segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Melhor campanha em pontos corridos, mas nada de ser campeão!

O Flamengo acabou com 72 pontos e em 2º lugar no Brasileirão 2018. O Planejamento do Blog A Nação feito no início do campeonato projetava 78 pontos no fim do campeonato.



Comparação do Desempenho frente a outras edições por pontos corridos:

O Flamengo fez sua melhor campanha na história desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser por pontos corridos.




DESEMPENHO NO BRASILEIRÃO 2018:

36ª rodada
Duelo contra o Grêmio no Maracanã valendo, em caso de vitória, a garantia de classificação direta à Fase de Grupos da Libertadores 2019, assegurando matematicamente terminar entre os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Jogo amarrado, com o time rubro-negro não tendo uma boa atuação. No 2º tempo, um gol ilegal de Fernando Uribe, que chuotou a bola levantando o pé à altura da cabeça do zagueiro gremista, pôs o time em vantagem. Dali em diante, pressão tricolor, com César salvando e impedindo o empate. Nos acréscimos, contra-ataque rubro-negro e Berrío cruza para Diego completar às redes. Boa vitória rubro-negra, que impediu a conquista do Palmeiras com três rodadas de antecipação. Ao fim da rodada, o alvi-verde paulista tinha 74 pontos, contra 69 do vice-líder Flamengo. Em 3º lugar, o Internacional já estava quatro pontos atrás, com 65 pontos. Grêmio e São Paulo, com 62 pontos, faziam disputa acirrada pela última vaga direta à Fase de Grupos da Libertadores. Em 6º, o Atlético Mineiro, distante, tinha 56 pontos.

37ª rodada
O Flamengo foi a Belo Horizonte e teve uma grande atuação, vencendo ao Cruzeiro por 2 x 0 no Mineirão. Brilho individual de Éverton Ribeiro, autor de dois belos gols. A vitória assegurou a 2ª colocação do campeonato para o Flamengo. Em São Januário, o Palmeiras venceu ao Vasco por 1 x 0 e assegurou o título nacional com uma rodada de antecipação. Chegando a 72 pontos, Vice-campeão Brasileiro, o Flamengo atingiu 72 pontos, alcançando sua maior pontuação na história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos, superando os 71 pontos feitos em 2016 e os 66 pontos feitos em 2009 quando se sagrou campeão.

38ª rodada
Para cumprir tabela, o último confronto foi no Maracanã contra o Atlético Paranaense, com recorde de público do campeonato. O Flamengo saiu na frente, mas tomou a virada no 2º tempo e acabou derrotado por 2 x 1.


Vice-campeão da Copa do Brasil de 2017, Vice-campeão da Copa Sul-Americana de 2017, Vice-campeão Brasileiro de 2018. Entre 2016 e 2018, as duas maiores pontuações do Flamengo na história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos. O Flamengo nunca havia sido vice-campeão brasileiro em sua história. A camisa rubro-negra vencia como há muito tempo não andava vencendo. Mas o título de expressão não chegava! Campeão Carioca de 2017, Campeão da Copa São Paulo de Futebol Sub-20 em 2016 e 2018. Era pouco... frente ao poderio financeiro de sua nova realidade em gestão esportiva, queria-se um título nacional ou um título internacional. Só isto atenderia às expectativas. O rumo em direção a este objetivo parecia estar sedimentado...


Nenhum comentário:

Postar um comentário