sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Pré-Temporada 2024 do FlaBasquete na Espanha


Você viu aqui a formação do time de basquete rubro-negro para a Temporada 2024/25 do Novo Basquete Brasil. Para realizar a sua Pré-Temporada, o clube inovou e viajou para a Espanha, onde é disputada a 2ª Liga Nacional mais competitiva do mundo, atrás apenas da NBA. Além de treinar em solo espanhol, o FlaBasquete realizou 4 amistosos.


O Histórico de confrontos contra Europeus:

Para mostrar o quanto foi inovadora a Pré-Temporada de 2024 do basquete do Flamengo, vale mostrar como o duelo do basquete rubro-negro contra clubes europeus em toda a história foi bastante raro. Foi uma inovadora para o próprio basquete brasileiro como um todo, que não costuma, ninguém, fazer giros como este pela Europa.

Em termos de amistosos preparatórios de Pré-Temporada, o Flamengo viajou para a Europa em 2000, aproveitando a presença de Oscar Schmidt em seu elenco. Fez dois amistosos, com 1 vitória e 1 derrota. Na Itália, venceu ao Reggio Calabria por 100 x 79, e na Espanha, perdeu para o Tau Cerámica Saski Baskonia por 94 x 102. Curiosamente, o time rubro-negro viajou para esta excursão reforçado por um jogador do Vasco, que assinou um contrato temporário, o armador norte-americano Charles Byrd. O time rubro-negro, além dele e de Oscar, contava com Rato, Caio Cazziolatto, Robin Davis, Paulinho Villas-Boas, Pipoka, Olivia e Josuel; equipe treinada por Cláudio Mortari.

No ano seguinte, em 2001, o Flamengo, ainda surfando no prestígio de Oscar Schmidt na Europa, regressou para uma excursão de 8 amistosos em solo europeu, todos disputados na Espanha. O time tinha passado a ser treinado por Miguel Ângelo da Luz, e além de Oscar, contava com Ratto, Ricardinho, Dedé Barbosa, Léo Figueiró, Olivinha, Olívia, Aylton e Janjão. Foram 4 vitórias sobre equipes espanholas - Fórum Valladollid, Cáceres e Gijón, todas três entre a 8ª e a 15ª colocação na Temporada 2000/01 da Liga ACB (1ª Divisão da Espanha), além de uma sobre o Caprabo Lleida, Campeão da Leb Oro (2ª Divisão Espanhola) na Temporada anterior, a de 2000/01. E também 4 derrotas, duas para o Tau Cerámica Saski Baskonia, e uma para o Unicaja Málaga (todas duas equipes Top 4 na Temporada 2000/01 da Liga ACB), além de uma derrota para o Odessa, da Ucrânia. Assim o Flamengo fez, nesta passagem, 7 jogos contra equipes que disputaram a Liga ACB na Temporada 2001/02.

Depois destas 2 Pré-Temporadas, o basquete do Flamengo só voltou a enfrentar uma equipe europeia na Final da Copa Intercontinental de 2014, quando venceu no Rio de Janeiro ao Maccabi Tel Aviv, de Israel, Campeão da Euroliga. Foram dois jogos, com derrota no primeiro por 66 x 69, e vitória no segundo por 90 x 77 para se sagrar Campeão Mundial Interclubes!

Com a marca do basquete assim internacionalizada, o Flamengo teve oportunidade de jogar 6 partidas por Pré-Temporadas da NBA. Foram 6 derrotas: em 2014 por 88 x 100 para o Phoenix Suns, por 88 x 106 para o Orlando Magic, e por 72 x 112 para o Memphis Grizzlies, em 2015 por 73 x 90 para o Orlando Magic, em 2018 perdeu por 82 x 119 para o Orlando Magic, e em 2023 por 76 x 109 mais uma vez perante o Orlando Magic.

Em 2016, voltou a encontrar a um clube europeu, mas na América do Sul. Foi realizar uma Pré-temporada no Peru, onde também estava ao Obradoiro, da Espanha. Enfrentaram-se, com derrota rubro-negra por 74 x 79.

O clube voltou a fazer duelos contra europeus no Mundial Interclubes de 2019 disputado no Rio de Janeiro, quando após vencer por 90 x 58 ao Austin Spurs, da G--League, nos Estados Unidos, acabou Vice-Campeão Mundial ao ser derrotado por 70 x 86 pelo AEK Atenas na final, depois no NBA G-League International Challenge de 2019, disputado no Uruguai, quando perdeu por 72 x 80 para o Bayern Munique, da Alemanha (pelo mesmo evento, caiu na semi-final por 83 x 87 para G-League Elite Team, dos EUA), e no Mundial Interclubes de 2022 no Egito, quando se sagrou Bi-campeão Mundial. Na semi-final passou por 94 x 71 pelo Lakeland Magic, da G--League, nos Estados Unidos, e na final superou por 75 x 62 ao San Pablo Burgos, da Espanha

No saldo, foram 16 duelos contra europeus antes do Giro de 2014 pela Espanha, com 7 vitórias e 9 derrotas.



O GIRO PELA ESPANHA DE 2024

O primeiro confronto foi contra o UCAM - Universidad Católica de Murcia. Desafio simplesmente entre o Vice-campeão da Liga Brasileira (NBB) e Vice-campeão da Liga das Américas na Temporada 2023/24, contra o fortíssimo time Vice-campeão da Liga Espanhola da Temporada 2023/24, que chegou a frente do Barcelona, mas perdeu o título para o Real Madrid, após ter terminado em 5º lugar na Temporada Regular. Um jogaço!

O time de Murcia, como todo forte time da Europa, era um selecionado de jogadores de várias partes do mundo, juntando o norte-americano Troy Caupain, o jamaicano naturalizado norte-americano Dylan Ennis, o norte-americano naturalizado montenegrino Radebaugh, os montenegrinos Nemanja Radovic e Marko Todorovic, o letão Kurucs, o eslovaco Brodziansky, os suecos Hakanson e Birgander, o senegalês Moussa Diagné, e um único espanhol: Dani García.

Excepcionalmente o Flamengo utilizou 5 estrangeiros, coisa que não pode fazer pelas regras do NBB, sendo eles os norte-americanos Shaquille Johnson e Jordan Williams, os argentinos Balbi e Gallizzi, e o malinês Diarrá.

O time rubro-negro, apesar da derrota, fez um belo papel, perdendo por apenas dois pontos de diferença no acanhado ginásio local, que recebeu um bom público, estando lotado. Destaque do lado rubro-negro para as atuações de Alexey, Shaq Johnson, Gui Deodato, Kayo e Taya Gallizzi.

04/09/2024 - UCAM Murcia 75 x 73 Flamengo
Local: Pabellón José Ortega Chumilla, Murcia, Espanha
Parciais: 14 x 21 / 27 x 20 (41 x 41) / 17 x 19 (58 x 60) / 15 x 15 (73 x 75)
Fla: Alexey Borges (6), Shaq Johnson (12), Gui Deodato (15), Lucas Siewert (10) e Tayavek Gallizzi (6). Téc: Gustavo De Conti. Banco: Franco Balbi (5), Jordan Williams (0), Jhonatan Luz (5), Kayo Gonçalves (10) e N'Tio Diarrá (4).
UCAM: Troy Caupain (9), Jonah Radebaugh (9), Dylan Ennis (14), Nemanja Radovic (11) e Marko Todorovic (4). Téc: Sito Alonso. Banco: Ludvig Hakanson (6), Dani García (3), Rodions Kurucs (0), Vladimir Brodziansky (7), Simon Birgander (7) e Moussa Diagne (5).




Dois dias depois o time do Flamengo entrou em quadra novamente, desta vez contra o Coruña, que havia ascendido como Campeão da Leb Oro (2ª Divisão Espanhola) na temporada anterior, e chegava para a disputa da Temporada 2024/25 da Liga ACB.

Nesta parada seguinte, o time rubro-negro encarou um Triangular Amistoso (1º Torneio Diputación de Granada) contra o Leyma Coruña e o Covirán Granada, em três dias consecutivos em que as equipes se enfrentaram alternadamente na cidade de Armilla: no primeiro dia com duelo entre Flamengo e Coruña, no segundo entre Granada e Coruña, e no último entre o anfitrião e o visitante estrangeiro de bandeira vermelha e preta.

O duelo contra o Campeão da Leb Oro foi bem mais difícil do que o Flamengo imaginava. Após uma grande desvantagem na primeira metade da partida, a equipe rubro-negra se recuperou na metade final, sobretudo com uma grande atuação no 3º Quarto, e venceu o jogo por 1 ponto de vantagem. O cenário foi bem diferente da partida anterior contra o UCAM, pois sem a presença em quadra da equipe da casa, as arquibancadas do acanhado ginásio estavam bastante esvaziadas e bem mais silenciosas.

Do outro lado de quadra, entre os destaques da equipe espanhola estava o veterano ala-pivô brasileiro Augusto Lima. Mais uma vez pela frente o Flamengo tinha a um adversário com uma legião de estrangeiros, havendo além do brasileiro, o norte-americano Brandon Taylor, o canadense Scrubb, o sérvio Huskic, o georgiano Burjanadze, o letão Jakovics, o dominicano Figueroa, e os senegaleses Abdou Thiam e Atourmane Diagné. A equipe do Leyma Coruña tinha apenas dois jogadores espanhóis: Álex Hernández e Aleix Font.

Do lado rubro-negro, mais uma vez os destaques em quadra foram Alexey, Shaquille Johnson, Gui Deodato, Kayo e Taya Gallizzi. Dentre eles, coube ao norte-americano ser o principal pontuador da partida.

06/09/2024 - Flamengo 90 x 89 Coruña
Local: Ciudad Deportiva de la Diputación de Granada, Armilla, Vega de Granada, Espanha
Parciais: 17 x 27 / 27 x 25 (44 x 52) / 27 x 17 (71 x 69) / 19 x 20 (90 x 89)
Fla: Franco Balbi (8), Jordan Williams (3), Shaq Johnson (18), Kayo Gonçalves (17) e Tayavek Gallizzi (12). Téc: Gustavo De Conti. Banco: Alexey Borges (5), Gui Deodato (16), Jhonatan Luz (5), Lucas Siewert (2) e N'Tio Diarrá (4).
Leyma Coruña: Brandon Taylor (6), Philip Scrubb (10), L.J. Figueroa (10), Beka Burjanadze (8) e Goran Huskic (7). Téc: Diego Epifanio. Banco: Ingus Jakovics (9), Álex Hernández (2), Aleix Font (14), Augusto Lima (10), Abdou Thiam (5) e Atourmane Diagné (8).



O terceiro adversário rubro-negro no Giro Espanhol foi o 15º colocado da Temporada 2023/24 da Liga ACB, o Covirán Granada, valendo pela rodada final do torneio triangular realizado por este clube anfitrião. Na segunda partida da competição, o Leyma Coruña venceu ao Granada por 90 x 86. Assim, no último jogo, o Flamengo conquistaria o título simbólico do triangular somente em caso de vitória; se perdesse por até 6 pontos, o título era do Coruña, e se fosse por mais do que isto, era do Covirán Granada.

O Flamengo foi atropelado pelo Granada, perdendo por 27 pontos de diferença. Apesar da mudança quase que completa do elenco, o time voltou a apresentar um mesmo problema da temporada anterior: quando a bola de três pontos não entra, não há diversificação de jogadas ofensivas e a pontuação é muito baixa, ficando quase impossóvel vencer a partida.

Curiosamente, apesar de um elenco também repleto de estrangeiros, o Corvilán Granada foi o adversário dentre os três primeiros que o Flamengo enfrentou com menos estrangeieos em seu plantel, sendo eles o norte-americano Bamforth, o norte-americano naturalizado macedônio Wiley, os franceses Rousselle e Noua, o finlandês Valtonen, o uruguaio Agustín Ubal e o portorriquenho Clavell, havendo entre os demais 4 jogadores espanhóis: Aurrecoechea, Tomás, Vicedo e Rafa García.

Não houve um único momento da partida no qual o Flamengo conseguiu competir em intensidade contra o adversário espanhol, tendo sido superado em todos os quartos, e tendo tido como pontuação máxima num quarto não mais do que meros 17 pontos.

08/09/2024 - Granada 81 x 54 Flamengo
Local: Ciudad Deportiva de la Diputación de Granada, Armilla, Vega de Granada, Espanha
Parciais: 17 x 28 / 11 x 16 (28 x 44) / 16 x 18 (44 x 62) / 10 x 19 (54 x 81)
Fla: Alexey Borges (5), Gui Deodato (9), Shaq Johnson (5), Kayo Gonçalves (0) e Tayavek Gallizzi (9). Téc: Gustavo De Conti. Banco: Franco Balbi (9), Jordan Williams (12), Jhonatan Luz (0), Lucas Siewert (0), N'Tio Diarrá (5) e Isaque Duarte (0).
Granada: Jonathan Rousselle (7), Scott Bamforth (14), Elias Valtonen (16), Amine Noua (13) e Iván Aurrecoechea (2). Téc: Pablo Pin. Banco: Agustín Ubal (4), Rafael García (2), Gian Clavell (7), Édgar Vicedo (9), Pere Tomás (3), Ruben Guerrero (0) e Jacob Wiley (4).




Pontuação Total do Time nos confrontos no Giro Espanhol contra adversários da Liga ACB
Titulares: Franco Balbi (22), Gui Deodato (40), Shaq Johnson (35), Kayo Gonçalves (27) e Tayavek Gallizzi (27). Banco: Alexey Borges (16), Jordan Williams (15), Jhonatan Luz (10), Lucas Siewert (10), N'Tio Diarrá (13) e Isaque Duarte (0).

O último compromisso em terras espanholas foi na capital Madrid. O adversário era o único dentre os que o Flamngo enfrentou que não jogava a Liga ACB, a Primeira Divisão do basquete espanhol. O tradicional Fuenlabrada havia jogado a Temporada 2023/24 na Leb Oro, a 2ª Divisão, na qual foi tão só o 10º colocado.

Apesar de estar na 2ª Divisão da Espanha, o adversário rubro-negro manteve a alta presença de estrangeiros que o Flamengo enfrentou neste Giro pela Espanha. O time do Murcia tinha 10 estrangeiros e 1 espanhol, o do Coruña tinha 9 estrangeiros e 2 espanhóis, e o do Granada tinha 7 estrangeiros e 4 espanhóis. Já o Carplus Fuenlabrada tinha 9 estrangeiros e 3 espanhóis, sendo 5 norte-americanos (Tanner McGrew, Johny Dee, Travis Munnings, Paul Jorgensen e Lotanna Nwogbo), além do lituano Osvaldas Matulionis, do francês Leo Westermann, do argentino Fernando Zurbriggen, do congolês Yannick Nzosa e de três espanhóis: Edu Duran, Jorge Bilbao e Iván Cruz.

Assim como no duelo contra o Granada, ninguém se salvou em atuação no time rubro-negro. Atuação fraquíssima do primeiro até o último minuto, coletva e individualmente. Nos três primeiros quartos, o time não conseguiu fazer mais do que 14 pontos em nenhum dos quartos. Após perder por 27 pontos de diferença para o Granada, o Flamengo conseguiu fazer ainda pior contra o mais fraco dos quatro adversários que enfrentou, perdendo por 38 pontos de desvantagem.

10/09/2024 - Fuenlabrada 99 x 61 Flamengo
Local: Pabellón Polideportivo Fernando Martin, Madrid, Espanha
Parciais: 13 x 21 / 10 x 26 (23 x 47) / 14 x 27 (37 x 74) / 24 x 25 (61 x 99)




Nenhum comentário:

Postar um comentário