domingo, 3 de agosto de 2014

Nós queremos respeito! E comprometimento! Isto aqui não é Corinthians! Isto aqui é Flamengo!

A farsa do Datafolha já foi desmascarada há muito tempo, desde dezembro de 2012, quando rubro-negros debruçaram-se sobre os dados e escancaram a manipulação de amostragem, cujo indício mais evidente era o empate entre Fluminense, Botafogo e Portuguesa em quantidade de torcedores.

Naquele mês, o Corinthians sagrava-se Campeão Mundial Interclubes, e isto ainda poderia dar margem à argumentação: "a empolgação do título inflou o resultado". Mas não foi isto o que aconteceu. Fato é que a Folha de São Paulo e a Revista Placar fizeram questão de destacar em manchetes com estardalhaço:



Vale relembrar ainda as palavras de Milton Neves no embalo da mesma: "Do Oiapoque ao Chuí, a Fiel se agiganta e a torcida do Mengão se apequena. Nove milhões de rubro-negros ou faleceram, largaram do futebol por desânimo continuado ou viraram Fluminense. Aqui nos EUA, desde Nova Iorque até a brasileira Miami, para cada flamenguista existem 27.97 corintianos. É uma avalanche da Fiel pra todo lado e o Flamengo, tão apequenado nos últimos anos, já entra na mira do São Paulo na briga pela vice-liderança das torcidas. E na “pesquisa” ficou clara a terceirização da torcida do Flamengo, a maior terceirização do futebol do mundo". Relembre aqui.

Desde então, nenhuma outra pesquisa havia sido feita. Mas o assunto voltou à pauta com a matéria "A pesquisa 'esquecida' pelo Datafolha", publicada no Blog Teoria dos Jogos em 31 de julho de 2014.

Destaca-se na matéria: "Uma pesquisa que, vejam vocês, sequer veio a público. O estudo foi feito “entre 03 e 05 de junho de 2014”. Em consulta ao site do instituto Datafolha, descobrimos se tratar de uma pesquisa elaborada às vésperas da Copa do Mundo, abordando unicamente questões relativas às expectativas sobre o torneio. Não houve qualquer citação à preferência clubística dos entrevistados, embora a amostra tenha sido uma das melhores já elaboradas pelo Datafolha (4.337 pessoas, 207 municípios, margem de erro de 2 pontos percentuais). Mas é a análise dos números que levanta dúvidas quanto à possível conveniência de se ocultá-los".

Segundo a nova pesquisa, o Flamengo teria 18% das preferências nacionais, e não 16% conforme a última pesquisa Datafolha. Já o Corinthians teria 14%, e não os… 16% da pesquisa anterior.

Para quem não se lembra, o Datafolha publicou empate 16% de flamenguistas e 16% de corinthianos. Houve uma enorme contestação, e eles decidiram republicar, mas abrindo as casas decimais. A matéria à época publicada no GloboEsporte trouxe os novos números após esta abertura: 

Dados reais da polêmica pesquisa de 2012, não 16% x 16%, mas 16,27% x 15,56%

As contestações continuaram, até recair sobre a polêmica observação dos dados de Fluminense, Botafogo e Portuguesa, um empate surreal, no qual ninguém em sã consciência é capaz de acreditar que exista.

Valem aqui as argumentações da própria matéria do blog Teoria dos Jogos: "A pergunta que não quer calar: por que, àquela época, o Datafolha fez tamanha divulgação do suposto empate técnico entre Corinthians e Flamengo, calando agora que outra pesquisa de sua autoria coloca o clube paulista muito abaixo dos cariocas? E mais: embora as demais torcidas tenham flutuado pouco, São Paulo e Palmeiras registraram em 2014 um ponto percentual a menos do que em 2012 (caindo, respectivamente, de 9% e 7% para 8% e 6%). Já o Fluminense marcou 2%, vendo a Portuguesa zerar. Resta claro um benefício às torcidas da cidade de São Paulo, pois enquanto até a Portuguesa teve números inflados, o Santos foi o único a não se beneficiar. O explícito viés paulistano da amostra de 2012 não requer maior responsabilidade e parcimônia no trato de estatísticas que envolvem tamanha paixão?".

Palavras endossadas por Mauro Cézar Pereira, da ESPN Brasil, que falou em sue blog: "É difícil entender tamanha disparidade entre as duas maiores torcidas do país, afinal, pelos índices de 2009 seriam mais de 8 milhões de flamenguistas em relação aos corintianos. Como uma diferença bem maior que o dobro da população do Uruguai desapareceria em cerca de mil dias?".

A matéria do Blog Teoria dos Jogos fez uma enxurrada de flamenguistas pressionarem, via redes sociais, ao Instituto Datafolha, e este então, publicou a pesquisa (que fora realizada no início de junho) no dia seguinte, 1º de agosto, na Folha de São Paulo.


Volto a mencionar as palavras do blog ao comentar esta publicação: "Parabéns a você, cujo verdadeiro compromisso é perante os fatos. Parabéns, leitor do novo Blog Teoria dos Jogos, que desde ontem pressiona o Datafolha pela divulgação de uma pesquisa estranhamente ocultada pelo instituto. Pouco mais de 24 horas após a coluna “A pesquisa ‘esquecida pelo Datafolha’”, eles sucumbiram aos clamores. A manchete nem de longe se aproxima da exaltação do “empate técnico” a favor do Corinthians. Aliás, o clube paulista segue na chamada mesmo separado do Flamengo por estratosféricos quatro pontos percentuais: “Um em cada três torce para Flamengo ou Corinthians”, diz a Folha de São Paulo. Problema nenhum. O que se quer – o que se EXIGE! – é tão somente transparência no trato com os números".

O resumo dos números da pesquisa 2014, na qual o suposto empate entre Fluminense, Botafogo e Portuguesa desapareceu, e a vantagem do Flamengo voltou a margens reais:



Já foi destacado aqui no Blog A Nação, no artigo : "A maior torcida do Brasil. Uma paixão inabalável. Uma estatística inquestionável.": "Na média das 17 pesquisas (realizadas entre 1983 e 2011), o Flamengo tem 17,15% da preferência, com um desvio-padrão de 1,48 pontos percentuais, o que significa um intervalo de confiança de 15,67% a 18,64%; o Corinthians tem 12,76% da preferência, com um desvio-padrão de 1,53 pontos percentuais, o que significa um intervalo de confiança de 11,23% a 14,28%."

Há alguns anos uma consultoria afirmou que "torcida do Corinthians ultrapassará a do Flamengo em 2028". Restam-nos apenas 14 anos, portanto, como "Maior Torcida do Brasil". Esperaremos ansiosamente à primeira pesquisa de 2029 para se eu e o blog ainda estivermos por aqui, possamos comentá-la e analisá-la.
  
Relembre os detalhes da ESCANDALOSA MANIPULAÇÃO DO DATAFOLHA DE 2012 aqui: Flamengo e Corinthians do mesmo tamanho? Faz-me rir! Piada paulistana de Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário