É o maior ano da história do Flamengo, nem em 1981 o desempenho rubro-negro foi comparável, ainda que naquele ano a vitória e a conquista sobre o Liverpool deixe 81 mais glorioso. O Flamengo terminou 2019 com uma derrota para o mesmo Liverpool, o único que faltou numa temporada dos sonhos.
Abaixo seguem os 10 Maiores Jogos do Flamengo na Temporada de 2019:
14/07/2019 - Flamengo 6 x 1 Goiás
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 60.947 pagantes)
Gols: Arrascaeta (5'1T), Kayke (11'1T), Bruno Henrique (43'1T), Arrascaeta (45'1T) e (45+4'1T), e Gabriel Barbosa (10'2T) e (35'2T)
Fla: Diego Alves, Rafinha (Rodinei), Rodrigo Caio, Léo Duarte e Miguel Trauco; Willian Arão (Cuéllar), Diego, Arrascaeta e Éverton Ribeiro; Bruno Henrique (Vitinho) e Gabriel Barbosa.
Téc: Jorge Jesus
Goiás: Tadeu, Daniel Guedes, Yago, Rafael Vaz e Jéfferson; Geovane (Léo Sena), Yago Felipe (Paulo Ricardo), Giovanni Augusto (Marlone) e Leandro Barcia; Michael e Kayke.
Téc: Claudinei Oliveira
Foi o primeiro jogo do técnico português Jorge Jesus no Maracanã, e numa manhã de domingo, um horário ingrato. Mas nada parou o time do Flamengo naquela partida iniciada às 11 da manhã de 14 de julho de 2019. O time goiano era bom, com nomes rodados, como o goleiro Tadeu, o ex-zagueiro rubro-negro Rafael Vaz, Yago Felipe, Giovanni Augusto, Marlone, o uruguaio Barcia, Michael - revelação do campeonato e contratado pelo Flamengo no ano seguinte - e o centroavante revelado na base rubro-negra Kayke. Mas o tripé Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol, inspirado, começava naquela manhã a mostrar o que estava por vir naquela temporada inesquecível, marcando seis gols, com direito a hat trick do uruguaio.
17/08/2019 - Flamengo 4 x 1 Vasco
Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília (Público: 65.418 pagantes)
Gols: Bruno Henrique (41'1T), Gabriel Barbosa (6'2T), Leandro Castán (14'2T), Gabriel Barbosa (16'2T) e Arrascaeta (37'2T)
Fla: Diego Alves, Rodinei, Matheus Thuler, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Cuéllar, Arrascaeta (Piris da Motta) e Gérson (Éverton Ribeiro); Bruno Henrique e Gabriel Barbosa (Orlando Berrío).
Téc: Jorge Jesus
Vasco: Fernando Miguel, Raul Cáceres (Bruno César), Leandro Castán, Oswaldo Henríquez e Henrique; Richard, Raul e Lucas Mineiro (Andrey); Yago Pikachu, Talles Magno e Marquinho (Tiago Reis).
Téc: Vanderlei Luxemburgo
Mais um show do tripé Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol, quase um mês após a espetacular goleada em cima do Goiás. O time rubro-negro entrou em campo desfalcado de Rodrigo Caio, com o jovem Thuler fazendo a dupla de zaga com o espanhol Pablo Marí. Interessante que na formação se nota que Jorge Jesus ainda não havia encontrado a posição para Gérson no meio de campo, com ele fazendo suas primeiras partidas aberto pelo lado esquerdo avançado do meio de campo, quase como um meia-atacante, deixando Éverton Ribeiro no banco de reservas. Com esta vitória, o Flamengo passava o Palmeiras na tabela, assumindo a vice-liderança, naquele momento atrás do Santos. No início do 2º tempo, Diego Alves defendeu pênalti cobrado por Pikachu, mas na cobrança de escanteio, o Vasco descontou com o zagueiro Castán de cabeça. Mas o tripé rubro-negro resolveu. Goleada histórica. Segunda vitória seguida, e início da arrancada para uma espetacular série invicta.
01/09/2019 - Flamengo 3 x 0 Palmeiras
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 61.390 pagantes; 65.969 presentes)
Gols: Gabriel Barbosa (10'1T), Arrascaeta (37'1T) e Gabriel Barbosa (15'2T)
Fla: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio (Matheus Thuler), Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gérson, Arrascaeta (Piris da Motta) e Éverton Ribeiro; Bruno Henrique (Orlando Berrío) e Gabriel Barbosa.
Téc: Jorge Jesus
Palmeiras: Wéverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vítor Hugo e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Matheus Fernandes (Raphael Veiga) e Bruno Henrique Corsini (Jean); Dudu, Luiz Adriano e Willian Bigode (Gustavo Scarpa).
Téc: Luiz Felipe Scolari
Atuação rubro-negra de gala no Maracanã, com futebol exuberante e eficiente, não dando chance ao Palmeiras, que lutava pelo bi-campeonato brasileiro consecutivo. Arrascaeta e Gabigol brilharam mais uma vez. Foi uma tarde de êxtase no Maracanã. Atordoado com a imponente derrota, e sentindo que não teria forças para acompanhar o ritmo do time de Jorge Jesus, a diretoria palmeirense demitiu Luiz Felipe Scolari após aquele jogo.
23/10/2019 - Flamengo 5 x 0 Grêmio
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 63.409 pagantes; 69.981 presentes)
Gols: Bruno Henrique (41'/1T), Gabriel Barbosa (2'2T) e (10'2T), Pablo Marí (21'2T) e Rodrigo Caio (25'2T)
Fla: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gérson (Diego Ribas), Giorgian De Arrascaeta (Piris da Motta) e Éverton Ribeiro; Bruno Henrique (Vitinho) e Gabriel Barbosa.
Téc: Jorge Jesus
Grêmio: Paulo Victor, Paulo Miranda, Pedro Geromel, Walter Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Matheus Henrique, Maicon (Diego Tardelli) e Alisson (Thaciano); Éverton Cebolinha e André (Pepê).
Téc: Renato Gaúcho
Uma noite mágica e histórica, inesquecível para todos os torcedores do Flamengo, uma goleada fantástica que colocou o clube após 38 anos novamente numa final de Copa Libertadores da América. Um baile vermelho e preto, no qual o Grêmio foi atropelado com um imponente e inapelável 5 a 0. A goleada foi a sexta maior numa semi-final de Libertadores na história até então, contabilizando as edições entre 1960 a 2019. O time rubro-negro matou o jogo no início do segundo tempo, tendo marcado quatro gols num intervalo de vinte e cinco minutos que acabaram com a partida e garantiram a classificação para jogar a final continental, rumo ao sonho cantado por sua torcida de conquistar o mundo de novo.
03/11/2019 - Flamengo 4 x 1 Corinthians
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 59.822 pagantes; 64.985 presentes)
Gols: Bruno Henrique (44'1T), (45+1'1T) e (23''2T), Matheus Vital (7'2T) e Vitinho (21'2T)
Fla: Diego Alves, Rafinha (Rodinei), Rodrigo Caio, Pablo Marí e Renê; Willian Arão, Gérson, Arrascaeta (Diego) e Éverton Ribeiro; Reinier (Vitinho) e Bruno Henrique.
Téc: Jorge Jesus
Corinthians: Cássio (Caíque França), Fágner (Michel), Gil, Bruno Méndez e Carlos Augusto; Ralf, Júnior Urso, Ramiro (Janderson), Pedrinho e Mateus Vital; Gustavo.
Téc: Fábio Carille
Mais uma vez o Flamengo se impôs com muita autoridade sobre um clube paulista, o que foi costumeiro neste ano inesquecível. Mais lingo ainda com um baile, com direiro a hat trick de Bruno Henrique, com um dos gols saindo aos 23 segundos do 2º tempo. O Flamengo recebia ao Corinthians em caso desfalcado de Gabigol, mas com o garoto Reinier e Bruno Henrique se revezando na função de "falso 9", Jorge Jesus atordoou taticamente à defesa do alvi-negro paulista. Vitinho ainda marcou o quarto, quando ainda faltavam vinte e cinco minutos para o término da partida. Ou seja, podia ter sido ainda mais. Entretanto, o baile foi só para deixar os corinthians de quatro. Festa na favela!
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 47.838 pagantes; 52.757 presentes)
Gols: Éverton Ribeiro (38''1T), Marrony (34'1T), Yago Pikachu (37'1T), Danilo Barcelos (contra, 45+3'1T), Marcos Júnior (5'2T), Bruno Henrique (20'2T) e (34'2T), e Ribamar (45+3'2T)
Fla: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gérson (Vitinho), Reinier (Arrascaeta) e Éverton Ribeiro (Piris da Motta); Bruno Henrique e Gabriel Barbosa.
Téc: Jorge Jesus
Vasco: Fernando Miguel, Yago Pikachu, Oswaldo Henríquez, Ricardo (Werley) e Danilo Barcelos; Richard, Raul (Gabriel Pec), Fredy Guarín e Marcos Júnior; Marrony (Ribamar) e Rossi.
Téc: Vanderlei Luxemburgo
A única exceção nesta lista a não ter terminado em vitória rubro-negra, mas que merece entrar por ter sido um jogaço de futebol, foi o empate de quatro gols diante do Vasco, resultado que os cruzmaltinos comemoraram como se tivesse sido uma vitória. Naquele dia, o Flamengo poderia ter se consagrado matematicamente o campeão brasileiro de 19. Foi uma partida na qual o time da cruz de malta abusou da violência e do anti-jogo. A partida teve duas vezes gol aos 48 minutos, uma em cada um dos dois tempos, no primeiro um gol contra a favor do Flamengo, e o marcado nos acréscimos do 2º tempo tendo sido o que evitou a derrota vascaína. Empate histórico! Recheado de emoções fortes. E mais histórico ainda porque foi neste dia, na saída de campo após o apito final, ao dar entrevista aos jornalistas, que Bruno Henrique, furioso com a violência do time adversário, soltou a famosa frase: "Estamos em outro patamar". Dez dias depois o Flamengo seria campeão da Libertadores da América num sábado, e menos de 24 horas depois, sem entrar em campo, teria a confirmação matemática do título de campeão brasileiro daquele ano.
23/11/2019 - Flamengo 2 x 1 River Plate
Local: Estádio Monumental, Lima, Peru
Gols: Rafael Borré (14'1T), e Gabriel Barbosa (43'2T) e (45+1'2T)
Fla: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão (Vitinho), Gérson (Diego), Arrascaeta (Piris da Motta) e Éverton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabriel Barbosa.
Téc: Jorge Jesus
River Plate: Franco Armani, Gonzalo Montiel, Lucas Martínez Quarta, Javier Pinola e Milton Casco (Paulo Díaz); Exequiel Palacios, Enzo Pérez, Ignácio "Nacho" Fernández (Julián Álvarez) e Nicolás De la Cruz; Matías Suárez e Rafael Borré (Lucas Pratto).
Téc: Marcelo Gallardo
Certamente é o jogo mais emocionante da história do Flamengo. Com certeza um dos mais, senão o mais, emocionante da história do futebol na América do Sul, e certamente um dos mais da história do futebol mundial! O Flamengo retornava à final da Copa Libertadores da América após 38 anos, e enfrentava o então campeão River Plate em Lima, no Peru, naquela que era a primeira vez na história na qual a final da principal competição sul-americana seria disputada em jogo único. Logo no início da partida, os argentinos saíram em vantagem, e a mantiveram ao longo de toda o jogo. A apreensão crescia à medida que o tempo evoluía e o placar não era mais mexido. Quando parecia que o destino do jogo já estava selado, e que a taça tomaria o rumo de Buenos Aires, aos 43 minutos do 2º tempo, quase 44, o Flamengo conseguiu o gol de empate que levaria a partida para a prorrogação. Por si só, já era um marco histórico e emocionante. Mas a epopeia se fez ainda mais histórica, emocionante, e marcante, porque três minutos depois o Flamengo marcou de novo. Uma virada inacreditável, de êxtase e euforia, uma explosão de emoções coletivas que selaram um jogo histórico e inesquecível para todos que o assistiram. Em especial para os rubro-negros, mas certamente um momento guardado para sempre nas memórias de todos os amantes do futebol.
27/11/2019 - Flamengo 4 x 1 Ceará
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 61.246 pagantes; 67.539 presentes)
Gols: Thiago Galhardo (26'1T), Bruno Henrique (19'2T), (28'2T) e (39'2T), e Vitinho (45+1'2T)
Fla: Diego Alves, Rodinei, Rodrigo Caio, Rhodolfo e Renê; Willian Arão, Diego (Lincoln), Arrascaeta (Gérson) e Éverton Ribeiro; Bruno Henrique e Reinier (Vitinho).
Téc: Jorge Jesus
Ceará: Diogo Silva, Samuel Xavier, Valdo, Eduardo Brock e João Lucas (Leandro Carvalho); Fabinho, Ricardinho (Mateus Gonçalves), Pedro Ken e Chico; Felipe Baxola e Thiago Galhardo (Tiago Alves).
Téc: Adilson Batista
A festa da entrega de faixas e do troféu de Campeão Brasileiro de 2019 foi maravilhosa no Maracanã. Em êxtase com tudo que havia acontecido nas semanas anteriores, o estádio lotou para recer aos campeões nacionais e continentais daquela temporada. E o time retribuiu com uma atuação de gala dentro de campo, e mais uma goleada. E mais uma vez com um hat trick de Bruno Henrique. Uma festa apoteótica e inesquecível.
01/12/2019 - Flamengo 3 x 1 Palmeiras
Local: Arena Palmeiras, São Paulo (Público: 22.219 pagantes)
Gols: Arrascaeta (4'1T), Gabriel Barbosa (45+1'1T) e (1'2T), e Matheus Fernandes (38'2T)
Fla: Diego Alves, Rafinha (Rodinei), Rodrigo Caio, Rhodolfo e Filipe Luís; Willian Arão, Gérson, Arrascaeta e Vitinho (Piris da Motta); Bruno Henrique (Diego) e Gabriel Barbosa.
Téc: Jorge Jesus
Palmeiras: Jaílson, Marcos Rocha, Luan, Vítor Hugo e Diogo Barbosa; Felipe Melo (Matheus Fernandes), Bruno Henrique Corsini, Lucas Lima (Willian) e Ramires (Gustavo Scarpa); Dudu e Luiz Adriano.
Téc: Mano Menezes
Em dias de êxtase completo, mais uma vitória de gala para a história! Depois de ter causado a demissão de Luiz Felipe Scolari no 1º turno, a vitória rubro-negra sobre o alvi-verde paulista, desta vez como visitante, em plena São Paulo, causou a demissão de Mano Menezes. As estrelas rubro-negras na tarde foram Arrascaeta e Gabigol. O clime era maravilhoso na caminhada rumo ao Mundial, com o time se preparando para enfrentar ao Liverpool dali a algumas semanas.
05/12/2019 - Flamengo 6 x 1 Avaí
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (Público: 64.648 pagantes; 69,090 presentes)
Gols: Arrascaeta (10'1T), Lourenço (21'1T), Diego (36'1T), Gabriel Barbosa (38'1T), Lincoln (11'2T), e Reinier (38'2T) e (43'2T)
Fla: César, Rafinha, Rhodolfo, Thuler e Renê; Piris da Motta, Diego, Arrascaeta (Gérson) e Éverton Ribeiro (Willian Arão); Lincoln (Reinier) e Gabriel Barbosa.
Téc: Jorge Jesus
Avaí: Vladimir, Lourenço, Eduardo Kunde, Marquinhos Silva e Igor Fernandes; Luanderson (Gabriel Lima), Richard Franco, Ramon Pereira e Wesley (Marcinho); Caio Paulista (Vinícius Araújo) e Jonathan.
Téc: Evando Camillato
Para fechar o Campeonato Brasileiro com chave de ouro, a massa rubro-negra lotou o Maracanã na última partida a ser disputada no Rio de Janeiro antes da viagem para o Mundial de Clubes. E em mais uma noite de gala, com uma atuação exuberante, o time rubro-negro meteu 6, goleando o Avaí, com direito a brilho de duas de suas jóias da base no 2º tempo: Lincoln e Reinier.
Veja tudo: A Histórica Temporada 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário