Fazendo um comparativo das informações publicadas nos Balancos Financeiros de 2014 dos 12 principais clubes do futebol brasileiro, dados que nos últimos dias já foram muito explorados pelos sites de jornalismo esportivo, podemos ter a idéia exata de como ainda são necessários cuidados com as finanças do Flamengo, ainda que inquestionavelmente houve uma melhora enorme nos resultados rubro-negros.
Primeira comparação: a receita total. Como já havia sido destacado, o Flamengo teve pela primeira vez em sua história recente a maior receita do futebol brasileiro, e com ampla margem frente àqueles que estão mais próximos. O gráfico abaixo mostra o comparativo do G-12. A comparação mostra claramente a grave situação dos demais clubes do Rio de Janeiro.
Segunda comparação: a dívida bruta total. O Flamengo ainda tem a segunda pior dívida do futebol brasileiro, o que é a prova de que a situação financeira do clube ainda inspira cuidados. Um esclarecimento importante, aqui estão lançadas as dívidas brutas, por isto a dívida rubro-negra citada é de R$ 697,9 milhões. A dívida líquida desconta os adiantamentos de contratos, que são acordos que não passam mais pelos cofres do clube. A dívida líquida do Flamengo fechou 2014 em R$ 577 milhões.
O principal indicador de monitoramento da saúde financeira é a relação Dívida/Receita. Hoje a dívida bruta rubro-negra é 2,01 vezes a receita anual. Analisando a evolução histórica deste indicador nos Balanços Financeiros divulgados pelo Flamengo entre 2006 e 2014, pode-se ver o tamanho da evolução e melhora do quadro financeiro, diminuindo a relação dívida/receita no tempo.
Comparativamente aos demais clubes, a evolução se vê ainda mais significativa.
Em 2012, só o Botafogo tinha um indicador pior do que o do Flamengo.
Em 2013, a situação do Flamengo era melhor do que a de três clubes: Vasco, Fluminense e Botafogo.
Em 2014, a situação do Flamengo é melhor do que a de cinco clubes: Santos, Atlético Mineiro, Vasco, Fluminense e Botafogo.
Muito provavelmente em 2015 o Flamengo ultrapassará também ao Grêmio. E a partir de 2016 estará no mesmo patamar de Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Internacional e Cruzeiro. Certamente aí então estaremos aptos para disputar o título do Campeonato Brasileiro de igual para igual com qualquer um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário