Jogos Inesquecíveis (Sub-20): 18/07/2025 - Flamengo 5 x 1 Bayer Leverkusen
Em julho de 2025 foi a primeira vez que uma equipe de ponta do futebol europeu escolheu o Brasil para fazer a sua pré-temporada. Para ser mais específico, o Bayer Leverkusen, da Alemanha, escolheu ao Rio de Janeiro, e mais especificamente o Centro de Treinamento do Flamengo, o Ninho do Urubu, para se preparar para a Temporada 2025/2026. Um prêmio e um reconhecimento ao Clube de Regatas do Flamengo por ter construído um dos melhores CT de todo o planeta.
Em meio a esta preparação, o elenco do clube alemão fez uma partida amistosa contra o time Sub-20 do Flamengo no Estádio da Gávea. E a garotada rubro-negro deu um espetáculo histórico, aplicando uma impiedosa e inesquecível goleada! Atuações de gala, em especial, dos meias Lorran e Matheus Gonçalves, e do lateral Gusttavo. Vitória inesquecível!
Ficha Técnica:
18/07/2025 - Flamengo 5 x 1 Bayer Leverkusen
Local: Estádio da Gávea
Gols: Lorran (1'1T), Arthur (contra, 9'1T), Matheus Gonçalves (38'1T), Pedro Leão (45+3'1T), Gusttavo (8'2T) e Culbreath (24'2T)
Fla: Matheus Cunha (Léo Nanneti), Daniel Sales (Wanderson), Iago, Cleiton (Da Mata) e Viña (Gusttavo); João Alves, Joshua (Fabiano), Guilherme Gomes e Lorran (Shola); Matheus Gonçalves (Felipe Teresa) e Pedro Leão (Jorge Mora).
Téc: Bruno Pivetti.
Bayer: Mark Flekken (Niklas Lomb (Lukas Hradecky)), Ferdinand Pohl, Ben Hawighorst (Edmond Tapsoba), Osman Turay (Alex Grimaldo) e Arthur (Robert Andrich); Nebe Domnic (Montrell Culbreath), Axel Tape (Exequiel Palacios) e Jeremiah Mensah (Granit Xhaka); Amine Adli (Patrik Schick), Jonas Hofmann (Nathan Tella) e Victor Boniface (Alejo Sarco (Dustin Buck)).
Téc: Erik Ten Hag
A História do Jogo
O Bayer Leverkusen havia sido sensação na temporada 2023/24, quando se sagrou campeão alemão e foi vice-campeão da Liga Europa sob o comando do técnico espanhol Xabi Alonso. Na temporada anterior, 2024/25, havia ficado com o vice-campeonato alemão. Xabi Alonso foi então contratado pelo Real Madrid, e o escolhido para substitui-lo foi o holandês Erik Ten Hag, antes treinador do Manchester United. A pré-temporada no Rio de Janeiro era o início de trabalho do novo técnico, que fazia sua estreia a frente do Bayer Leverkusen naquela tarde de sexta-feira no Estádio José Bastos Padilha, na Gávea.
O elenco do Bayer Leverskusen reunia jogadores de uma diversidade de nacionalidades impressionante. Naquele jogo contra o Flamengo Sub-20, no gol a equipe alemã começou com o reserva Flekken, holandês, colocou o jovem alemão Lomb ainda no 1º tempo, e no meio da segunda etapa entrou o titular, o finlandês Hradecky. Na linha, jogaram o suíço Xhaka, o espanhol Grimaldo, o francês Tape e o tcheco Schick. O elenco também tinha o brasileiro Arthur, e os argentinos Sarco e Exequiel Palacios (este presente pelo River Plate na final da Libertadores de 2019 da icônica virada com dois gols de Gabigol). Entre os jogadores da África: Tapsoba nasceu em Burkina Faso, havia os nigerianos Tella e Boniface, e o marroquino Amine Adli. Entre alemães, os jovens Domnic, Pohl, Hawighorst, Turay, Culbreath, Jeremiah Mensah e Dustin Buck, todos jogadores ainda em idade sub-20, e somente dois mais experientes, Hofmann e Andrich.
A escolha do Rio de Janeiro, e em especial do Ninho do Urubu, para a realização da Pré-Temporada do Bayer foi um claro sinal da mudança de patamar e de infraestrutura que o Flamengo viveu. É a consolidação de algo que teria sido impensado 10 anos antes. O técnico holandês aprovou a experiência: "Você sente a vibração naquele grande campo de treinamento (Ninho do Urubu). Portanto, isso também serve como uma inspiração para os nossos treinos. Alguns já comentaram que, geralmente, clubes europeus não costumam visitar o Brasil para realizar pré-temporada e, provavelmente, somos os primeiros a fazer isso. Acredito que isso é especial e nós sentimos isso. Para o jogo de sexta-feira, não conheço nenhum atleta do Flamengo, mas estou certo de que eles possuem uma equipe forte. Meu analista já mencionou que há jogadores de alto nível e que a equipe é muito boa. Este será o nosso primeiro teste. Jogaremos com um time misto. Provavelmente, eles estarão em melhores condições físicas. Precisamos trabalhar e nos preparar para essa partida". O atacante marroquino Amine Adli declarou: "Estou muito surpreso. As instalações são muito boas. É incrível treinar com esse ambiente ao redor. Os campos são bons. Acho que o clube tem uma estrutura muito boa. E não me surpreende, já que o Brasil é o país do futebol. Estou muito feliz por estar aqui". Depois de um primeiro dia de relaxamento nas areias da Praia da Barra da Tijuca, de uma semana de treinos no Ninho do Urubu, e do jogo amistoso contra a base rubro-negra na Gávea, dois dias depois, no domingo, dia 20 de julho, o elenco inteiro do Bayer compareceu ao Maracanã para ver o Fla-Flu válido pelo Campeonato Brasileiro.
Para a partida amistosa na Gávea, o time sub-20 do Flamengo entrava em campo reforçado por quatro jogadores do elenco profissional, o goleiro Matheus Cunha, o zagueiro Cleiton, o lateral-esquerdo uruguaio Matías Viña que, voltando de contusão, aproveitava para ganhar ritmo de jogo, e o meia Matheus Gonçalves.
Quando a bola rolou, logo no primeiro minuto o Leverkusen estava todo dentro da área de defesa rubro-negra, no lado que dá para o Jockey Clube, quando Lorran conseguiu roubas e espetar para Matheus Gonçalves avanças pela intermediária. Lorran avançava em velocidade sem a bola pelo meio, recebeu o passe de volta em projeção na intermediária de ataque e penetrou a frente dos zagueiros para tocar na saída do goleiro holandês e abrir o placar: 1 a 0.
Fulminante, logo depois Matheus Gonçalves fez linda jogada individual e chutou da entrada da área, com a bola explodindo no travessão. Mas o segundo gol saiu antes ainda dos 10 minutos do 1º tempo. Lorran apareceu bem na jogada que terminou nos pés de Matheus Gonçalves dentro da área. Ele fintou e chutou para o meio da área sem muita força. A bola passou pelo goleiro e iria ser cortada pelo brasileiro Arthur Augusto, ex-jogador do América Mineiro e da Seleção Brasileira Sub-20. Entretanto, o lateral se enrolou todo e tocou desastradamente para dentro do próprio gol, bisonhamente: 2 a 0.
Matheus Gonçalves deixou o dele na reta final da etapa inicial. Após cruzamento de Gusttavo, o jovem cabeceou firme no contrapé do goleiro adversário e marcou o terceiro gol rubro-negro. Estava fácil! E logo o placar seria novamente ampliado. Nos acréscimos da etapa inicial, Lorran arriscou um chute de fora da área e acertou a trave. No rebote a bola voltou nos pés de Pedrinho Leão, e o centroavante aproveitou o rebote, dominando e tocando para desviar do goleiro e fazer a vitória virar goleada ainda no 1º tempo: 4 a 0! Um primeiro tempo impecável da garotada rubro-negra!
Os times voltaram bastante modificados para o segundo tempo. Mas o Flamengo não parou. E logo aos 8 minutos saiu o gol mais bonito da tarde. O lateral Gusttavo foi lançado em profundidade, entrou pela área ganhando na velocidade dos zagueiros, e deu um toque sutil por cima do goleiro: 5 a 0!
A partir dos 15 minutos do 2º tempo, Ten Hag sacou a vários jovens que tinha optado por utilizar e lançou alguns de seus titulares. Só então as coisas se equilibraram, e daí em diante o Bayer teve o controle absoluto do jogo. Conseguiu diminuir aos 24 minutos, quando um cruzamento para a área encontrou ao jovem atacante Montrell Culbreath sozinho para dominar e tocar no contrapé de Léo Nanneti, diminuindo. O Bayer criou outras chances a partir de então, mas não voltou a marcar. No fim: 5 a 1! Resultado histórico da garotada rubro-negra.
A mídia europeia repercutiu o resultado. Na Espanha, os tradicionais jornais "Marca" e "Diário As" foram incisivos ao abordar o tropeço do clube alemão, tendo o Marca destacado que "a estreia de Erik Ten Hag no comando técnico do Bayer Leverkusen foi de um sonho a um pesadelo", descrevendo o desempenho da equipe como "decepcionante". Já o "As" foi ainda mais direto e usou a palavra "desastre" na manchete, mencionando o peso da ausência de Xabi Alonso — ex-técnico que deixou o clube para comandar o Real Madrid — e afirmando que "a vida sem o antigo comandante não começou fácil". Do lado alemão, o jornal "Bild", maior tabloide esportivo do país, avaliou a apresentação contra o Sub-20 do Flamengo como tendo acendido um sinal de alerta, considerando que o trabalho de Ten Hag à frente do Leverkusen será "longo e trabalhoso". A surpresa pela goleada sofrida diante de uma equipe de base gerou questionamentos. Um resultado histórico, surpreendente e inesperado! O discurso alemão não tardou em ruir. A garotada rubro-negra implodiu as convicções de longevidade do trabalho de treinadores na Europa. A passagem de Ten Hag pelo Bayer foi bem curta, tendo durado tão só 2 meses — de 1º de julho de 2025 a 1º de setembro de 2025 — tendo disputado apenas 3 jogos oficiais pelo clube de Leverkusen: uma vitória sobre o Sonnenhof pela Copa da Alemanha, e uma derrota para o Hoffenheim e um empate contra o Werder Bremen nas duas primeiras rodadas da Bundesliga 2025/26.













Nenhum comentário:
Postar um comentário