terça-feira, 20 de novembro de 2018

Flamengo mais uma vez, como em 2016 e 2017, mostra-se incapaz de vencer jogos decisivos!


Para quem não viu antes: Planejamento para o Flamengo no Campeonato Brasileiro 2018. É a estratégia completa, e justificada, do que o Flamengo precisa fazer para ser o Campeão Brasileiro de 2018.

Eis o mapa da mina:


Rodadas 31 a 35: o Flamengo havia voltado, no intervalo das Rodadas 26 à 30, rumo à meta traçada no Planejamento feito aqui neste blog antes do campeonato começar. Depois de ter terminado a 5ª, a 10ª e a 15ª rodada como Líder do Campeonato, ao término da 20ª, da 25ª e da 30ª rodada o time sempre esteve ora em 2º lugar ora em 3º lugar.

A péssima sequência da 21ª à 25ª rodada cobrou seu preço e os pontos perdidos neste intervalo eram suficientes para colocar o Flamengo cabeça a cabeça pela ponta nas rodadas finais. Mas com a recuperação entre a 26ª e a 30ª rodada, os confrontos diretos contra Palmeiras e São Paulo nas rodadas 31 e 32 é que definiriam até onde aquele elenco poderia chegar. O time não venceu nenhum dos dois jogos e assim selou seu destino. Os gols perdidos nos minutos finais por Lucas Paquetá (contra o Palmeiras) e Vitinho (contra o São Paulo) decidiram de vez o destino do troféu.

O Planejamento do Blog A Nação feito no início do campeonato projetava 72 pontos alcançados até a 35ª rodada. O Palmeiras, líder, chegou a ela com 71 pontos. Planejamento cravado na mosca! O Flamengo seria o líder!!



Comparação do Desempenho Acumulado até a 35ª rodada frente a outras edições por pontos corridos:

O Flamengo, com seus 66 pontos acumulados até a 35ª rodada, igualou sua melhor campanha para 35 primeiras rodadas na história desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser por pontos corridos, os mesmos 66 pontos obtido em 2016, mais do que os 63 pontos que tinha em 2008 e mais do que os 60 pontos que obteve em 2009, no ano em que se sagrou Campeão Brasileiro.



DESEMPENHO NO BRASILEIRÃO 2018:

31ª rodada
Hora de decidir o campeonato. Maracanã lotado para receber o duelo entre o líder e o vice-líder. Se vencesse, o Flamengo ficava a um ponto de distância para o Palmeiras. Jogo muito equilibrado, com os alvi-verdes paulistas do técnico Luiz Felipe Scolari provando porque detinham a liderança do campeonato. Poucas chances reais de lado a lado, mas os rubro-negros com maior posse de bola. Aos 5 minutos do 2º tempo, um contra-ataque mortal e cirúrgico, majestosamente concluído por Dudu: Palmeiras 1 x 0. Os jogadores rubro-negros pareciam incapazes de buscar o resultado. Porém, em jogada individual, o colombiano Marlos Moreno empatou aos 32 minutos, interrompendo um jejum de dois anos e meio sem marcar sequer um gol. Aos 40 minutos, nova jogada dele pela ponta e a bola encontrou Lucas Paquetá só na pequena área, de frente para o arco, mas ele isolou, a bola, a vitória e as chances de alcançar o líder. Fim de jogo: 1 x 1. O Flamengo se mantinha em 2º, quatro pontos atrás dos palmeirenses.

32ª rodada
Jogo duríssimo contra o São Paulo no Morumbi. Os sãopaulinos saíram na frente logo no começo de jogo, mas dada a saída e o colombiano Fernando Uribe empatou. No início do 2º tempo, o garoto Helinho acertou um chutaço de fora da área e colocou o São Paulo novamente a frente. O time rubro-negro não desistiu e partiu em busca do empate, obtendo-o aos 36 minutos após genial jogada de Vitinho pela pota-esquerda, a bola encontrou Rodinei na área, que estufou a rede do Morumbi. O Flamengo então cresceu no jogo. E aos 45 minutos teve chance claríssima da vitória. A bola atravessou a pequena área e encontrou Vitinho entrando sozinho, frente a frente ao goleiro e a queima-roupa. Ele poderia ter dado um toque e goleiro e zagueiro passariam a toda velocidade com seus saltos, mas ele tentou concluir de primeira e isolou, a bola, a vitória e as chances de se manter na perseguição ao líder. No fim da rodada, o Internacional passou ao Flamengo, que caiu para o 3º lugar.

33ª rodada
Clássico contra o Botafogo no Engenhão. Péssima atuação do time rubro-negro, com os botafoguenses abrindo 2 x 0 ainda no 1º tempo, com falha clamorosa do goleiro César no segundo tento. No início do 2º tempo, Vitinho, de cabeça descontou. E na sequencia o próprio Vitinho cobrou uma falta que tinha destino certo, a bola resvalou na barreira e acertou o travessão. Além disto, o time rubro-negro mais nada fez, e foi justamente derrotado. A diferença para o líder era agora de 7 pontos.

34ª rodada
Maracanã cheio para o duelo contra o Santos. O time rubro-negro não jogou bem, mas venceu com um magro 1 x 0, com gol de Henrique Dourado no 2º tempo após bela assistência do colombiano Orlando Berrío. No último minuto, pênalti para o Santos: Gabriel Barbosa cobrou e César defendeu, garantindo a vitória rubro-negra. A distância para o líder se mantinha em 7 pontos. Com a vitória, o Flamengo estava matematicamente classificado para a Copa Libertadores de 2019, com quatro rodadas de antecedência para o fim do torneio. Nunca em sua história, a classificação à Libertadores foi obtida com tanta antecedência.

35ª rodada
Duelo contra o Sport em Recife. O adversário, pressionado, lutava contra o rebaixamento. O time rubro-negro mais uma vez não teve uma grande atuação, mas, cirúrgico, venceu, e com muita raça, com um a menos, após Lucas Paquetá ser expulso no primeiro terço do 2º tempo. O colombiano Berrío acertou uma cabeçada na trave, quase abrindo o placar. Mas quem balançou as redes também usando a cabeça foi Willian Arão. Suada e importante vitória por 1 x 0 numa rodada em que o Palmeiras empatou contra o já rebaixado Paraná Clube, em Curitiba, e o Internacional perdeu para o Botafogo no Engenhão. O líder Palmeiras tinha 71 pontos, seguido pelo Flamengo com 66 e o Internacional com 65. Grêmio e São Paulo tinham 62, fechando a briga pelas quatro vagas que levariam diretamente à Fase de Grupos da Libertadores 2019.

A distância do Flamengo para o líder era de 5 pontos! Se as bolas de Paquetá e Vitinho contra Palmeiras e São Paulo tivessem entrado, o Flamengo teria 4 pontos a mais e o Palmeiras teria 1 a menos, e ambos dividiriam a liderança com 70. Se o Flamengo não houvesse tropeçado diante de América Mineiro (sofreu o empate nos minutos finais) e Ceará (perdeu no Maracanã), também teria 5 pontos a mais, e ambos dividiriam a liderança com 71 pontos, e se o Flamengo não tivesse perdido pontos para os rivais Vasco (empate) e Botafogo (derrota), dois adversários em crise e lutando contra o rebaixamento, também teria 5 pontos a mais. Houve vário caminhos que colocariam o Flamengo na reta final cabeça a cabeça na luta por ser Campeão Brasileiro. Mas a verdade é que o time do Flamengo não estava jogando um futebol digno de Campeão Brasileiro!
 

Um comentário:

  1. Olá Marcel, gostaria de ter um contato com você, estou fazendo uma reportagem sobre o Basquete Cearense e você me ajudaria muito na minha pauta. Tem como entrar em contato comigo? WhatsApp: (17) 991640902 e-mail: leduardo183@gmail.com

    ResponderExcluir