domingo, 11 de abril de 2021

Hall da Fama do C.R. Flamengo: NERY


EMMANUEL NERY: 

Carreira: 1910-1911 Fluminense; 1912-1919 Flamengo

Ao lado de seu companheiro de zaga rubro-negro Píndaro de Carvalho atuou na primeira partida da história da Seleção Brasileira em 1914. Píndaro e Nery formaram a primeira dupla de zaga da história da Seleção Brasileira, e também formaram a primeira dupla de zaga da história do Flamengo.

Pelo Flamengo fez 112 jogos e marcou 6 gols. A grande temporada do zaguiro com a camisa rubro-negra foi a de 1916, na qual ele marcou quatro dos seis gols que marcou enquanto esteve no clube.


Abaixo, texto de autoria de Sérgio Mello publicado no blog "História do Futebol":

Zagueiro clássico e talentoso, Emmanuel Augusto Nery nasceu no Rio de Janeiro em 25 de Dezembro de 1892 e faleceu em 5 de Novembro de 1927 (portanto, faleceu bastante jovem, antes de completar 35 anos de idade). Ele foi um renomado jogador de futebol do inicio do século XX, que advindo da cisão com o Fluminense em 1911, tornou-se um dos fundadores da modalidade no Flamengo, que até então se dedicava apenas ao remo.

Nery começou a carreira de futebolista no Fluminense em 1910. Em 1911, apesar de o time das Laranjeiras ter consumado a conquista do título carioca, um desentendimento entre Borgerth e a comissão técnica daquele time fez com que nove jogadores, entre eles Nery, migrassem para o Flamengo e implantassem o futebol no clube que até então dedicava-se com afinco ao remo.

Um dos precursores da modalidade na Gávea, Nery estava em campo na primeira partida de futebol disputada pelo Flamengo, que resultou numa goleada estrondosa sobre o Mangueira, por 16 a 2.

Nery ainda figurou nas primeiras convocações da então inaugurada Seleção Brasileira de Futebol, bem como disputou a primeira partida da história do selecionado brasileiro contra a equipe inglesa do Exeter City. Dois meses depois em uma disputa com a Argentina, faturou o primeiro título da história do Brasil, a Copa Rocca. Ele também tem no curriculum o fato de ter atuado em todos os 7 primeiros jogos da história da Seleção Brasileira, entre 1914 e 1916.

Em 1919, com 27 anos, uma idade avançada para a época, Nery disputou a última partida como capitão do Mais Querido Brasil e pendurou as chuteiras, tendo marcado seu nome definitivamente na história do futebol brasileiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário