26 de março de 2014 foi a data do primeiro aniversário do programa Nação Rubro-Negra. Se os números de adesões no 12º mês do programa foram bastante decepcionantes, o desempenho no conjunto deste primeiro ano de programa foi muito bom!
A meta para o 2º ano é passar Internacional e Grêmio e assumir a 1ª colocação do ranking.
Analisando o desempenho trimestralmente, o que se vê é que nos primeiros três meses do programa houve a tradicional alavancagem inicial, no trimestre seguinte houve uma natural desaceleração, o terceiro trimestre foi inflado pelo título da Copa do Brasil, e os últimos três meses sofreram as consequências do inchaço repentino em função do título.
Os números gerais comparativos aos demais clubes. Pegando o desempenho nos últimos 12 meses, ainda sem considerar Grêmio e Internacional, que tinham seus programas próprios de sócio-torcedor, mas ainda não haviam aderido ao Programa por um Futebol Melhor.
Nestes últimos 12 meses, o Flamengo teve mais que o dobro de adesões do Palmeiras, terceiro com maior expansão, e quase o dobro em relação ao Cruzeiro. Na ponta de ribeira, o desempenho fraquíssimo do Corinthians (a notícia que não sai em nenhum lugar da imprensa!).
Considerando a expansão nos últimos dez meses, depois que os dois rivais de Porto Alegre aderiram ao programa, o Flamengo continua na ponta soberanamente.
O maior retrato do ótimo desempenho do Programa Nação Rubro-Negra neste seu primeiro ano de existência é o comparativo com outros grupos de clubes (somados). Se o Flamengo tinha 63.369 sócios-torcedores em 26 de março de 2014, data que seu programa comemorava um ano de existência, nesta mesma data Corinthians e São Paulo somados tinham 64.140 sócios-torcedores, quase a mesma quantidade do Flamengo sozinho! E Fluminense, Vasco e Botafogo somados tinham 47.095 sócios-torcedores. Os três rivais cariocas, juntos, tinham 16 mil sócios-torcedores a menos que o Flamengo.
Rumo ao topo!
E ao chegar lá, que se consolide a promessa de contratação de um craque de ponta do futebol europeu!
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