De tempos em tempos os fatos reconfirmam o que já deveria ser a verdade inabalável, incontestável e inquestionável. O blog A Nação já sintetizou os resultados de todas as pesquisas feitas no Brasil nas últimas décadas que sempre apontam a mesma Número 1, o mesmo Mais Querido do Brasil. Os paulistas já fizeram um esforço enorme, consultorias apresentaram estudos mostrando que a torcida do Flamengo estava longe de estar entre as maiores em poder de consumo. Já houve um trabalho que chegou ao absurdo de colocar a torcida rubro-negra como o 11º PIB de futebol entre os clubes do Brasil. Entretanto, como já foi mostrado aqui, desde que alguns dos principais produtos de futebol foram criados, a torcida número 1 em consumo de todos sempre foi a mesma: o Flamengo tem a maior contratação de Pay-per-view, dominando o mercado de futebol na TV Paga; desde que a Timemania foi criada, o Flamengo tem, ano após ano, a maior quantidade de apostas na loteria; desde que a TIM lançou o chip Infinity Torcedor, o chip rubro-negro é o mais vendido do país. O esforço da estratégia paulista já chegou até a manipular a amostragem de uma pesquisa, numa falsificação de resultado (e com assinatura Datafolha). A verdade não tem como ser escondida, e sempre volta a mostrar sua face - inabalável, incontestável e inquestionável -. Já foi mostrado aqui também que, até no ano no qual o Corinthians foi Campeão Mundial, 2012, o Flamengo foi o nome de clube brasileiro mais pesquisado no Google.
Apesar das consultorias dizerem que o maior potencial de consumo entre os clubes de futebol no Brasil não pertence ao Flamengo, há mais um consumo no qual o vermelho e o preto são o número 1 do Brasil. Mais uma vez é divulgada a liderança rubro-negra num quesito no qual em outro anos também nunca fomos superados por ninguém. Conforme anunciaram Centauro e Netshoes, as duas maiores lojas de materiais esportivos do país, a camisa do Flamengo é a mais vendida do Brasil. É o que foi noticiado pela Revista Época e pela ESPN. Abaixo trechos das matérias com as respectivas fontes.
Matéria da Revista Época: Quais os três clubes que mais vendem camisas na Centauro por estado em 2015: em lojas físicas, Flamengo leva vantagem na maioria das regiões, mas clubes locais também estão entre mais vendidos
"Flamengo em primeiro lugar, alavancado pelo alto número de torcedores e simpatizantes em todo o Brasil. São Paulo em segundo, beneficiado por estar no estado mais populoso do país, cuja renda domiciliar per capita é a segunda mais alta, e ter trocado de fornecedora de materiais esportivos no período analisado. Este é o consenso quando se cruza as tabelas de camisas mais vendidas no primeiro semestre de 2015, de 1º de janeiro a 30 de junho, de Centauro e Netshoes, às quais ÉPOCA teve acesso com exclusividade. Em terceiro lugar na Netshoes, bom parâmetro das vendas nacionais pela internet, aparece o Cruzeiro, duas vezes seguidas campeão brasileiro".
Comentário deste blog sobre este primeiro trecho da matéria: "O São Paulo é o mais rico. O Cruzeiro é Bi-campeão. E o Flamengo é o Flamengo".
Continua a Revista Época: "as duas empresas carregam peculiaridades. Um comércio eletrônico não tem limitação de espaço. Ele pode expor quaisquer produtos para consumidores de todo o país ao mesmo tempo. A loja de tijolo e cimento, tem. Nela não há espaço para vender uniformes de todos os clubes, então o lojista prioriza os que vê mais potencial. As peças que vão para vitrines e ficam à frente em araras também tendem a vender mais. Esta é uma das explicações para a Centauro ter nos campeões estaduais mais times locais, e a Netshoes, mais estrangeiros. (...) O Flamengo não é só o time de futebol que mais vende camisas no Brasil. É também o que vende em mais estados. (...) O rubro-negro carioca lidera em 14 estados na primeira varejista e em 13 estados na segunda. Na Centauro, portanto em lojas físicas, o Flamengo é o mais vendido em: Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e, ufa, Tocantins. (...) Na Netshoes, segure o fôlego, o Flamengo (em lojas virtuais) é líder em: Pará, Rondônia, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O fato curioso, no caso da internet, é que até em Minas Gerais, onde há dois times consolidados, o Flamengo fica em segundo lugar nas vendas, atrás do Cruzeiro, à frente do Atlético-MG. (...) A Centauro lançou site para que torcedores acompanhem, com atualização diária, o ranking de camisas mais vendidas do futebol. Em agosto, mês seguinte ao compilado do primeiro semestre que ÉPOCA teve acesso, o Flamengo já lidera com 30% do total".
Complementando o assunto, matéria da ESPN: Flamengo, São Paulo e Cruzeiro encabeçam ranking da venda online de camisas no Brasil
"Flamengo, São Paulo e Cruzeiro são os clubes que mais vendem camisas pela internet no Brasil, segundo ranking da loja Netshoes, maior e-commerce de artigos esportivos do mundo, obtido pelo ESPN.com.br (...) contemplou mantos de equipes nacionais e internacionais. O manto rubro-negro do Fla figura com destaque em 19 Estados - em 13 deles, é o líder de vendas. São Paulo e Corinthians, rivais que têm duas das maiores torcidas do Brasil, travam duelo curioso pelo país: enquanto o "Tricolor" vê suas camisas serem as mais procuradas em quatro Estados, o manto do "Timão" não é líder de vendas em nenhum. As duas equipes são destaques em rankings de 10 e 6 Estados, respectivamente".
Complementa a matéria: "No Nordeste, os clubes cariocas mostram força. Dos nove Estados da região, em seis o top 3 do ranking possui pelo menos duas equipes do Rio de Janeiro".
Ranking das camisas mais vendidas na Netshoes: 1º) Flamengo; 2º) São Paulo; 3º) Cruzeiro; 4º) Seleção Brasileira; 5º) Corinthians; 6º) Atlético-MG; 7º) Botafogo; 8º) Fluminense; 9º) Palmeiras; e 10º) Vasco.
Na Região Norte: no Acre as mais vendidas são Manchester United (1º) e Santos (2º). No Amapá são Botafogo (1º), Flamengo (2º) e Vasco (3º). No Amazonas são Juventus-ITA (1º), Flamengo (2º) e Vasco (3º). No Pará são Flamengo (1º), Corinthians (2º) e Palmeiras (3º). Em Rondônia são Flamengo (1º), Grêmio (2º) e Internacional (3º). Em Roraima é a do São Paulo (1º). E no Tocantins é a do São Paulo (1º).
Na Região Nordeste: em Alagoas são Flamengo (1º), Palmeiras (2º) e Seleção Brasileira (3º). Na Bahia são Flamengo (1º), Bahia (2º) e Vasco (3º). No Ceará são Flamengo (1º), São Paulo (2º) e Fluminense (3º). No Maranhão são Flamengo (1º), São Paulo (2º) e Vasco (3º). Na Paraíba são Flamengo (1º), Barcelona-ESP (2º) e Vasco (3º). Em Pernambuco são Sport (1º), São Paulo (2º) e Náutico (3º). No Piauí são Vasco (1º), Flamengo (2º) e Fluminense (3º). No Rio Grande do Norte são Flamengo (1º), São Paulo (2º) e Botafogo (3º). E em Sergipe são Flamengo (1º), São Paulo (2º) e Corinthians (3º).
Na Região Centro-Oeste: no Distrito Federal são Flamengo (1º), Corinthians (2º) e Vasco (3º). Em Goiás são Flamengo (1º), Palmeiras (2º) e Corinthians (3º). Em Mato Grosso são Palmeiras (1º), Flamengo (2º) e São Paulo (3º). E no Mato Grosso do Sul são Barcelona-ESP (1º), Flamengo (2º) e Grêmio (3º).
Na Região Sudeste: no Espírito Santos são Flamengo (1º), Atlético-MG (2º) e Manchester City-ING (3º). Em Minas Gerais são Cruzeiro (1º), Flamengo (2º) e Atlético-MG (3º). No Rio de Janeiro são Flamengo (1º), Botafogo (2º) e Vasco (3º). E em São Paulo são São Paulo (1º), Corinthians (2º) e Palmeiras (3º).
Na Região Sul: no Paraná são São Paulo (1º), Corinthians (2º) e Grêmio (3º). No Rio Grande do Sul são Internacional (1º), Grêmio (2º) e Manchester City-ING. E em Santa Catarina são Vasco (1º), Internacional (2º) e Fluminense (3º).
Arte: Revista Época
Nenhum comentário:
Postar um comentário