terça-feira, 2 de julho de 2024

20x Flamengo na Copa Libertadores: participações brasileiras


A Taça Libertadores da América, como inicialmente era chamada antes de recentemente ser transformada em Copa Libertadores, teve sua primeira edição em 1960. A quantidade de brasileiros por edição foi aumentando, assim como o torneio foi crescendo de algo mais restritivo a algo mais participativo.

Nos anos 1960, o reinado era do Santos, de Pelé, que disputou quatro vezes a competição. O Palmeiras e o Bahia a disputaram duas vezes, enquanto Botafogo, Cruzeiro e Náutico participaram uma vez cada um. Portanto, muitos grandes do futebol brasileiros não conheceram, antes de 1970, qual era o sabor de jogar o torneio. O Santos foi duas vezes campeão, em 1962 e 1963.



Nos Anos 1970 o leque de participações brasileiras se ampliou. Quem reinou no período no cenário nacional em termos de participações foi o Palmeiras, que a disputou quatro vezes. O Cruzeiro e o São Paulo participaram três, Internacional e Atlético Mineiro duas vezes cada um, enquanto Botafogo, Fluminense, Vasco, Corinthians e Guarani tiveram uma participação. Só um clube brasileiro, no entanto, conseguiu um título nesta década, o Cruzeiro, em 1976.


O reinado nos Anos 1980 foi do Flamengo, de Zico, que participou quatro vezes da Libertadores. O Grêmio a disputou três vezes, enquanto São Paulo, Internacional, Vasco e Guarani tiveram duas participações, e Santos, Fluminense, Atlético Mineiro, Bahia, Coritiba, Bahia, Bangu e Sport Recife jogaram um ano cada um. Os títulos brasileiros continuavam escassos, tendo o Flamengo sido campeão em 1981 e o Grêmio em 1983.


Nos Anos 1990 quem disputou mais Libertadores entre os brasileiros foi o Grêmio, com cinco participações, seguido por São Paulo, Vasco, Palmeiras, Cruzeiro e Corinthians, com três vezes cada um, Flamengo duas vezes, e Internacional, Botafogo e Criciúma uma vez cada. Interessante que o São Paulo jogou três Libertadores nesta década e foi à final nas três vezes. Os títulos brasileiros passaram a ser mais frequentes. O São Paulo foi campeão em 1992 e 1993, o Grêmio em 1995, o Cruzeiro em 1997, o Vasco em 1998 e o Palmeiras em 1999.


Nos Anos 2000 quem reinou em participações foi o São Paulo, que chegou à Libertadores seis vezes. Palmeiras e Santos disputaram a competição cinco vezes, Grêmio e Cruzeiro quatro, Corinthians, Flamengo, Atlético Paranaense e São Caetano três vezes, o Internacional duas vezes, e com uma participação, vários clubes: Vasco, Fluminense, Atlético Mineiro, Coritiba, Sport Recife, Goiás, Paysandu, Juventude, Santo André, Paulista de Jundiaí e Paraná Clube. Os títulos brasileiros vieram com o São Paulo em 2005 e com o Internacional em 2006. 


Nos Anos 2010, quem dominou no quesito participações foi Corinthians e Grêmio, com 7 cada um, seguidos por Flamengo, Cruzeiro e Atlético Mineiro com seis, Palmeiras, São Paulo e Internacional com cinco, Santos com quatro, Fluminense e Athlético Paranaense com três, Botafogo, Vasco e Chapecoense com duas e ninguém com só uma. Os títulos brasileiros voltaram a ser mais frequentes. Os campeões foram o Internacional em 2010, o Santos em 2011, o Corinthians em 2012, o Atlético Mineiro em 2013, o Grêmio em 2017 e o Flamengo em 2019. Seis yítulos em dez anos e seis campeões diferentes.


Os Anos 2020 tiveram amplo domínio brasíleiro. O Palmeiras foi bi-campeão em 2020 e 2021, o Flamengo campeão em 2022 e o Fluminensse em 2023.


O clube de brasileiros com mais de 10 participações na Libertadores se restringe a 10 membros. Uma realidade em termos de competitividade muito diferente à dos demais países da América do Sul, onde os participantes por países são mais repetidos. O Palmeiras disputou a Copa Libertadores 24 vezes, Grêmio e São Paulo disputaram 22 vezes, o Flamengo foi o quarto brasileiro a alcançar 20 participações, enquqnto Corinthians e Cruzeiro a jogaram 17 vezes, o Santos 16 vezes, o Internacional 15 vezes, seguido por Atlético Mineiro com 14 e Fluminense com 10 participações. Além destes dez clubes, somente outros três clubes tem mais do que t3 participações: Vasco e Athlético Paranaense com 9 presenças e o Botafogo com 6.












Nenhum comentário:

Postar um comentário