segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Flamengo se transformou no Maior Clube Fora da Europa!


A série de artigos abaixo complementa o que foi publicado aqui no blog: 2019 em outro patamar! Resultados financeiros espetaculares!

O primeiro artigo saiu no site NeoFeed, publicado em 09/05/2020 sob o título: "O quase bilionário Flamengo se consolida como maior time fora da Europa", uma análise detalhada do balanço de 2019 do clube escrita por Amir Somoggi, sócio-diretor da Sports Value, com mais de 20 anos de experiência na indústria do esporte e projetos realizados para diferentes clubes, patrocinadores, agências e empresas investidoras.

Eis a integra do que ele escreveu: "O futebol brasileiro passa por sérios problemas de gestão, com reflexos em diferentes números financeiros negativos. Segundo recente análise publicada pela Sports Value, os clubes brasileiros atingiram dívidas de mais de R$ 8 bilhões em 2019. Em geral, os clubes têm dificuldade de crescer sem perder o controle financeiro em sua administração. E sempre é muito difícil que tenhamos um grande caso de sucesso, o chamado benchmark. Com os números de 2019 divulgados, o Brasil conta com um novo gigante em termos econômicos: o Flamengo. O faturamento do rubro-negro atingiu R$ 950 milhões em 2019, um crescimento de 75% frente aos R$ 543 milhões de 2018 (ano no qual o Palmeiras foi o clube com maior faturamento do Brasil, com R$ 654 milhões em receitas).

Em momento algum da história um clube fora da Europa faturou tanto. O Flamengo mudou de patamar financeiro e deixou todos os demais clubes para trás. Inclusive times de mercados mais ricos como dos EUA e México. Com seu faturamento atual, o clube da Gávea somente fica atrás dos maiores times europeus. Seu excelente ano dentro de campo, forte vendas de atletas e a desvalorização do real frente ao dólar impactaram muito nos números do Flamengo.

O grande desafio do Flamengo, no entanto, é manter esse ritmo. Uma análise mais detalhada dos números mostram que o rubro-negro tem enorme dependência das transferências de jogadores para ampliar seu poderio financeiro. Em 2019, elas representaram 32% do total. O Flamengo sem as vendas de jogadores cresce, mas em um ritmo mais lento. Sem as transferências, por exemplo, o clube gerou aproximadamente 144 milhões de euros. Segundo dados da Deloitte, o 20º clube em receitas da Europa, o inglês West Ham faturou 198 milhões de euros sem as transferências, como é analisado cada clube no Velho Continente. As receitas do Flamengo em 2019 equivalem ao que faturou o português Benfica, com 150 milhões de euros ou francês Olympique Lyon, com 160 milhões de euros. O clube mais rico do mundo é o espanhol Barcelona, que atingiu receitas de 840,8 milhões de euros. Ele é seguindo do também espanhol Real Madrid, com 757,3 milhões de euros, e do inglês Manchester United, com 711,5 milhões de euros.

O crescimento das receitas do Flamengo foi contundente, com destaque para a alta nas transferências de atletas, premiações, bilheteria e sócio-torcedor. Cerca de 43% de todo da expansão das receitas dos clubes brasileiros em 2019 foi consequência das altas nas receitas do rubro-negro. Quando desconsideradas as receitas com transferências de jogadores, o Flamengo faturou R$ 651 milhões, frente aos R$ 479 milhões de 2018. Alta de 36%.

Grafico 1: Evolução de Receita

Entre 2011 e 2019, enquanto a inflação acumulada foi de 66%, o crescimento das receitas totais do Flamengo foi de impressionantes 414%. Nos últimos nove anos, o crescimento real das receitas do clube foi de 348%.

Grafico 2: Receitas por fonte (R$ Milhões)

O clube apresentou forte aumento em seus custos com o departamento de futebol, que inclui os gastos salarias e outras despesas como contratações, viagens, categoria de base etc. Os custos com futebol foram de R$ 618 milhões em 2019, frente aos R$ 351 milhões de 2018. Nunca um clube brasileiro gastou tanto com futebol!

Gráfico 3: Custos com Futebol (R$ Milhões)

Mesmo com a alta nos custos com futebol, o clube manteve equilíbrio financeiro, já que o futebol representa 65% da receita total, mesmo índice de 2018. Segundo análise da Sports Value, esse indicador deve figurar no máximo em 73% das receitas dos clubes. O Corinthians, por exemplo, apresentou indicador de 102% e o São Paulo 106%, mostrando total desequilíbrio financeiro.

Gráfico 4: Indicador Custos com futebol / Receitas

A boa gestão do Flamengo apresentou ótimos resultados financeiros. Mesmo com a alta nos custos e investimentos, o clube permanece encerrando as temporadas com bons lucros. Em 2019, o superávit do clube atingiu R$ 62 milhões, frente aos R$ 46 milhões de 2018 e R$ 159 milhões de 2017. Já são seis anos ininterruptos de superávits, que somados representam R$ 615 milhões. É o grande responsável pelo fortalecimento financeiro do clube nesse período. Graças ao acúmulo de superávits ao longo dos anos, o patrimônio líquido do clube que, em 2013, era negativo em R$ – 443 milhões, agora está positivo em R$ 128 milhões.

Gráfico 5: Superávits/Déficits (R$ Milhões)

Um dos fatores mais importantes para o Flamengo foi a redução acentuada de seu endividamento ao longo dos anos. Esse processo de reestruturação pelo qual o clube passou foi absolutamente fundamental para sua saúde financeira atual. Em 2019, a dívida subiu 24%, especialmente em função de contratações e de pagamento de participação de direitos econômicos de jogadores transferidos.

Gráfico 6: Dívidas do Flamengo (R$ Milhões)

Uma das análises mais importantes para a Sports Value é entender a relação Dívidas/Receitas. Os clubes brasileiros não tem Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) por conta de registrarem as transferências como receitas operacionais, diferentemente da Europa. Assim, a Sports Value utiliza este indicador adaptado à realidade brasileira. É um ótimo diagnóstico para analisar a realidade financeira dos clubes. Quanto menor o indicador, mais equilibrado financeiramente está o clube.

Gráfico 7: Indicador Dívidas / Receitas

E, finalmente, um dado que demonstra a pujança financeira do Flamengo foi o crescimento do seu investimento em jogadores. Os clubes registram no Ativo Imobilizado o investimento em jogadores, tanto para o time profissional, como na categoria de base. Esse investimento é registrado como Ativo Intangível. Em 2019, o valor total investido em jogadores foi de R$ 326 milhões, frente aos R$ 178 milhões de 2018 e R$ 94 milhões de 2017.

Gráfico 8: Investimento em jogadores (R$ Milhões)


Adicionalmente, o artigo publicado pelo site Coluna do Flamengo em 24/05/2020, reprodizindo anélise de José Calagrossi, diretor-executivo da IBOPE Repucom, e da Ernst & Young, texto sob o título: "Flamengo é soberano em evolução de receitas e ‘nada de braçadas’ em relação a rivais cariocas".

Desde a conclusão do processo de reestruturação do Flamengo, iniciado pela gestão de Eduardo Bandeira de Mello e continuado por Rodolfo Landim, o rubro-negro não apenas manteve a superioridade em relação aos três rivais cariocas, mas aumentou consideravelmente a vantagem e nada de braçadas à frente de Botafogo, Fluminense e Vasco. Em gráficos de evolução de receitas compartilhado por José Calagrossi, diretor-executivo da IBOPE Repucom, os dados demonstram a soberania do Mais Querido no cenário Estadual.

O estudo foi desenvolvido e divulgado pela Ernst & Young (EY), líder global em serviços de auditoria, impostos, transações corporativas e consultoria, que avaliou o período entre 2010 e 2019 e revelou a evolução das receitas dos quatro principais clubes do Rio de Janeiro. Na evolução de receita total, o Flamengo aparece em primeiro lugar com 639%, seguido por Botafogo, com 256%, Fluminense, com 245% e Vasco, com 158%.


Em relação aos direitos de transmissão, o Rubro-Negro ocupa o topo do ranking, com 642%. Em seguida, Botafogo, Fluminense e Vasco, com 277%, 204% e 81%, respectivamente. No quesito ‘matchday’, o Mengão perde uma posição e aparece em segundo lugar. Vasco vem em primeiro, com 1.309%, seguido pelo Fla, com 913%, Fluminense, com 205% e Botafogo, com 179%.


Das quatro itens avaliados, a evolução de receitas em relação à transferência de jogadores é absurda e soberana para o Flamengo. O Maior do Mundo atingiu impressionantes 38.419% de ascensão entre 2010 e 2019. Em segundo lugar, o Fluminense, que registrou 780%, seguido por Botafogo, com 580% e Vasco, com 161%.

   
Além de liderar o estudo de evolução de receitas, em 2019, o Flamengo inovou e se tornou o primeiro clube de futebol da história a ter o balanço econômico auditado por uma "Big Four" (EY), nome dado para se referir às quatro maiores empresas contábeis do mundo. Na ocasião, a informação foi divulgada por Claudio Pracownik, ex-vice de finanças do Rubro-Negro. A Ernst & Young Global Limited é uma multinacional de serviços profissionais que tem sede em Londres, na Inglaterra.



Para mostrar como o clube manteve o ano de 2020 no mesmo patamar, um terceiro artigo mostrando como o engajamento da torcida rubro-negra segue massivo! E uma vez que o sucesso financeiro do Flamengo está sendo financiado por sua própria torcida, a manutenção de engajamento da Multidão Rubro-Negra é crucial para a sustentação desta mudança de patamar.

Este texto foi publicado em 24 de maio pelo site do Esporte Interativo. A matéria saiu sob o título: "Flamengo lidera com folga ranking de engajamento nas redes sociais em 2020".

Com 308 milhões de interações entre janeiro e abril, o rubro-negro é seguido por Corinthians e São Paulo, que fecham o Top 3 do estudo do "Deportes & Finanzas". 

O levantamento apontou o Flamengo liderando com muita vantagem o engajamento nas redes sociais entre clubes brasileiros no ano. O estudo do "Deportes & Finanzas" divulgou os três primeiros com mais interações entre janeiro e abril de 2020. Na publicação, o Flamengo aparece com 308 milhões de interações em seus canais oficiais nos primeiros quatro meses de 2020. Já o Timão, segundo colocado, tem quase 60 milhões. O Tricolor paulista figura com 48,5 milhões. O levantamento leva em consideração cinco redes sociais diferentes: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e TikTok (esta última a mais recente entre todas elas). O estudo foi feito entre os dias 1° de janeiro e 30 de abril. 


Os maiores da América do Sul no Instagram durante 2020, com o Flamengo aparecendo disparado na primeira colocação, bem a frente de River Plate, Boca Juniors, Corinthians e São Paulo:


Contabilizando de Janeiro a Maio de 2020 em todas as mídias sociais - contando Instagram, Twitter, Facebook, Youtube e Tiktok - o Flamengo teve 335 milhões de engajamento, entrando no Top 5 de todos os clubes do mundo nas mídias sociais no ano de 2020, tendo ficado em 5º lugar atrás apenas de Liverpool, Barcelona, Manchester United e Real Madrid:



E considerando as interações exclusivamente no Twitter no mês de Maio de 2020, o Flamengo superou gigantes da NBA, do basquete profissional dos Estados Unidos, aparecendo a frente de Los Angeles Lakers e Chicago Bulls:


Na média entre Janeiro e Junho de 2020 no Twitter, o Flamengo deu um banho nos rivais brasileiros:


Somando os acessos a todas as redes sociais em 2020, o Flamengo foi o 6º clube de futebol em todo o planeta com mais acessos, atrás apenas dos espanhóis Baecelona e Real Madrid, e dis ingleses Chelsea, Liverpool e Marchester United. Um fenômeno mundial!











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