visível sobretudo no movimento de queda de pontuação no R-10.



ATLÉTICO MINEIRO

O clube conseguiu reverter um período de viés fortemente negativo, passando a viver um período superior ao de seu desempenho histórico a partir de 2013. Ainda assim, seu desempenho em pontos corridos se mantém abaixo do desempenho histórico. Tanto R-10 quanto R-5 se mantém acima do desempenho histórico, o que é um sinal positivo.



GRÊMIO

No período mais recente desempenho do clube regrediu, após um período de grande regularidade entre as primeiras posições, ainda que sem conseguir conquistar o título do Campeonato Brasileiro. O R-5 passou a ter uma pontuação inferior à do Ranking Histórico e à do Ranking de Pontos Corridos.



INTERNACIONAL

Vinha com um viés negativo desde 1980, depois de ter dominado o cenário nacional nos Anos 1970. Reverteu este viés com um excelente momento de 2005 a 2009, mas no período mais recente tinha vivido uma forte desaceleração em seu desempenho. O R-5 viveu um forte incremento, superando tanto o R-10, quanto o Ranking Histórico e o Ranking de Pontos Corridos. Sinal de forte recuperação na conjuntura do futebol brasileiro.



ATHLÉTICO PARANAENSE

Outro clube que vem obtendo um fortíssimo viés de crescimento, com tendência positiva altamente ascendente, e um desempenho em pontos corridos bem superior à sua pontuação no Ranking Histórico. Todos os demais rankings também têm desempenho superior ao acumulado no histórico. O R-5 e o R-10 estão similares, e acima do Ranking de Pontos Corridos.




Um comentário:

  1. Pelos gráficos, é um milagre o Inter não ter sido campeão nos pontos corridos.

    ResponderExcluir