quinta-feira, 10 de abril de 2014

Ladrilheiro, Barbosa, Jean e Obina: mais 4 Vices do Vasco

O Jogo do Ladrilheiro

O Flamengo recém havia conquistado a Taça Libertadores da América de 1981. No Carioca, vinha fazendo campanha brilhante. Para ser campeão, o Vasco precisava de duas vitórias e um empate. Para o Flamengo bastava uma vitória. Só uma tragédia seria capaz de fazer o Flamengo perder aquele campeonato.

E foi uma tragédia o que aconteceu. Treinador do clube de 1977 a 1980, o grande responsável pela formação daquele time e amigo de todos os jogadores, Cláudio Coutinho morreu afogado no dia 27 de novembro de 1981. Os jogadores saíram do enterro de Coutinho direto para o primeiro jogo da final. Abaladíssimos, foram presas fáceis: Vasco 2 x 0. Na quarta-feira seguinte, o empate dava o título ao Flamengo. Roberto Dinamite marcou aos 43 minutos do 2º tempo e impediu o título rubro-negro.

O Vasco havia revertido a desvantagem. Agora, com um empate seria campeão. O Flamengo entrou com garra e fez 2 x 0 no 1º tempo. A torcida rubro-negra fazia a festa. Mas Roberto Dinamite recebeu com liberdade pela esquerda e cruzou para Ticão diminuir aos 38 do 2º tempo, botando emoção no clássico. Foi então que o torcedor rubro-negro Roberto Passos Pereira, que ficaria conhecido como “Ladrilheiro”, invadiu o campo. Ele corria de um lado para o outro pelo gramado, sem que a polícia conseguisse retirá-lo. Ele foi agredido pelo lateral-esquerdo vascaíno Gilberto, causando uma grande confusão entre as duas equipes. Depois de 5 minutos de paralização, o jogo foi reiniciado, mas nada mais de importante aconteceu. Após 4 minutos de acréscimo, o juiz terminou o jogo e o Flamengo se sagrou Campeão Carioca de 1981.

Flamengo 2 × 1 Vasco
6/12/1981 - Maracanã
Público: 162 mil pagantes
Gols: Adílio (20'1T), Nunes (24'1T) e Ticão (38'2T)

Flamengo: Raul, Nei Dias, Marinho, Mozer e Júnior (Figueiredo); Andrade, Adílio e Zico; Leandro, Nunes e Lico (Chiquinho). Téc: Paulo César Carpegiani.

Vasco: Mazaropi, Rosemiro, Serginho, Ivan e Gilberto; Dudu, Marquinho e Amauri (Ticão); Wilsinho, Roberto Dinamite e Silvinho. Téc: Antônio Lopes.


Bebeto e Júlio César Barbosa decidem!

Em 1986, Flamengo e Vasco empataram os dois primeiros jogos da final em 0 x 0. No 3º jogo, sairia o campeão. A garotada do Flamego brilhou para cima do experiente time vascaíno.

Flamengo 2 X 0 Vasco
10/Agosto/86 - Maracanã
Público: 128 mil pagantes
Gols: Bebeto (29'2T) e Júlio César Barbosa (38'2T)

Flamengo: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Aldair e Guto; Andrade, Aílton e Adílio; Bebeto, Vinícius (Júlio César Barbosa) e Marquinho Carioca. Téc: Sebastião Lazaroni.

Vasco: Acácio, Paulo Roberto, Donato, Moroni e Heitor; Vítor, Mazinho e Geovani (Claudinho); Mauricinho, Roberto Dinamite e Romário (Santos). Téc: Antônio Lopes.

Donato e Bebeto disputam bola


Três vezes Jean!

Na final do Carioca de 2004, o Flamengo venceu o 1º jogo por 2 x 1. No 2º jogo, o Vasco saiu na frente, mas Jean virou. O Vasco pedeu a cabeça e desandou a dar ponta-pés, tendo vários jogadores expulsos.

Flamengo 3 X 1 Vasco
18/Abril/2004 - Maracanã
Público: 74 mil pagantes
Gols: Valdir (2'1T), e Jean (4'2T), (28'2T) e (32'2T)

Flamengo: Júlio César, Rafael, Henrique, Fabiano Eller e Roger; Robson, Douglas Silva, Ibson e Zinho (Tiago); Felipe e Jean (Jônatas). Téc: Abel Braga.

Vasco: Fábio, Claudemir (Cadu), Henrique, Fabiano (Júnior) e Victor Boleta; Ygor, Rodrigo Souto, Philippe Coutinho e Beto (Donizete); Robson Luiz e Valdir. Téc: Geninho.



Final da Copa do Brasil 2006

1º Jogo - 19/07/2006
Flamengo 2 x 0 Vasco
Público: 44 mil pagantes
Gols: Obina (15'2T) e Luizão (17'2T)

Flamengo: Diego, Renato Silva (Obina), Fernando e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura e Juan; Jônatas, Toró (Rodrigo Arroz) e Renato Abreu; Renato Augusto e Luizão. Téc: Ney Franco.

Vasco: Cássio, Wágner Diniz, Jorge Luiz, Fábio Brás e Diego; Ives, Andrade, Ramón (Abedi) e Morais; Valdiran (Ernani) e Edílson. Téc: Renato Gaúcho.

2º Jogo - 26/07/2006
Flamengo 1 x 0 Vasco
Público: 45 mil pagantes
Gol: Juan (28'1T)

Flamengo: Diego, Renato Silva, Fernando e Rodrigo Arroz; Leonardo Moura e Juan (Léo); Jônatas, Toró (Obina) e Renato Abreu; Renato Augusto (Peralta) e Luizão. Téc: Ney Franco.

Vasco: Cássio, Wágner Diniz, Jorge Luiz, Fábio Brás e Diego; Ygor, Andrade (Abedi), Ramón (Valdiran) e Morais (Ernane); Valdir Papel e Edílson. Téc: Renato Gaúcho.

Juan corre para comemorar o gol do título


Nenhum comentário:

Postar um comentário