Num Campeonato Carioca com baixíssima média de público, diversas vezes escutou-se a contestação: "a torcida abandonou o Flamengo". Terá mesmo abandonado?
Os números do Flamengo no Maracanã em 2014 nos permitem constatar que, apesar das fortes críticas recebidas pelos preços estipulados para os jogos, o Flamengo foi o clube do Rio de Janeiro a ter obtido maior lucro com bilheteria, o que mostra que a estratégia adotada pela Gestão Rubro-Negra foi bastante acertada.
Os resultados de Público e Renda dos 15 jogos realizados pelo Flamengo no Maracanã em 2014:
Dos 15 jogos, 7 foram contra "pequenos", 5 contra "grandes" e 3 pela Libertadores. Somente em 5 jogos o público foi superior a 20 mil pagantes, e só em 4 jogos foi superior a 30 mil pagantes.
Os resultados de cada um dos três subgrupos se resumem na tabela a seguir:
Obviamente, os jogos contra pequenos do Rio tem um nível de importãncia completamente distinto dos confrontos contra os três Grandes Rivais (Fluminense, Vasco e Botafogo) e dos jogos da Taça Libertadores. E o modelo de turno único e pontos corridos só deixa a atratividade destes jogos ainda menor.
É fato que o ingresso mais caro mantém a média de público mais baixa. A estratégia da diretoria neste Carioca, embora no final tenha se mostrado acertada do ponto de vista financeiro, é passível de aperfeiçoamentos. Em breve vou aprofundar a análise destes úmeros aqui no blog e provar isto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário