No Brasileirão de 1983, a final Flamengo x Santos foi realizada no Maracanã, mesmo com o Santos tendo melhor campanha. Por quê? E qual a explicação para o árbitro do jogo ser carioca?
(pergunta de um leitor da Revista Placar)
Resposta:
Antes da partida, em decisão da Comissão Brasileira de Árbitros de Futebol (Cobraf), ficou acordado que o paulista José de Assis Aragão apitaria a primeira partida, no Morumbi, e Arnaldo Cezar Coelho a segunda, no Maracanã. Após perder a ida por 2 x 1, o Flamengo fez 3 x 0 e conquistou o tricampeonato brasileiro.
O Santos teve melhor campanha, mas o critério para definir o mando na final era a soma de pontos a partir da terceira fase — aí a vantagem era flamenguista. Santistas e rubro-negros chegaram à decisão com os mesmos 13 pontos acumulados, mas o critério de desempate favorecia o time de Zico.
O regulamento da CBF dizia: “A vantagem do segundo jogo como mandante segue os seguintes critérios, nesta ordem: maior número de pontos, maior número de vitórias, maior saldo de gols e maior número de gols a partir da terceira fase”.
O Flamengo acumulou cinco vitórias até a final, contra quatro vitórias santistas. Além do jogo de volta, os cariocas jogariam no Maracanã uma eventual terceira partida, caso os dois times empatassem em pontos e gols nos duelos decisivos.
Fonte: Revista PLACAR - Questão originalmente publicada na edição 1.393 da Revista PLACAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário