quinta-feira, 21 de março de 2024

Campeão Brasileiro Sub-20 em 2023


No Campeonato Brasileiro Sub-20 o Flamengo obteve um 4º lugar em 2015 e um 3º lugar em 2018, até se consagrar pela primeira vez campeão em 2019, com uma grande geração formada pelo goleiro Hugo Souza, o lateral-direito Matheuzinho, o zagueiro Natan, o volante João Gomes, os meio-campistas Vinícius Souza e o colombiano Richard Ríos, e o centroavante Rodrigo Muniz.

Naquela edição de 2019, o torneio, pela primeira vez, não foi fatiado em grupos, com os 20 clubes se enfrentado todos contra todos em turno único, e com os 8 primeiros colocados avançando para fazer um mata-mata a partir das Quartas de Final. Desde então, foram três temporadas seguidas no Top 4, com dois 4º lugares, em 2020 e 2021, e um 3º lugar, em 2022. E em 2023 voltou a obter o título. Assim, o Flamengo conseguiu ser 6 anos consecutivos Top 4 do Campeonato Brasileiro Sub-20.

A partir de 2022, o modelo de disputa da 1ª Fase mudou, e ao invés de ser um grupo único de 20 clubes, passou a haver 2 grupos de 10 clubes em cada, com os 4 primeiros colocados de cada grupo avançando às Quartas de Final. No segundo ano sob este modelo, o Flamengo conquistou seu 2º título do Brasileirão Sub-20.

A campanha rubro-negra no campeonato de 2023 começou com o time sofrendo uma derrota avassaladora para o Corinthians, em partida disputada no Canindé, em São Paulo. O time rubro-negro teve maior controle do jogo, com maior tempo tendo a posse de bola desde o começo, mas foi castigado em seguidos contra-ataques, e aos 33 minutos do 1º tempo já era goleado por 4 a 0, placar que persistiu até o final da partida.

Depois deste grave escorregão, o time se estabilizou nas rodadas seguintes, logo mostrando a sua competitividade. Aquela geração havia brilhado na categoria Sub-17, tendo conquistado tudo no Brasil em 2021, tendo sido o Campeão Brasileiro e o Campeão da Copa do Brasil da categoria naquele ano. Era um grupo, portanto, com uma baita qualidade, e provou isto.

O time encaixou uma sequência de 5 vitórias consecutivas, vencendo aos clássicos contra Fluminense e Botafogo, passando como mandante por Red Bull Bragantino e Ceará, e vencendo como visitante ao Atlético Mineiro.

Na 7ª rodada, voltou a ser derrotado, e em casa, perdendo por 2 a 1 para o Internacional no Estádio da Gávea. Mas a sequência positiva havia acumulado gordura, e com duas vitórias nas duas rodadas finais, sobre o Cuiabá como mandante e o América Mineiro como visitante, o time rubro-negro fechou sua campanha na 1ª Fase como o líder de seu grupo, com 21 pontos, seguido por Corinthians com 18, Internacional com 14, e Botafogo com 13 pontos.

No outro grupo, os quatro classificados, em ordem, foram: Palmeiras (18 pontos), Santos (18), Grêmio (17) e Athlético Paranaense (16). Bahia, Cruzeiro, Fortaleza, Goiás, São Paulo e Atlético Goianiense foram eliminados. O Flamengo fez a melhor campanha entre todos os participantes da 1ª Fase, com 7 vitórias e 2 derrotas.

No mata-mata, o adversário nas quartas de final foi o Athlético Paranaense. O duelo rubro-negro foi iniciado com uma derrota carioca por 2 a 1 em Curitiba. No jogo de volta, no Rio de Janeiro, disputado no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, com 11 minutos do 1º tempo o Flamengo já havia revertido a desvantagem, e vencia por 2 a 0. Antes do intervalo ainda marcou mais um gol. No 2º tempo, fechou com uma goleada por 4 a 1, selando a classificação à semi-final.

O adversário saiu do duelo entre Santos e Internacional, no qual o alvi-negro praiano venceu aos dois jogos. Pela semi-final, logo no primeiro jogo, como visitante, disputado em Santo André, o Flamengo venceu por 2 a 1, encaminhando a classificação. Na volta, na Gávea, venceu por 3 a 1 e selou a sua segunda participação na final do Brasileirão Sub-20 na história.

A final foi disputada em jogo único, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, reunindo os dois clubes que dominavam o cenário nacional naquele momento: Flamengo e Palmeiras. O time rubro-negro jogou desfalcado de seu goleiro, Kauã Santos, substituído por Francisco Dyogo. E reforçou-se com a presença do volante Igor Jesus, que já vinha treinando com o time profissional, e embora tivesse idade, não tinha sido aproveitado no Brasileiro Sub-20.

A partida se arrastou até o final num empate sem gols, e a decisão do título foi nas cobranças de penalidades. Os alvi-verdes desperdiçaram a 2ª, a 3ª e a 5ª cobranças, e embora Lorran também tenha desperdiçado a 4ª rubro-negra, o Flamengo venceu por 3 x 2 e assegurou a conquista do título nos pênaltis.




Time campeão: Kauã Santos, Daniel Sales, Diegão Santos, Cleiton e Zé Welinton; Rayan Lucas, Évertton Araújo e Lorran; Werton, Pedrinho (Ryan Luka) e Petterson.
Técnico: Mário Jorge




Jogadores com + de 200 jogos no profissional do Flamengo: 0
Jogadores com + de 100 jogos no profissional do Flamengo: 0
Jogadores com + de 50 jogos no profissional do Flamengo: 0


Alguns dos jogadores campeões deixaram o clube logo após a conquista. O goleiro Kauã Santos seguiu imediatamente para o futebol alemão, sem sequer passar pelo profissional rubro-negro. O atacante Pedrinho seguiu para o futebol dos Estados Unidos, e o atacante Ryan Luca seguiu para o Fortaleza. Já Petterson, foi cedido por empréstimo, no início de 2024, para o Athlético Paranaense.



Nenhum comentário:

Postar um comentário