Além de ser o 4º clube brasileiro com mais participações na Copa Libertadores da América e o 29º a ter mais participado no conrinente, quando se trata de quantidade de vezes que avançou além da Fase de Grupos a situação rubro-negra é de ser parte de um grupo muito mais restrito na América do Sul.
Com a sua classificação para as oitavas de final na edição 2024 do torneio, foi a 15ª vez que o Flamengo avançou para além da Fase de Grupos (o que está sendo chamado aqui de Fase Final, ou de 2ª Fase). É o 5º entre os brasileiros e o 12º na América do Sul a ter mais participações a partir da Fase Final:
O recordista de participações em Fase Final da Libertadores da América, até 2024, também é o Nacional de Montevidéu, presente 37 edições nas fases posteriores à Fase de Grupos. Na sequêrencia aparecem o River Plate, com 32 vezes, o Peñarol, com 29 vezes e o Boca Juniors com 28 vezes. No topo da tradição do conteinente, portanto, dois clubes do Uruguai e dois da Argentina.
Com 22 participações em Fase Final aparece o Cerro Potenho, do Paraguai, seguido pelo rival paraguaio Olimpia e pelo Palmeiras, estes dois 20 vezes além da Fase de Grupos. Com 19 vezes aparece o Grêmio, seguido por 17 aparições de dois outros brasileiros, São Paulo e Cruzeiro, e pelo maior campeão da história da Libertadores, o Independiente de Avellaneda, da Argentina, com 7 títulos em 17 presenças em Fase Final.
Assim, dentre os 12 clubes deste seleto grupo do qual o Flamengo faz parte, há 5 do Brasil, 3 da Argentina, 2 do Uruguai e 2 do Paraguai.
Veja também: Clubes com mais participações na Copa Libertadores
Nenhum comentário:
Postar um comentário