Segundo a Folha de São Paulo, em matéria publicada nesta quinta-feira, 5 de março de março, já são maioria os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro que apoiam a volta da fórmula de Mata-Mata, sepultando o campeonato por pontos corridos.
Entre a minoria dos que defendem a manutenção da fórmula atual estão o atual Bi-campeão Cruzeiro, e o pai da bandeira de pontos corridos quando a fórmula foi criada, o São Paulo Futebol Clube.
Curiosamente o mesmo São Paulo que levantou a bandeira Anti-Espanholização do futebol brasileiro e é a favor de rediscutir a distribuição de cotas de TV.
Não é difícil entender a falsa contradição: quando propôs pontos corridos, o pensamento predominante era que os clubes mais organizados se imporiam (alguém esquece o discurso bem menos alarmista de "Lyonização" do futebol brasileiro quando o SPFC ganhou três títulos seguidos? Não havia problema com a bipolarização e a concentração nos mais ricos se esta estivesse restrita a São Paulo, Corinthians, e quizá Palmeiras. De repente o São Paulo viu a concentração da receita de TV em Corinthians e Flamengo e nada mais fez do que defender o seu, com receio de ficar para trás: bandeira anti-espanholização em punho!
O Mata-Mata é a fórmula mais anti-concentração nos mais ricos que há.
O Flamengo ainda não se pronunciou oficialmente nem tomou partido, segue "estudando o assunto".
Levantamento da Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário