sábado, 11 de janeiro de 2020

Títulos Quase Esquecidos: Copa Ouro da Conmebol de 1996


A Copa Ouro foi um torneio oficial da Conmebol disputado três vezes na história - em 1993, 1995 e 1996 - reunindo os campeões da Copa Libertadores da América, da Supercopa dos Campeões da Libertadores, da Copa Conmebol e da Copa Master dos Campeões da Supercopa Libertadores.

A primeira edição, em 1993, reuniu Boca Juniors, Atlético Mineiro, São Paulo e Grêmio. Foi a única com a participação dos 4 campeões que se pleiteava reunir para esta disputa. O Boca Juniors foi o campeão, batendo ao São Paulo na semi-final e ao Atlético Mineiro na final. Em 1995, a 2ª edição reuniu apenas São Paulo e Cruzeiro, com os campeões da Libertadores e da Supercopa (respectivamente, Vélez Sarsfield e Independiente) rejeitando a participação no torneio. O Cruzeiro foi o campeão.

Na edição de 1996, o campeão da Supercopa (Independiente) novamente rejeitou disputar o torneio, cedendo sua vaga ao Flamengo, vice-campeão da Supercopa em 1995. Os demais participantes foram Grêmio, São Paulo e Rosario Central. Na semi-final, o Flamengo venceu aos argentinos e avançou para fazer a final contra o São Paulo, que derrotou ao Grêmio por 2 x 1. Flamenguistas e São-Paulinos disputaram o título. E o troféu foi para a Gávea.


Campanha


SEMI-FINAL - 13/08/1996 - Flamengo 2 x 1 Rosario Central (Argentina)
Local: Estádio Vivaldão, Manaus
Gols: Fábio Baiano (7'1T), Bustos Montoya (10'1T) e Fábio Baiano (18'2T)

Fla: Roger, Paulo César, Fabiano, Ronaldão e Gilberto (Pedrinho); Márcio Costa, Alejandro Mancuso, Nélio e Fábio Baiano (Athirson); Marques e Aloísio Chulapa (Iranildo).
Téc: Joel Santana
Rosario Central: Castellano, Daniele (Biazotti), Carbonari, Kesman e Ordóñez; Coudet, Palma, Boasso e Da Silva; Bustos Montoya (Cardetti) e Pobersnik (Fernández).
Téc: Ángel Tulio Zof

    
FINAL - 16/08/1996 - Flamengo 3 x 1 São Paulo (Brasil)
Local: Estádio Vivaldão, Manaus
Gols: Sávio (16'1T), Aristizábal (36'1T), e Sávio (12'2T) e (37'2T)

Fla: Roger, Paulo César, Fabiano, Ronaldão e Gilberto; Márcio Costa, Alejandro Mancuso, Nélio (Adílson) e Fábio Baiano (Iranildo); Marques e Sávio.
Téc: Joel Santana
São Paulo: Rogério Ceni, Luisinho Netto, Pedro Luís, Bordon e Guilherme; Edmílson, Juliano Belletti (Fábio Mello), Sandoval (Adriano Gerlin) e André Luiz; Victor Aristizábal e Valdir (França).
Téc: Carlos Alberto Parreira



Nenhum comentário:

Postar um comentário