sábado, 28 de setembro de 2019

Mundial de LoL: parâmetro histórico para medir expectativas sobre o desempenho do Flamengo


Assim como há 2 Splits do CBLoL, ou seja, dois circuitos do Campeonato Brasileiro de League of Legends, há duas edições de torneios mundiais de LoL a cada ano. Segue abaixo todo o desempenho dos times brasileiros nestes torneios, para que sirva de parâmetro para se ter expectativas e avaliar o desempnho da particição do time Flamengo e-Sports em sua 1ª participação num Mundial na história.

O League of Legends World Championship - Campeonato Mundial de LoL - foi disputado pela primeira vez em 2011. A primeira edição foi disputada em Jonkoping, na Suécia, e foi vencida pelo Fnatic, da Inglaterra. Em 2012, o torneio em Los Angeles foi vencido pelo Taipei Assassins, de Taiwan. Em 2013, também em Los Angeles, quem se sagrou campeão foi o SK Telecom, da Coréia do Sul.

A primeira participação brasileira aconteceu em 2014 em Seul, na Coréia do Sul, com o KaBuM! que caiu num grupo com o NaJin White, da Coréia do Sul, o Cloud 9, dos Estados Unidos, e o Alliance, da Suécia. Eram 4 grupos de 4 equipes, com as 2 primeiras avançando. Cada time jogava 2 vezes contra cada adversário. O KaBuM! perdeu 5 partidas e venceu só 1, contra o Alliance. Acabou em último no grupo. O NaJin White e o Cloud 9 caíram ambos logo nas Quartas de Final. O campeão foi o Sansung Galaxy White, da Coréia do Sul.

Em 2015, em Berlin, na Alemanha, o representante brasileiro foi o paIN Gaming, que caiu num grupo com Flash Wolves, de Taiwan, KOO Tigers, da Coréia do Sul e Counter Logic, dos Estados Unidos. O time obteve 2 vitórias, contra Flash Wolves e Counter Logic, e sofreu 4 derrotas. Os dois times que avançaram no grupo: o FlashWolves caiu nas Quartas de Final, e o KOO Tigers passou pelo KT Rolster, da Coréia do Sul, nas Quartas, e pelo Fnatic, da Inglaterra, na Semi-final, avançando para fazer a final contra o SK Telecom, também da Coréia do Sul, na qual acabou derrotado por 3 x 1.

Em 2016, em Los Angeles, o INTZ caiu num grupo com H2K Gaming, da Inglaterra, EDward Gaming, da China, e ahq, de Taiwan. Venceu só 1 jogo, contra o EDward, e sofreu 5 derrotas. O H2K Gaming caiu nas Quartas de Final, e o EDward caiu na Semi-final. O título ficou mais uma vez com o SK Telecom, da Coréia do Sul.

Após três participações nas quais o representante brasileiro sempre terminou em último no grupo, na edição de 2017, disputada em diferentes cidades da China, a competição cresceu, passando a haver uma fase de Play-in, eliminatória para a Fase de Grupos. O representante do Brasil foi o Team One, que jogou contra o Cloud 9, dos Estados Unidos, para quem sofreu 2 derrotas, e para o Dire Wolves, da Austrália, sobre quem obteve 2 vitórias e 1 derrota, avançando para o play-off eliminatório, no qual foi derrotado por 3 x 1 pelo Fenerbahce, da Turquia, não conseguindo chegar à Fase de Grupos.

Em 2018, o KaBuM! jogou a Fase Play-in contra o Cloud 9, dos Estados Unidos, para quem perdeu 2 vezes, e contra o Detonation, do Japão, contra quem teve 1 vitória e 1 derrota. Em último, não chegou nem ao Play-off Eliminatório que definir as últimas vagas das fase de grupos.

Com este desempenho brasileiro bastante ruim, o Flamengo chega para disputar a edição de 2019, na qual vai enfrentar a Damwon Gaming, da Coréia do Sul, e Royal Youth, da Turquia. Os dois com melhor desempenho avançam à Eliminatória que dará vaga na Fase de Grupos. Para o time Flamengo e-Sports, se chegar à Fase de Grupos já é um excelente resultado dado o retrospecto histórico brasileiro.


O desempenho brasileiro no Mid-Season Invitation, o "outro Circuito" a nível Mundial, também não traz um bom histórico dos times do Brasil.

A primeira edição foi em 2015, em Tallahassee, nos Estados Unidos. Não houve representante do Brasil, e o título ficou com o SK Telecom, da Coréia do Sul. Em 2016, na China, também sem representantes brasileiros, o campeão foi o Royal Never Give Up, da China.

Em 2017 o torneio teve sede dividida entre São Paulo e Rio de Janeiro, e pela primeira vez uma equipe nacional participou desta competição. O Red Canids disputou a fase de Play-In num grupo que tinha o SuperMassive, da Turquia, o Dire Wolves, da Austrália, e o Rampage, do Japão. O Red Canids venceu duas vezes ao Rampage, a obteve 1 vitória e 1 derrota nos duelos contra o Dire Wolves e o SuperMassive. Só uma equipe avançava à Eliminatória para a Fase Final, um Hexagonal, e quem venceu o grupo foi o turco SuperMassive, que caiu nas fases Eliminatórias e ficou fora da Fase Final. O campeão foi o SK Telecom, da Coréia do Sul.

Em 2018, o KaBuM! fez campanha similar ao Red Canids do ano anterior. Terminou em 2º no grupo da Fase Play-In vencendo 2 vezes ao Pentagram, do Japão, e tendo 1 vitória e 1 derrota contra o Dire Wolves, da Austrália, e contra o SuperMassive, da Turquia, que terminou em 1º no grupo, mas caiu na Eliminatórias e não chegou à Fase Final. O campeão foi o Royal Never Give Up, da China.

Em 2019, o INTZ fez a pior campanha brasileira na competição, ficando em último de seu grupo na Fase Play-In, perdendo 2 vezes para o Vega Squadron, da Rússia, e para o Detonation FocusMe, do Japão, e obtendo 1 vitória e 1 derrota frente ao Mega, da Tailândia.

O histórico brasileiro nas Competições Mundiais de LoL endossam que no Campeonato Mundial de 2019, se o Flamengo e-Sports conseguir chegar à Fase de Grupos, já estará fazendo história.


Participantes do Mundial de LoL 2019


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